No dia 9 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Sobremesa. Elas costumam ser doces, vistosas e deliciosas, e para muita gente, são a melhor parte de uma refeição. E para celebrar essa data, gostaríamos de compartilhar com você 3 receitas do livro Confeitaria Escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim, publicado pela Editora Senac São Paulo.
Escrito pela divertida e irreverente Raiza Costa, videomaker, diretora de arte e chef de confeitaria, a obra contém tanto receitas exclusivas como as de maior sucesso da chef, sempre acompanhadas de importantes dicas que fazem a diferença, combinando técnica e arte na mesma página.
Abaixo, compartilho as receitas, acha que vale a publicação?
Bolo Red Velvet Natural
Bolo
1 ½ xícara de farinha não branqueada
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de Cacau
¾ xícara suco de beterraba fresca (aproximadamente 6 beterrabas. Quanto mais frescas forem as beterrabas, mais vibrantes serão suas cores, devido à maior quantidade de betanina. Faça um teste: corte um pedaço, se ela manchar sua mão de vermelho escuro, é porque ela está fresquinha).
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de suco de limão
7 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
½ xícara de buttermilk
|
Recheio
½ xícara cream cheese
½ xícara de Chèvre (queijo de cabra ou a mesma quantidade de creem cheese)
5 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para decorar – frutas vermelhas a gosto
|
Modo de Preparo
| |
Bolo
1. Preaqueça o forno em 180ºC e unte com manteiga e farinha duas formas redondas de 12 cm, ou uma de 20 cm.
2. Em uma vasilha, adicione farinha, o sal, o fermento e o cacau em pó. Reserve.
3. Em uma panela, adicione o suco de beterraba e reduza, em fogo baixo, até restar apenas ¾ de xícara. Não deixe o suco ferver, ou ele vai perder a intensidade da cor.
4. Deixe esfriar e adicione o vinagre e o suco de limão. Reserve.
5. Em uma vasilha bata a manteiga e o açúcar com um fouet, até ficarem fofos e pálidos. Adicione os ovos (um de cada vez)
6. Adicione o extrato de baunilha e o buttermilk. Bata até tudo ser incorporado.
7. Adicione esta mistura aos ingredientes secos e mexa delicadamente.
8. Adicione o suco de beterraba por último e mesa para incorporar. A cor já estará um bordô apaixonante.
9. Despeje a massa nas formas e asse por aproximadamente 35 minutos, ou até que um palito saia parcialmente limpo do meio do bolo. Essa massa é superúmida e o palitinho pode conter algumas migalhas.
| |
Recheio
1. Em uma batedeira, adicione todos os ingredientes do recheio e bata por 5 minutos para que a mistura fique bem fofa
| |
Montagem
1. Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio na horizontal, usando uma faca de serra. Espalhe o recheio e empilhe outra fatia de bolo em cima. Repita o processo caso tenha assado dois bolos.
2. Decore o topo com frutas vermelhas e sirva em temperatura ambiente. Raiza gosta de colocar o recheio em um saco de confeitar e fazer um círculo em volta do topo do bolo antes de decorar com frutas, assim você cria uma barreira e as frutinhas não caem.
|
Uma Excelência De Pudim
Caramelo
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1/3 xícara de água
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de raspas de laranja sem a parte branca para não amargar
|
Pudim
1 ½ xícara de leite integral
1 ½ Creme de leite fresco
1 1/3 xícara de açúcar
1 fava de baunilha ou 5ml de extrato de baunilha
4 ovos
3 gemas
|
Tuiles
2 claras
6 colheres de sopa açúcar de confeiteiro
3 ½ de colheres de sopa de mateiga
3 colheres de sopa de mel
6 ½ colheres de sopa de farinha
|
Caramelo
1. Em uma panela, coloque o açúcar e a água. É mais seguro cozinhar o açúcar com a água em vez de derretê-lo a seco porque assim ele carameliza mais lentamente e de maneira mais uniforme sem chance de queimar ou deixar gruminhos
2. Assim que o líquido começar a borbulhar, adicione a manteiga. Misture para que ela derreta e não mexa mais a mistura até o caramelo atingir a cor dourada escura.
3. Adicione as raspas de laranja e o sal, e cubra o fundo e a lateral de forma com uma camada de caramelo ainda quente, para espalhar melhor. Reserve
| ||
Pudim
1. Preaqueça o forno a 160ºC.
2. Em uma panela, adicione o leite, o creme de leite fresco e a fava de baunilha com as sementes. Se for usar o extrato adicione apenas depois de o leite aquecer, pro sabor não evaporar.
3. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque a tampa na panela. Deixe a infusão acontecer.
4. Enquanto isso, em uma vasilha, bata os ovos com as gemas e o açúcar até a mistura ficar mais clara.
5. Vá adicionando o leite quente na mistura de ovos lentamente, mexendo sempre para temperar os ovos e elevar sua temperatura gradualmente.
6. Despeje o creme do pudim na assadeira caramelizada e cubra-a com papel -alumínio.
7. Asse em banho maria por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e asse por mais 25 minutos ou só até a superfície ficar mais durinha. Se o pudim inchar e o topo ficar inchado, é sinal de que ele foi assado demais e sua textura cremosa já está comprometida.
8. Retire o pudim do forno e deixe esfriar completamente, por no mínimo 4 horas, para não quebrar no momento de desenformar. Se precisar guarda-lo por mais tempo na geladeira, ele dura até uma semana coberto com filme plástico. Antes de servi-lo, aqueça a forma em fogo baixo na boca do fogão e vire o pudim em um prato que caiba ele todinho e a piscina de caramelo que vai se formar no fundo
| ||
Tuiles
1. Selecione sua maior forma retangular e corte um acetato do mesmo tamanho. Faça círculos em sua superfície e reserve esse estêncil.
2. Preaqueça o forno a 160ºC
3. Em uma vasilha pequena, misture as claras e o açúcar de confeiteiro com um garfo.
4. Adicione a manteiga, o mel e a farinha e misture até ficar homogêneo.
5. Cubra a forma com papel-manteiga ou tapete de silicone e coloque o estêncil com os círculos cortados em cima.
6. Com uma espátula, espalhe uma fina camada de massa sobre a superfície toda do estêncil e levante-oformando assim círculos perfeitos de massa.
7. Asse por 7 minutos ou até as bordas ficarem douradas.
8. Retire do forno e, com a ajuda de uma espátula, levante um por vez, com cuidado, e molde em formato de canudinhos. Quando ainda quente, as tuiles são completamente maleáveis.
9. Decore o topo do pudim para dar crocância.
|
Cheesecake com Frutas Confitadas
Crosta de Biscoitos
2 ¾ biscoito Graham, Cracker ou de maisena
6 colheres de sopa de manteiga derretida
|
Cheesecake
4 ½ Cream Cheese
1 ½ Açúcar
1 colher de sopa de suco de limão-siciliano
½ colher de chá de sal
4 ovos
1 xícara sour cream ou iogurte natural
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
|
Frutas Cítricas Confitadas
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de água
16 fatias de frutas cítricas variadas
|
Crosta de biscoito
1. Em um processador de alimentos ou no liquidificador, bata os biscoitos até eles virarem farofa e misture com a manteiga derretida. Pressione a massa na palma das mãos para se certificar de que a sua forma dica intacta. Se ficar, está pronta; se não, adicione mais uma colher de sopa de manteiga derretida.
2. Espalhe a farofa no fundo de uma forma de aro removível de 22 cm, forrada com papel-manteiga, e pressione.
3. Asse em forno a 180ºC por 7 minutos, para secar parcialmente a crosta. Reserve.
| ||
Cheesecake
1. Na vasilha da batedeira, bata o cream cheese em temperatura ambiente atpe ficar um creme macio.
2. Adicione o açúcar lentamente e, em seguida, o suco de limão, o sal, os ovos e o sour cream (ou iogurte natural), e bata até a mistura ficar incorporada.
3. Desligue a batedeira e adicione as raspas de limão. Mexa com uma espátula para misturar.
4. Forre com papel-alumínio a parte de fora da forma com a crosta de biscoitos, para impedir que a água penetre durante o banho-maria, e despeje a massa de cheesecake sobre a crosta.
5. Coloque essa forma dentro de outra com água. A altura da água deve cobrir, no mínimo, a metade da altura da forma de cheesecake.
6. Asse em banho maria a 160ºC por 45 minutos, ou até a massa estar firme ao toque, como um pudim; mas ainda sem rachaduras.
7. Retire do forno e do banho-maria e deixe o cheesecake esfriar por 1 hora, em temperatura ambiente. Em seguida, leve para a geladeira por no mínimo 4 horas antes de desenformar.
| ||
Frutas cítricas confitadas
1. Corte as frutas cítricas de sua preferência em fatias de 4mm de espessura. Você vai precisar de 16 fatias, no total, para cobrir o cheesecake. Raiza usa laranja, tangerina, toranja, limão tahiti, limão-siciliano, limão rosa, laranja sangrenta e laranjinha kinkan (teoricamente ela não é uma fruta cítrica, mas se parece com uma laranja, então entra na brincadeira).
2. Em uma panela, adicione o açúcar e a água, e cozinhe em fogo alto até a calda ferver e o açúcar dissolver.
3. Diminua o fogo e, sem deixar ferverm adicione as frutas cítricas fatiadas. Certifique-se de que todas as fatias estejam cobertas com a calda.
4. Faça uma tampa de papel, cortando um círculo de papel-manteiga no diâmetro da panela, e fazendo um furinho no meio para o vapor escapar. Cubra a calda com a tampa, encostando o papel em cima do líquido. É importante a tampa encostar na superfície da calda para não pingar vapor na mistura.
5. Cozinhe em fogo baixo por 2 horas, sem deixar a calda ferver, até as frutas ficarem transparentes, mas sem desmanchar a casca.
6. Com uma pinça, retire as fatias confitadas da calda e deixe que sequem sobre uma grade ou em um tapetinho de silicone por 3 horas.
| ||
Montagem
1. Desenforme o cheesecake gelado sobre o prato que você irá servi-lo e cubra com as fatias de frutas cítricas confitadas.
|
As receitas e imagens anexas foram retiradas do livro Confeitaria Escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim, da Editora Senac São Paulo.
Sobre o livro Confeitaria Escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim
Raiza Costa reúne no livro receitas exclusivas e também as de maior sucesso, sempre acompanhadas de importantes dicas que fazem a diferença. Nele, são ensinadas técnicas de confeitaria avançadas para seu séquito de fãs (e também para os fãs da confeitaria), de um jeito simples e divertido. Publicação da Editora Senac São Paulo, Confeitaria Escalafobética: sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim é uma "deliciosidade" em todos os sentidos. Das receitas, que refletem um grande respeito pelas técnicas tradicionais francesas, ao projeto gráfico primoroso, com fotos criativas que ilustram todas as sobremesas e doces, tudo foi pensado para retratar, o mais fielmente possível, não só a trajetória de uma profissional, mas também a essência de uma personalidade intensa e descontraída.
Sobre Raiza Costa
Apaixonada pela confeitaria e suas técnicas verdadeiras, obcecada pelas mídias e, acima de tudo, glutona, Raiza Costa criou o Dulce Delight em 2010, o primeiro canal on-line dedicado à confeitaria, antes mesmo de ser formada pelo French Culinary Institute de Nova York. Sua direção de arte, irreverência e humor renderam milhares de visualizações para o canal, que se tornou referência e se estendeu para o programa Rainha da Cocada. Com um pé no vintage e outro na inovação, e sempre com seu cãozinho Lancelote por perto, Raiza mistura tecnologia e funcionalidade com elementos decorativos que muitas vezes lembram a casa aconchegante de uma avó querida, mas sem perder a sua espontaneidade nem os códigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário