Festival de Curitiba aumenta engajamento de funcionários das empresas patrocinadoras.
“O Festival Para Todos” impulsiona o engajamento de colaboradores que se sentem valorizados pela organização e orgulhosos de pertencerem a um grupo comprometido em promover o maior evento de artes cênicas da América Latina”
Curitiba, março 2019 - Na contramão de empresas em que o clima organizacional é abalado com enxugamentos de quadros e redução de benefícios, outras investem em projetos relevantes como o Festival de Teatro e ainda utilizam a ação em prol de seus colaboradores, clientes e parceiros. A percepção imediata das empresas que apoiam o evento diante do seu público interno, os colaboradores, é o aumento do comprometimento da equipe por se sentir valorizada e integrada ao que de melhor a cidade produz entre os meses de março e abril, o maior evento de artes cênicas da América Latina.
O mote “Festival Para Todos” coube como uma luva para a empresa Junto Seguros, que patrocina pela primeira vez o Festival de Curitiba. Mais de 250 pares de vale-ingressos foram oferecidos e prontamente aceitos por 100% dos colaboradores. “Decidimos que todos os colaboradores que quisessem ir a um espetáculo da 28ª edição, iriam, e todos se manifestaram rapidamente”, conta o diretor de Marketing, Ricardo Trunci.
A Junto Seguros escolheu o evento para assinalara mudança da marca, que há quase 30 anos atua no mercado de seguros para empresas, sendo umas das pioneiras na oferta do seguro garantia (modalidade de seguro que aprimora a estrutura do financiamento e garante o cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado, eliminando a necessidade de recorrer a outras garantias, notadamente mais custosas). O sucesso da ação, no entanto, não se encerrou com a entrega dos pares para cada funcionário. Desde então, a organização passou a vivenciar o clima de festival que toma conta da cidade e o sentido de união implícito na mudança do nome da marca para Junto Seguros, alterada em novembro de 2018, está completamente assimilado.A decisão da empresa de mudar o nome da marca foi fruto de um trabalho de dois anos, no qual era imprescindível haver uma identidade mais moderna, adequada à linguagem digital e que traduzisse o propósito da marca. “Junto Seguros veio da palavra comum que captamos de cada cliente e cada parceiro de negócios, que traduz a experiência de que sempre estamos juntos. O mesmo ocorre com os nossos colaboradores, e a ação junto ao Festival deste ano consagrou isso”, avalia Trunci. Em 2018, eles ultrapassaram a marca de 1 milhão de apólices e iniciaram 2019 com força total nos grandes movimentos previstos no processo de transformação digital, entregando aos corretores e clientes uma experiência cada vez mais simples para atender suas necessidades de garantias. “Cada apólice é um projeto que sai do papel, isso tem a ver com o desenvolvimento que queremos para o país”, assegura o diretor presidente, Leonardo Deeke.
“Temos uma equipe jovem, com média de idade até 30 anos, que se identifica com o Festival. Patrocinar este evento se apresentou como uma super oportunidade de usar esse vínculo com o evento como combustível para o engajamento da nossa equipe com o principal propósito da Junto Seguros, garantir negócios que movem o país”, defende Deeke.
Na visão dos dois gestores, aprimorar a comunicação e o nível de participação dos colaboradores são ações que sempre podem ser incrementadas. Esses são dois ganhos garantidos quando uma empresa decide apoiar cultura e projetos de alta relevância e identificação com a comunidade como o Festival de Curitiba.
Engajamento no Festival
Ter uma equipe comprometida é um dos segredos do Festival de Curitiba chegar a 28ª edição superando expectativas. Para a coordenadora de produção do evento, FabíulaPassini, um dos componentes que garantem que uma cadeia de profissionais de vários setores (neste ano, foram geradas 700 vagas diretas e 1,5 mil indiretas) assimilem as propostas de cada ano e realizem um projeto da dimensão do Festival é a construção diária dos valores que são a marca do evento como: democratização e acesso à cultura, encantamento e reflexão. Isso contribui até mesmo na rápida adaptação dos profissionais contratados temporariamente. “Instigar uma cadeia de profissionais, de vários setores da produção cultural, dentro de um projeto tão grande como o Festival de Curitiba é uma tarefa diária que exige sensibilidade, empatia e encorajamento”, explica. “Trabalho em equipe é a chave fundamental para qualidade de qualquer projeto. Não se geram bons resultados sem uma rede de agentes estimulados que acreditam no crescimento pessoal e profissional”, acrescenta. Segundo ela, o convívio e a troca de aprendizado somam muito para a motivação no trabalho.
Construção da sustentabilidade
Tecer uma relação de confiança e de satisfação mútua entre colaboradores e organização é um dos resultados que o Grupo Barigüi encontra nas diferentes ações que o Instituto Barigüi se envolve em prol da comunidade, cultura e meio ambiente. O patrocínio ao Festival de Curitiba, por exemplo, tem como um dos desdobramentos destinar vale-ingressos para sorteios e ações de valorização aos colaboradores e para oportunizar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social, que são capacitadas em um dos projetos sociais (Rumo Certo, Nossos Talentos e Segunda Chance). “Há muitos casos de pessoas que vão pela primeira vez ter essa experiência por conta do vale-ingresso do Festival”, comenta a supervisora de sustentabilidade do Instituto, Andrea Silva.
A criação do Instituto Barigüi, em 2010, veio ao encontro de aprofundar a implementação de processos de gestão ambiental em todas as concessionárias de veículos do Grupo e reduzir de fato os impactos da atividade automotiva ao meio ambiente. A supervisora de sustentabilidade do Instituto, Andrea Silva, conta que mesmo com um propósito forte, foi necessário lançar mão de estratégias como criar premiações entre as concessionárias dentro do programa Concessionária Que Queremos para que os 2,5 mil colaboradores aderissem às transformações e, juntos, chegassem a um dos objetivos do programa, reciclar 100% dos resíduos contaminados (baterias, sucatas, etc). “É um trabalho de construção da sustentabilidade que não acontece prontamente, porque exige mudança de comportamento. O apoio irrestrito da alta gestão e estratégias para motivar são contínuos, mas depois de alguns anos, trazem resultados sólidos de mudança de comportamento, com efeito multiplicador no cotidiano dos funcionários e isso aumenta o sentimento de pertença”, acredita. Em 2018, o programa conseguiu o objetivo de não enviar lixo contaminado para o aterro (índice 0%) e destinou 477 toneladas de resíduos e 513 mil litros de óleo. “Não há dúvida que uma empresa socialmente e ambientalmente responsável desperta mais orgulho e confiança em seus funcionários, o que é um dos pilares do engajamento”, destaca o gerente de marketing corporativo do Grupo Barigüi, Fernando Cassiano Dutra.
Praticando valores para surtir efeitoNa visão do especialista em RH (Recursos Humanos) e psicólogo do Centro Universitário Internacional Uninter, Fernando Eduardo Mesadri, é determinante que a empresa pratique os valores expostos para surtir efeito positivo no comportamento dos colaboradores. “Não há nada pior do que uma organização desacreditada pelos funcionários, mas o contrário também é verdadeiro. Quando é algo construído, o colaborador se modifica, dissemina aquele valor e fica mais motivado”, pondera. Segundo ele, mesmo que as ações tenham efeitos diferentes sobre cada integrante de uma equipe, todos percebem quando a gestão está pensando na motivação da equipe e comprometida de fato com sua comunidade. “Tem todo o sentido uma instituição de ensino, ou seja que tem a cultura como um valor, incentivar a realização do Festival de Curitiba e fazer ações em prol da participação de todos os seu públicos, alunos, funcionários e comunidade”, indica.
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Equipe Blog Leite Quentee news