‘O Órfão’, de Carolina Markowickz, vence Prêmio da Academia Brasileira de Cinema
PRODUZIDO PELA YOURMAMA, O FILME RECEBEU O PRÊMIO NA CATEGORIA MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
|
“O Órfão”, escrito e dirigido por Carolina Markowickz e produzido por Mayra Faour Auad e Mario Peixoto, da YOURMAMA, recebeu nesta quarta-feira, 14 de agosto, o prêmio de Melhor Curta-Metragem Ficção no 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a mais importante premiação do cinema nacional, cuja cerimônia aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo.
O filme coleciona indicações e premiações em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Cannes, onde foi premiado com a Queer Palm; o Festival Biarritz América Latina; e o Festival Internacional Queer de Lisboa.
Inspirada em uma história real, a produção narra a trama de Jonathas, adotado e depois devolvido por causa do seu “jeito diferente”. Protagonizado por Kauan Alvarenga, “O Órfão” tem também no elenco Clarisse Abujamra, Georgina Castro, Ivo Müller e Julia Costa.
Carolina codirigiu o curta-metragem “69-Praça da Luz”, vencedor do Festival do Rio de 2008. “Edifício Tatuapé Mahal”, outro curta da diretora, teve sua estreia no Festival Internacional de Toronto, no Canadá, em 2014, assim como “Namoro à Distância” – que, além de Toronto, fez parte da seleção oficial do SXSW
Curitiba
Adolescentes resgatam memórias afetivas e origem em Oficina de Fotografia
Oficina integra projeto Caçadores de Memória de Lex Kozlik e a exposição
“Imagem, Memória e Infância” que está no MIS-PR até 13 de outubro.
O fotógrafo e publicitário Lex Kozlik realiza Oficina de Fotografia e Memória com alunos da Escola Estadual Djalma Johnsson no Museu da Imagem e do Som Paraná – MIS-PR, em Curitiba, nos dias 14 e 16 de agosto. A oficina integra o projeto do fotógrafo intitulado Caçadores de Memórias (www.cacadoresdememorias.com. br), um convite para que o participante revisite suas fotografias antigas e acesse as imagens e memórias que moram dentro dele mesmo. Lex é um dos expositores da mostra fotográfica “Imagem, Memória e Infância” que acontece no MIS-PR até 13 de outubro.
A Oficina de Fotografia e Memória fez sucesso entre os cerca de 30 alunos da Escola Estadual Djalma Johnsson. "Poder rever memórias, ainda mais em fotografias que eu lembro, foi incrível! A vida passa muito rápido e a gente tem que aproveitar cada momento. É muito bom poder fotografar, pois com a fotografia você deixa a memória mais viva ainda", diz a aluna
Natalie Zinco Menegassi, 12 anos.
Para o aluno Daniel de Oliveira Hortig, 12 anos, a oficina fez voltar ao passado. "Eu gostei muito de participar desta oficina, pois me fez lembrar de várias coisas que eu já tinha esquecido ou não sabia também. Conversei bastante com meus pais e aí eles foram me contando coisas que eu nem imaginava. Aprendi coisas sobre mim e sobre a minha família", afirma Daniel. Já para o aluno Moyses Nunes Lamonica, 12 anos, a experiência na Oficina Caçadores de Memórias foi muito interessante. “Estou levando muito conhecimento desta oficina e interesse por descobrir mais sobre o passado", reconhece Moyses.
Programação:
Exposição "Imagem, Memória e Infância" - aberta ao público até o dia 13 de outubro de 2019, no Museu da Imagem e do Som do Paraná Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro, Curitiba/PR
Palestra gratuita sobre o processo criativo do fotógrafo Lex Kozlik e o projeto Caçadores de Memórias - 28 de agosto de 2019, quarta-feira, das 15 às 17h.
Oficina gratuita Caçadores de Memórias, com Lex Kozlik - 9 de outubro, quarta-feira, das 14 às 17h.
Visita guiada pela exposição e atividades práticas com os participantes que abrirão seus álbuns de família e caixas de memórias pessoais.
Tanto a oficina quanto a palestra são gratuitas, mas os interessados devem se inscrever previamente. Para se inscrever na Oficina ou palestra, mande seu nome completo, idade e um parágrafo falando sobre você e seus interesses para o email: educativomis@seec.pr. gov.br
Fotógrafo Lex Kozlik - Exposição Imagem, Memória e Infância
Nenhum comentário:
Postar um comentário