Escolha do terreno: dicas para acertar na hora de construir
News da Hora |
Na hora de construir uma casa muitos fatores devem ser levados em consideração, afinal, evitar retrabalhos e manter a segurança da família deve ser prioridade. Além do projeto arquitetônico, materiais e mão de obra, um dos pontos que têm grande relevância nesse processo é a escolha do terreno. Etapa primordial para que a casa que será construída não tenha problemas no futuro.
Por esse motivo, analisar os pontos positivos e negativos de cada terreno é tão importante. Afinal, bons terrenos evitam gastos extras no futuro e garantem conforto e proteção para todos os futuros moradores da residência. Mas como fazer a escolha certa?
Segundo o engenheiro civil Jocinei Portes, da Construtora Portes, é preciso estar atento a uma série de questões que podem influenciar tanto na comodidade do dia-a-dia, quanto em elementos que podem afetar o estrutural a longo prazo.
Comece pela topografia
A topografia é um dos itens que mais influencia no custo final da construção. Pois, terrenos com maiores inclinações terão maiores gastos com movimentação de terra, fundações e muros de arrimo.
Os principais tipos de topografia são: terreno plano, no qual a frente e fundo possuem o mesmo nível da rua; terreno com aclive, que são aqueles em que o fundo é mais alto que o nível da rua, construções nesse tipo de terreno costumam a dar maior destaque visual para a residência; e terreno com declive, no qual o fundo é mais baixo que a rua, exigindo soluções para saída de esgoto e águas pluviais.
Tipo de solo
Observar se há presença de muitas pedras ou água é outra atitude que pode fazer muita diferença. A escavação para as fundações podem ser dificultadas em terrenos com muitas pedras, pois geralmente, nesses casos o solo é muito duro. Já terrenos com solo encharcado acarretam em problemas com infiltrações e umidade.
Posição em relação ao sol
Esse é um detalhe que pode passar despercebido, mas atentar-se a quantidade de incidência solar pode fazer toda a diferença. Por isso, é importante considerar a posição do terreno em relação ao nascer e ao pôr do sol e ver se não há nenhum prédio alto que possa fazer sombra sobre a casa.
Bairros e vizinhos
Nunca é demais lembrar: uma boa vizinhança irá garantir tranquilidade para toda família. Evite bairros com muito trânsito, casas noturnas ou pavilhões para shows. Além disso, é fundamental saber quais serviços são importantes para se ter por perto e quais se quer manter distância. Optar por terrenos localizados em bairros com facilidade de acesso e boa infraestrutura fazem muita diferença no resultado final.
Zoneamento
O zoneamento divide a cidade em diferentes áreas e define o que pode ser construído em cada uma delas: prédios, residências, indústrias ou zonas mistas. Por isso, ao comprar o terreno é importante pedir orientações ao corretor sobre o tipo de zona em que se pretende construir
Nenhum comentário:
Postar um comentário