segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Saúde a Toda Prova.


Profissionais da saúde se reúnem para discutir avanços e tendências na Medicina do Esporte.

Congresso Brasileiro e Sul-Americano será realizado entre os dias 28 e 31 deste mês em Foz do Iguaçu

O maior evento da América Latina em 2019 na área da Medicina do Exercício e do Esporte será realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 28, 29, 30 e 31 deste mês, no Bourbon Cataratas Resort & Convention. Cerca de 1.200 profissionais estarão reunidos em mais de 60 palestras e 70 mesas redondas com enfoque na saúde e no esporte. 



A programação científica reunirá mais de 200 palestrantes mundialmente renomados como Dr. Eduardo De Rose (RS), Dr. José Kawazoe Lazzoli (RJ), Dr. Daniel Kopiler (RJ), Dr. Ivan Pacheco (RS), Dr. Fernando Carmelo Torres (SP), Dr. Lúcio Sérgio Ernlund (PR), Dr. Edilson Thiele (PR), Dr. Mauricio Serrato (Colômbia), Dr. Daniel Zarrillo (Uruguai), Dr. José Nebot (Espanha) e Dr. Roberto Nahon Marinho (RJ).

Inscrições
.

Mais informações sobre o evento, inscrições e programação científica podem ser acessadas através do site congressomedicinadoesporte.com.br



VITA Batel renova certificação internacional em cirurgia bariátrica.

Hospital foi o primeiro do Paraná a obter o reconhecimento
O Hospital VITA, localizado no Batel, recebeu a renovação da certificação de qualidade em cirurgia bariátrica conferida pela Surgical Review Corporation (SRC), que é a mais importante empresa ligada a certificações de qualidade em cirurgia bariátrica do mundo. A chancela confirma que o Hospital segue todo protocolo necessário para obter a certificação e está dentro das normas de qualidade e segurança assistencial para os pacientes que necessitem destes procedimentos, explica Dr. Gustavo Justo Schulz, cirurgião do aparelho digestivo e superintendente médico do Hospital VITA Batel.


O VITA obteve o reconhecimento em 2013, e desde então recebe visitas dos representantes da SRC que verificam se todos os pré-requisitos para uma cirurgia segura e de qualidade são seguidos de acordo com o que é recomendado internacionalmente na parte médica e assistencial. Isso envolve também uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e de apoio.
“O reconhecimento torna o VITA Batel uma referência em tratamento cirúrgico da obesidade não somente no Brasil, mas no mundo e demonstra a importância que o Hospital dá ao quesito qualidade”, destaca Dr. Gustavo.
Bariátrica no Brasil
O Brasil é o segundo país do mundo em número de obesos mórbidos e cirurgias da obesidade (bariátricas), perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com o médico, Curitiba está entre as capitais com maior número de obesos mórbidos, que podem ser tratados também com cirurgia, a qual pode levar a remissão o Diabetes tipo2.
Atualmente são realizadas três técnicas de procedimentos bariátricos: restritivas, aquelas que reduzem a capacidade do estômago, isto é, fazem o paciente comer menos, sem mexer no intestino, chamada de sleeve gástrico; disabsortivas, que realizam um desvio do intestino; e mistas que combinam a restrição, ou seja, a redução da capacidade gástrica com o desvio do intestino, denominada de bypass gástrico ou cirurgia de Capella, que ainda é a mais executada no Brasil, na qual o estômago fica com uma capacidade em torno de 50 ml e ocorre um desvio do intestino delgado em torno de 1,5 a 2 metros.
Além disso, existe a cirurgia metabólica, que é realizada no Brasil desde 2017, e passou a ser indicada como opção no tratamento  de diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem IMC entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. O procedimento tem o objetivo específico de tratar e controlar síndromes metabólicas, que têm como principal característica a resistência insulínica. 
Surgical Review Corporation (SRC) - Fundada em 2003, é uma organização independente de cuidados com a saúde e administradora líder do centro de excelência (COE), programas de especialidades cirúrgicas. Os programas da organização estão focados em melhorar a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente e reduzir os custos totais associados a um tratamento bem-sucedido

Nenhum comentário: