Avaliação empresarial pela primeira vez "Made in Brazil"
Consultor Fernando Cabral escreve guia de como avaliar empresas no Brasil pautado nas particularidades do mercado nacional
Ao avaliar a primeira empresa de sua carreira, em 2005, Fernando teve a impressão de que “havia uma abismo entre o mundo teórico e prático”. Na época, encontrou apenas literatura voltada para o mercado norte-americano. Fato que, segundo ele, pouco mudou com o passar dos anos.
“Infelizmente, pouco ou nada mudou até hoje. Os livros continuam sendo ‘tropicalizados’ (...) Em suma, as informações e soluções propostas nas obras para avaliar empresas não evoluíram de forma a atender às necessidades de um avaliador.” Avaliação de empresas – prefácio.
Para o autor, ao se basearem apenas em obras estrangeiras os avaliadores deixam de assumir problemas peculiares do Brasil, tais como: instabilidade econômica, mudanças de ordem tributária e crises políticas, além de outras particularidades empresariais típicas da cultura brasileira. “A ideia de fazer a obra, portanto, é fruto das minhas dificuldades e da minha paixão pelo assunto. (...) parte significativa dessa operação não está nos valores, mas na relação humana”, admite.
A obra é dividida em três partes. Na primeira, Fernando apresenta as metodologias de Avaliação de Empresas (Valuation) e suas armadilhas. Na segunda, de forma didática, explica como ocorrem as etapas do processo de compra e venda de empresas. Na terceira, o leitor é apresentado aos caminhos alternativos mais utilizados em Fusões e Aquisições (F&A) e à realidade do mercado nacional. Um dos destaques da obra é a descrição detalhada de uma avaliação na prática, com o uso do software de análise de risco chamado @RISK.
Fernando assume um grande desafio na tentativa de desmistificar a complexa teoria de valuation e como ela ocorre na prática. A obra se propõe a responder questões pontuais como: por que o valuation das empresas estão superavaliados? Quais são as armadilhas e os cuidados que deve ter? Mudanças de regime tributário fazem diferença no valor do negócio? Como proceder com o caixa da empresa e faturamento?
Ou seja, de maneira direta, o autor revela o que acontece no mundo da avaliação de empresas sem censura. E chega a uma conclusão: não importa de que lado você está, comprador ou vendedor, os desafios vão além do fair value (valor justo). É preciso ter conhecimento e habilidade para fechar o melhor negócio.
A obra, inclusive, chamou a atenção de vários especialistas renomados do mercados de valuation no Brasil:
“Uma obra moderna e importante para o estudo de Valuation no Brasil. Privilegia a prática, porém sem perder o fundamento conceitual necessário. O livro é resultado do fascínio e curiosidade do autor em entender como se faz valuation na prática. Destaque da obra ainda são os cases de empresas brasileiras introduzidos ao longo dos capítulos.” - ALEXANDRE ASSAF NETO, Doutor e Mestre em Administração - Professor Emérito da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto – FEARP
“Talvez o mais importante avanço no conhecimento não deva ser uma ciência dura, mas sim uma disciplina que ajude a administração dos valores — públicos e privados — com ênfase na avaliação empírica. É disso que trata este excepcional livro.” DELFIM NETTO, ex-ministro da Fazenda – Professor emérito da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP)
Ficha Técnica:Título: Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value
Autor: Fernando Cabral
ISBN: 978-65-80430-32-1
Editora: Lura Editorial
Páginas: 320
Formato: 17x24cm
Preço: R$ 130,00
Link de venda: http://bit.ly/ avaliacaofc
Autor: Fernando Cabral
ISBN: 978-65-80430-32-1
Editora: Lura Editorial
Páginas: 320
Formato: 17x24cm
Preço: R$ 130,00
Link de venda: http://bit.ly/
Sinopse: Avaliação de Empresas (Valuation) é um tema muito explorado em Finanças. Todavia, o que poucas pessoas sabem é que não se trata de uma ciência exata. Normalmente, quando se pensa no valor de uma empresa, estima-se como algo preciso e inquestionável. Não só é questionável, como também é extremamente amplo o intervalo de valor de empresas no Brasil. Questões de toda ordem contribuem para essa ocorrência em nosso país. Fatores exógenos como mudanças de ordem tributária, instabilidade econômica e fatores políticos são apenas alguns exemplos. Esta obra tem como desafio convergir a teoria complexa de valuation em prática, abrindo caminho para discussões mais profundas sobre a realidade em Fusões e Aquisições. De maneira direta e peculiar, o autor revela o que acontece no mundo de Fusões e Aquisições sem entrelinhas nem censuras. Não importa de que lado você está, comprador ou vendedor, os desafios vão além do Fair Value. É preciso ter conhecimento e habilidade para fechar o melhor negócio. Não basta ter o “melhor valuation”.
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