sexta-feira, 21 de junho de 2019


O artista David Hockney em seu estúdio de criação
 
Artista britânico David Hockney é tema de documentário inédito exibido no Curta!
Com 81 anos — prestes a completar 82 em 9 de julho — David Hockney é  considerado um dos líderes da Pop Art e um dos artistas britânicos mais influentes dos séculos XX e XXI. É também um dos artistas mais valiosos do mundo. Sua obra “Retrato de um Artista (Piscina com Duas Figuras)”, vendida em 2018 por US$ 90,3 milhões, detinha, até maio deste ano, o recorde de obra mais cara de um artista vivo (foi desbancada por uma escultura de Jeff Koons, vendida por US$ 91 milhões). Sua vida e obra estão no documentário “David Hockney — Tempo Recuperado”, exibido com exclusividade no Curta! e pela primeira vez no país.
Através de imagens, anedotas e detalhada análise pictórica, o filme destaca como o renomado pintor — que também é cenógrafo e fotógrafo — desafia classificações e permanece misterioso de muitas maneiras: um artista intenso, profundo e infinitamente apaixonado. Hockney é conhecido pelas fortes cores de suas telas e por sua intensa relação com a vida, com o glamour e com o sexo. O longa, dirigido por Michael Trabitzsch,  é uma produção da Prounen Film. A estreia é na Terça das Artes, 25/06, às 21h50.


 
Documentário “Som, sol e surf” relembra lendário festival de música de Saquarema
 
Em 1976, uma multidão de jovens se reuniu durante três dias em Saquarema, cidade do litoral fluminense, para o festival de rock “Som, sol e surf”, que foi realizado em paralelo a um campeonato de surf na praia de Itaúna. As histórias desse Woodstock à brasileira são contadas no documentário que leva o nome da festa, exibido exclusivamente pelo Canal Curta!. 
São imagens raras de shows antológicos, como os de Rita Lee, Raul Seixas e Ângela Ro Ro, que contracenam com o contexto cultural da juventude da época; tudo isso em meio a uma paisagem deslumbrante e à revolução comportamental que se dava em meio à ditadura militar. Entre os depoentes, Flávio do Espírito Santo, idealizador do festival, e Nelson Motta, jornalista e produtor que aceitou o desafio de organizá-lo. O filme tem direção de Helio Pitanga e produção da BossaPro. Exibição na Segunda da Música, 24/06, às 21h45.
 
Segunda da Música – 24/6
21h45 – "Som, Sol e Surf” (Documentário)
Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de Itaúna, em Saquarema. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, Ângela Ro Ro (sua primeira apresentação) e Raul Seixas, entre outros. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e de surf. Diretor: Helio Pitanga. Duração: 80min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de junho, terça-feira, às 01h45 e às 15h45; 26 de junho, quarta-feira, às 09h45; 29 de junho, sábado, às 22h20; 30 de junho, domingo, às 13h25

Nenhum comentário: