Primeiro episódio na íntegra:
Produzida a partir do livro de mesmo nome do antropólogo, poeta e ensaísta Antonio Risério, publicado em 2012, a série documental A Cidade no Brasil propõe, de maneira interdisciplinar e intercultural, uma reflexão sobre aspectos e dimensões do fenômeno urbano no país, a partir de depoimentos de especialistas e pensadores. São 10 episódios - oito com duração aproximada de 26 minutos e dois episódios especiais (o primeiro e o último), com 40 minutos cada. Dirigida pela cineasta Isa Grinspum Ferraz, a série tem estreia online no dia 25/3, segunda-feira. Todos os episódios serão disponibilizados, na íntegra, para serem assistidos gratuitamente sob demanda, em alta definição, com legendas em português, inglês e espanhol, no site do SescTV, em sesctv.org.br.
No dia 25/3 será realizado um bate-papo que marca o lançamento da série, no CineSesc, na capital paulista, a partir das 20h30, com a presença da diretora, de Guilherme Wisnik, arquiteto e professor da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo; e de Fernando Serapião, arquiteto, urbanista e editor da revista Monolito.
A Cidade no Brasil traz um olhar atento sobre as cidades brasileiras, desde a sua criação até a atualidade. “Com a série, pretendemos fazer uma espécie de ‘arqueologia’ da cidade brasileira, buscando ver e pensar nas várias camadas que a cidade de hoje encobre, desde nossas raízes indígenas, lusas e negras até os dias de hoje”, explica Isa Grinspum Ferraz. Ela comenta que as cidades são lugares de invenção, multiplicidade, tolerância e intolerância, de trocas e de expressões de criatividade cultural, além de discriminação, segregação e exploração. “Vamos mergulhar nesse universo com os olhos voltados para o futuro”, completa a diretora.
Antonio Risério chama a atenção para a crise urbana que o Brasil vive hoje, para ele, a maior de toda a história do país. “Daí que seja urgente e necessário conversar sobre o assunto. Até porque, há décadas, nossos governantes não movem uma palha para tentar mudar as coisas. A transformação tem de ser pensada, defendida e liderada por nós”, explica. Risério é um dos entrevistados da série, juntamente com a também antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, o cientista Carlos Nobre, os arquitetos e urbanistas Alexandre Delejaicov, Ermínia Maricato, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Marta Bogéa, Paulo Ormindo e Renato Cymbalista, os produtores culturais Bruno Ramos e Sérgio Vaz, o educador Eduardo Cardoso, a arqueóloga Cristina Barreto, entre outros.
A série é pontuada por imagens de arquivos garimpadas em cinematecas e centros culturais do Brasil, de Portugal e da França, e outras atuais filmadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Recife, Salvador e Belém. Seu primeiro episódio, A Cidade, conceitua esta área geográfica, discute como agem e se organizam seus habitantes e questiona sobre o processo de urbanização no Brasil. A produção aborda também as especificidades das cidades brasileiras em relação às cidades no mundo, e a diferença entre centro e periferia, que está sendo amenizada por meio das ações de coletivos de artistas e movimentos em prol de uma construção mais social e democrática da cidade.
Com trilha sonora composta pelo DJ Dolores, a série é composta, ainda, pelos episódios Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena; O Brasil Nasceu Urbano; A Cidade Africana; Cidade de Vidas Embaralhadas; Sertão, Cidade, Segregação; Cidade Natural ou Desperdício?; Cidade e Migração; Vanguarda e Tradição; e Direito à Cidade.
Sobre Isa Grinspum Ferraz
A socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz começou sua carreira em 1980, na fundação Roberto Marinho. Atuou com Darcy Ribeiro, na década de 1990, escrevendo e dirigindo o programa Escola pela TV, na extinta Rede Manchete. Concebeu e dirigiu a série O Povo Brasileiro, baseada na obra de Darcy Ribeiro, exibida no canal GNT e na TV Cultura; e as séries Intérpretes do Brasil e O Valor do Amanhã, exibidas no programa Fantástico, da TV Globo. Dirigiu ainda a série Galáxias – olhares sobre o Brasil, realizada pelo SescTV e exibida no canal e na TV Escola. Seu primeiro longa-metragem, o documentário Marighella, conta a história de seu tio, o guerrilheiro Carlos Marighella. Isa também é responsável por projeto de museus, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Uma nova plataforma gratuita sob demanda
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o novo site do SescTV oferece uma seleção de programas e séries brasileiras que podem assistidas na íntegra, gratuitamente, sem necessidade de cadastro. Basta acessar sesctv.org.br. São shows, documentários, debates e entrevistas, que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano, e podem ser assistidos a qualquer momento e em qualquer lugar, via internet. Dentre os programas estão as séries Arquiteturas e Habitar Habitat, ambas dirigidas por Paulo Markun e Sergio Roizenblit; Estilhaços e HiperReal, dirigidas por Kiko Goifman; Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho e apresentada por Marcia Tiburi; Super Libris, de José Roberto Torero, e Galáxias – Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
SERVIÇO:
Lançamento da série: A CIDADE NO BRASIL
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Produtora: Texto e Imagem
Realização: SescTV
Episódios: 10
Duração: de 26 a 45 min.
Classificação Indicativa: Livre
Idioma Original: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
On Demand
Dia 25 de março de 2019
Episódios:
- A Cidade
- Cidade Ameríndia, Metrópole Neoindígena
- O Brasil Nasceu Urbano
- A Cidade Africana
- Cidade de Vidas Embaralhadas
- Sertão, Cidade
- Cidade Natural ou Desperdício
- Cidade e Migração
- Vanguarda e Tradição
- Direito à Cidade
No CineSesc
Dia: 25/3, a partir das 20h30
Exibição do 1º episódio, A Cidade, e bate-papo com Isa Grinspum Ferraz, Guilherme Wisnik e Fernando Serapião, arquiteto e urbanista e editor da revista Monolito.
Entrada gratuita. Retirada de ingresso uma hora antes.
Recomendação etária: 12 anos
Grátis. Retirada de ingresso uma hora antes do início.
1º episódio: A Cidade
Estreia: 3/4, quarta, às 21h
Classificação indicativa: 12 anos
Reapresentações: 5/4, sexta, às 19h; 6/4, sábado, às 18h; 7/4, domingo, às 14h; 8/4, segunda, às 11h; 9/4, terça, às 19h.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário