sábado, 2 de novembro de 2019

 
 
 
Ana Cañas lança clipe pela despadronização dos corpos, pelabeleza rea


 
 A cantora e compositora Ana Cañas lança mais um clipe do disco TODXS (que está indicado ao GRAMMY Latino 2019 na categoria Melhor Álbum POP Contemporâneo), da música "Tão Sua".

O clipe reúne 13 mulheres que possuem belezas não padronizadas, colocando em pauta a sensualidade / sexualidade de corpos preteridos e do movimento Body Positive (ou "Corpo Livre" no Brasil)
.


Mulheres negras e gordas, gordas maiores, trans, mulheres com vitiligo, com paralisia corporal, uma mulher grávida, uma mulher com queimaduras pelo corpo (que tentou defender a mãe de um feminicídio), entre outras.

Histórias fortes de mulheres reais que juntas buscam desconstruir a idéia de que beleza possui um padrão.

O clipe foi dirigido por Mayara Efe, de 26 anos - mulher negra, gorda, LGBT e militante do body positive. "'Tão Sua' é sobre o feminino, sobre a descoberta da sensualidade em corpos femininos diversos, sobre se curtir e estar confortável no seu próprio corpo. Dirigir esse clipe foi sobretudo entrar em contato com a união de mulheres. A equipe foi composta por uma equipe 90% feminina e tivemos a participação de mais de 10 mulheres no casting. Cada uma foi essencial para a construção do trabalho final. Houve muita troca e sentimento em tudo. Estou ansiosa para que todos vejam."

Ana Cañas completa: "Um dos alicerces mais opressores da cultura patriarcal é o controle dos corpos e isso se estende da sexualidade feminina - sempre um tabu, à idéia de que "beleza" deve possuir um padrão. Isso contribui para que mulheres odeiem seus corpos, rejeitando suas marcas e idiossincrasias, constitutivas da personalidade e subjetividade inerentes à história de cada uma e de sua humanidade. Optei também por não participar do clipe - como mulher branca e magra (e privilegiada), fiquei muito feliz de acompanhar todas as gravações e observar atentamente como cada uma delas, as protagonistas, se relaciona com seu corpo e sensualidade. Foi muito transformador e tenho certeza que será para todxs que assistirem o clipe."

"Tão Sua" possui direção, fotografia, direção de arte, produção, figurinos, maquiagem, preparação de elenco, edição, cor, finalização e still feitas por mulheres e também contou com estúdio e cenografia da Quilombo Produções, constituída apenas por pessoas negras.


Clipe TÃO SUA (Ana Cañas)
Crédito
s:
Elenco
Bia Gremion
Genize Ribeiro
Marina Dias
Águida Aguiar
Bruna Sanches
Gabriela Augusta
Thainá Gustavo
Ryca Lee
Amanda Souza
Érika Nigro
Carox Gonçalves
Manddy Carvalho
Teresinha Pereira

Direção Geral: Mayara Efe
Assistente de Direção: Bruna Palma
Diretora de Produção: Adriana de Lima
Assistente de Produção: Mariana Lopes
Diretora de Fotografia: Maria Spector
Assistente de Fotografia: Layla Lima
Câmera 2: Ariela Bueno
Montagem: Mayara Efe e Pryscila Colasso
Direção de Arte: Juily Manghirmalani
Assistente de Arte: Lara Ieda
Maquiagem: Lais Miuki e Raquel Pfutzenreuter
Preparadora de Elenco: Isis Arrais Padilha
Figurino: Gabriela Proença
Cenografia: César Lopes
Contra Regra: Sérgio Lopes e Denis Aparecido
Elétrica: Cadú
Locação: Quilombo Produções
Produtora: Ira Filmes
Still: Ariela Bueno

Agradecimentos:
Quilombo Cenografia
Giriluz + Base 1
Brechó B LUXO


Distribuição digital:
Ditto Music

Nenhum comentário: