segunda-feira, 8 de julho de 2019

5 dicas de filmes para despertar o interesse dos jovens em programação e tecnologia
Férias escolares podem ser uma ótima oportunidade de conhecer produções que abordam o assunto 
Inteligência artificial e robôs deixaram de fazer parte apenas dos grandes clássicos de ficção científica e passaram a integrar o dia a dia das pessoas e das empresas. Se em 1968, o lançamento do longa 2001: Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick parecia abordar temas completamente alheios à capacidade tecnológica da época, hoje a sociedade utiliza esses recursos de modo cada vez mais próximo e acessível. 


Por isso, estimular o conhecimento de tecnologia desde cedo ajuda os estudantes no aprimoramento de competências fundamentais para o mercado de trabalho. Nas aulas de Pensamento Computacional, ofertadas pela editora Mind Makers, por exemplo, criatividade, liderança, interação e gerenciamento de recursos são habilidades desenvolvidas com a disciplina que foca em programação, elaboração de projetos e gamificação. 
Quando se trata de programação e tecnologia, um dos caminhos para despertar o interesse dos jovens é por meio de filmes. Com o mês de julho e as férias escolares se aproximando, os estudantes podem aproveitar o momento para entender e se interessar por assuntos relacionados ao tema. Confira 5 longas-metragens que tratam a temática:
Jogador Nº1 (2018)
O longa dirigido por Steven Spielberg é baseado no livro de mesmo nome do escritor Ernest Cline. A história se passa no ano de 2044 e tem como protagonista Wade Watts (Tye Sheridan), jogador assíduo do jogo OASIS, game de realidade virtual. Temas como trabalho em equipe, estratégia e tecnologia norteiam a narrativa que pode ser um grande atrativo para quem se interessa por videogames e programação. 
Estrelas Além do Tempo (2017) 
Em Estrelas Além do Tempo o telespectador é transportado para as salas da NASA durante a Guerra Fria. Na narrativa, a física, cientista espacial e matemática norte-americana Katherine Johnson (Taraji P. Henson) enfrenta os preconceitos e racismos presentes na empresa e na sociedade para se tornar uma das peças-chave na corrida espacial. Determinação é uma das questões centrais do longa-metragem.
Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015)
E se todos os inventores do mundo pudessem se unir em um único lugar para explorar suas ideias e criações? É com essa proposta que Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível conta a história de Casey Newton (Britt Robertson) e Frank Walker (George Clooney). O filme aborda a importância de pensarmos em tecnologia sem nos esquecermos de seu impacto no meio-ambiente e no planeta Terra.
O Jogo da Imitação (2015)
O filme vencedor do Oscar por Melhor Roteiro Adaptado reconta a história da equipe de matemáticos do governo britânico que se uniu para quebrar o código utilizado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Assuntos como decodificação, matemática e estratégia direcionam o telespectador por um universo de contas, ideias e muito raciocínio.
Operação Big Hero (2014)
Um dos aspectos trazidos na animação da Disney é a tecnologia como aliada do homem. A história apresenta personagens como os irmãos Hiro e Tadashi Hamada, jovens empenhados em desenvolver criações que impactam a sociedade de forma positiva. O filme também aborda a importância do trabalho em equipe e desperta a imaginação de quem se interessa por soluções de problemas no mundo moderno
Sobre a Mind Makers (www.mindmakers.cc)  A Mind Makers é uma editora educacional que desenvolve disciplinas inovadoras para a Educação Básica. É pioneira na implantação do Pensamento Computacional e Empreendedorismo Criativo nas escolas do Brasil, para que crianças e jovens possam desenvolver habilidades indispensáveis para o futuro mercado de trabalho

Nenhum comentário: