terça-feira, 7 de maio de 2019

Delicia de Tudo.


Empreendimentos gastronômicos curitibanos apostam no modelo de franquias.
Gastronomia da Hora.


Marcas tradicionais da capital paranaense estão em processo de expansão por meio de franquias, apostando em um segmento que demonstra musculatura para crescer na atual conjuntura econômica do país

CURITIBA - No ano passado, o setor de franquias do Brasil teve um crescimento de 7% em faturamento, saltando de R$ 163,3 bilhões para R$ 174,8bilhões, de acordo com estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O ramo de alimentação aumentou na mesma proporção, saindo de R$ 42,8 para R$ 45,8 bilhões no faturamento. Os motivos apontados pela entidade para a expansão do setor foi a melhora da confiança dos empresários e os sinais de retomada da economia.



Os resultados financeiros são acompanhados de um aumento no número de unidades, que saltaram 5% com novos formatos e modelos, e, como consequência, de empregos. O índice de postos de trabalho aumentou 8%, considerando vagas fixas, temporárias e intermitentes. Ao todo, o número de empregados das franquias saiu de 1,19 milhão de pessoas para R$ 1,29 milhão. E a projeção para 2019 segue inabalável: aumento de 8 a 10% no faturamento; de 5 a 6% em unidades; e de 5% em empregos.

Um grupo de empresários curitibanos está disposto a aproveitar este momento positivo para fazer com que seus negócios extrapolem os limites da capital paranaense ou do estado, caso do Sirène (www.sirene.com.br), que vendeu 70 mil porções de fish & chips em 2018, do New York Cafe (www.newyorkcafe.com.br), que faturou R$ 1,85 milhão em sua loja conceito de Curitiba, e a WhataFuck Hamburgueria (www.whatafuck.com.br), que em 2018 vendeu em média 30 mil hambúrgueres e 12 mil litros de chope por mês.

Os planos

O Sirène conta com sete lojas em operação, três comandadas pelos sócios e as demais são franqueadas, sendo que algumas já ultrapassaram as barreiras estaduais: estão em Brasília, São Paulo e Florianópolis. Neste ano, a expectativa é chegar a pelo menos dez unidades no país, considerando três novas lojas franqueadas nas cidades de Curitiba, Itajaí e Belo Horizonte. O investimento para abrir uma franquia varia de R$ 125 mil a R$ 175 mil, incluindo as taxas de franquia (suporte operacional, comercial, gestão e treinamentos) e de implantação.

A rede de fish & chips desenhou três formatos: o Pocket, de até 15 m2, o Express, que varia de 16 a 100m2, e o Standard, com metragem superior a 100 m2. A estimativa é que cada franqueado fature R$ 1 milhão por ano, sendo que o lucro líquido deve chegar a 20%, com tempo de retorno variando de 12 a 24 meses, de acordo com a praça e do investimento. “Estão aparecendo interessados novos todos os dias. A procura está grande”, conta um dos sócios do Sirène, Afonso Natal Neto.

No caso do New York Cafe, um ambientedescolado e aconchegante, onde o público tem a oportunidade de vivenciar o melhor da cozinha e da cultura nova-iorquina, a rede já comercializou 4 franquias no formato Donut Shop – um tipo de quiosque – em três shoppings e em uma loja de rua de Curitiba. A marca tem uma aposta ousada: abrir 10 novas lojas ainda neste ano e já programar, ao menos, 5 novas franquias no primeiro semestre de 2020.“Dentro dessa tendência, o propósito é atingir a Grande São Paulo no segundo semestre do ano que vem”, projeta o chef Luiz Santo, fundador do New York Cafe. “Já temos novas negociações na região metropolitana de Curitiba e no interior do Paraná, em cidades como Ponta Grossa, Londrina e Maringá”, diz. 

Serão três modelos de franquias: além do Donut Shop, que terá no máximo 35m2; o conceito To Go, com até 80 m2, podendo ser implantado em shoppings ou lojas de rua; e a Concept Store, em ambientes de até 200 m2. O custo das franquias parte de R$ 200 mil e chegam a R$ 1 milhão, com toda a infraestrutura necessária e apoio para a operação, além da seleção do mix de produtos. A taxa de retorno é estimada em 24 meses.

No caso da WhataFuck Hamburgueria, que revolucionou o conceito de gastronomia de rua na capital paranaense, o propósito era de consolidar a marca no ano passado e dar os passos necessários rumo ao crescimento neste ano, sobretudo por meio das franquias. “Neste ano, nosso planejamento prevê o foco nesta expansão”, explica o sócio proprietário da rede WhataFuck Hamburgueria, Daniel Mocellin. Atualmente, a marca conta com três lojas próprias em Curitiba, todas com o conceito de gastronomia de rua, e está dando início ao projeto de franquias

Nenhum comentário: