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___ 28. º Festival de Curitiba 26/03 a 07/04 de 2019 |
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Companhia Os Satyros celebra 30 anos no Festival de Curitiba
Trupe paulista retorna ao evento com “Cabaret TransPeripatético”, além das estreias nacionais de “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo” e “O Rei de Sodoma”
Em sua 28ª edição, o Festival de Curitiba recebe a Cia. de Teatro Os Satyros com uma série de novos espetáculos reunidos em um certame que celebra os 30 anos de história do grupo. Quatro peças serão apresentadas nos teatros Paiol e José Maria Santos, entre os dias 27 de março e 05 de abril.
A programação inclui as estreias nacionais “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo” e “O Rei de Sodoma”, trabalhos que juntos oferecem um panorama da linha de investigação do grupo, da sexualidade aos afetos políticos. Além dos títulos inéditos, a companhia ainda traz o espetáculo-manifesto “Cabaret TransPeripatético”, reconhecido por ser o primeiro trabalho do grupo com elenco inteiramente não cisgênero.
O espaço teatral Os Satyros está instalado desde o ano 2000 nos arredores da Praça Roosevelt, em São Paulo, sendo parte de um acelerado processo de transformação urbana na região, localidade reconhecida pela criminalidade a um efervescente ponto cultural. Em seus primeiros anos na Praça, o grupo desenvolveu várias ações de integração com a população do entorno, o que mais tarde resultou em vínculos artísticos, como a integração de algumas travestis e transexuais como atrizes em projetos específicos.
Esse fenômeno arquitetônico e social pelo qual a Praça Roosevelt passou nos últimos vinte anos é objeto de investigação do espetáculo “Mississipi”, que faz sua estreia logo no início do Festival, com apresentações nos dias 27 e 28 de março, no Teatro José Maria Santos.
A montagem lança mão de diferentes formas narrativas - romance policial, espetáculo de denúncia, teatro narrativo e teatro-karaokê - para retratar três momentos históricos distintos da Praça (1999, 2009 e 2019). Os 14 artistas do elenco vivem personagens em situações de rua, cujas vidas são atravessadas pela violência do tráfico, do abuso policial, entre outros desafios cotidianos.
Em “Cabaret TransPeripatético” o grupo coloca mais uma vez em perspectiva a realidade contemporânea de corpos dissidentes. A peça é a primeira em que todo o elenco se reconhece como não cisgênero - transsexuais, travestis, agêneros e não binários - e faz parte da Trilogia do Antipatriarcado, composta por “Pink Star” e a remontagem “Transex”.
A pesquisa foi desenvolvida durante quatro meses, a partir dos paradigmas da obra Manifesto Contrassexual, de Paul Preciado, e experiências biográficas do próprio elenco, que sobe ao palco do Teatro do Paiol nos dias 30 e 31 de março. A peça é um grito de liberdade e de representatividade, que fala de afeto, espaço social, opressão, transfobia, empoderamento, angústias e sonhos, contrapondo os estigmas que certas subjetividades carregam.
O ator e dramaturgo Ivam Cabral celebra junto à companhia da qual é fundador seus 30 anos de carreira, com o solo/recital “Todos os Sonhos do Mundo”. O artista interpreta relatos que intercalam sua trajetória e fragmentos poéticos, relacionando trechos do seu livro com poemas de Carlos Drummond de Andrade (“Não se Mate” e “Amar”). A peça compõe um retrato sincero da depressão e demais condições emocionais peculiares à sociedade contemporânea. As apresentações acontecem nos dias 01 e 02 de abril, no Teatro Paiol.
A última peça da série comemorativa a ser apresentada é “O Rei de Sodoma”, nos dias 04 e 05 de abril, no Teatro Paiol. A partir do texto do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal, os atores Tiago Leal e Patrícia Vilela protagonizam a trama sádica e surreal de uma rede de prostituição criada por uma mulher ambiciosa, cujo único objetivo é acumular dinheiro e poder. Com direção de Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa, a montagem mobiliza a estética do teatro do absurdo para narrar a crueldade que entrecruza as vidas dos personagens.
Os Satyros
Fundado em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, a Cia. de Teatro Os Satyros se destacou logo em seus primeiros anos de existência, por sua linguagem radical e temas polêmicos, com montagens como “Sades ou Noites com os Professores Imorais” (1990) e “Saló, Salomé” (1991).
Em 1992, a companhia foi convidada a participar de festivais europeus, em Portugal e na Espanha. Devido à grave crise política e econômica que dominava o Brasil, a companhia se transfere para Lisboa, em um exílio voluntário até 1999. Em dezembro de 2000, retornam a São Paulo, abrindo uma sede na Praça Roosevelt, na época considerada uma das regiões mais deterioradas do centro da capital.
Desde a sua chegada à Praça Roosevelt, Os Satyros se preocupam com a relação do seu fazer teatral com os problemas sociais e urbanos. A relação com a população do entorno da Praça trouxe novos integrantes e interferiu diretamente na produção artística do grupo, em espetáculos como “Transex” (2004), “A Vida na Praça Roosevelt” (2005), assim como aqueles que compõem a Mostra convidada do Festival de Curitiba.
Apresentadores, patrocinadores e apoiadores
O Festival de Teatro de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pelo Banco RCI Brasil, com patrocínio da Junto Seguros, EBANX, Uninter GRASP, Cielo, Copel e Governo do Estado do Paraná.
Os eventos simultâneos – Programa Guritiba, Mish Mash, Gastronomix e Risorama -, igualmente, contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.
O Programa Guritiba é apresentado por Caterpillar e Perkins Motores, com patrocínio da Tradener Comercialização de Energia e tem como apoiadores as empresas Novozymes, New Holland, Mili e Savana | Mercedes-Benz. São parceiros também na realização do Guritiba a Berneck, Brose do Brasil e o BRDE.
O Banco RCI Brasil, Instituto Grupo Boticário e a Denso do Brasil apresentam o Mish Mash, evento que tem também o patrocínio da Unimed Curitiba e Rumo.
O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo e Restaurante Madero e patrocinado por Lojas Havan, FH e Ferramentas Worker. O segmento de stand up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio do Grupo Barigui. A cerveja oficial do evento é a Cacildis.
O Gastronomix, por sua vez, é apresentado por Electrolux, tem o patrocínio da Melitta e o apoio da Electra Energy, Da Magrinha e da Ritmo Logística. Conta ainda com a Oxford como fornecedora da louça oficial do evento. Stella Artois é cerveja oficial do evento.
As bilheterias do Festival de Curitiba são uma parceria com o ParkShoppingBarigüi e o Shopping Mueller.
Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte), de segunda a sexta, das 11h às 23h, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h; e no Shopping Mueller (Piso L3), de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba
ATENÇÃO: Ingressos para a peça Mississipi
Os ingressos para os espetáculos em cartaz nos espaços administrados pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, miniauditório, Guairinha e José Maria Santos) estão disponíveis apenas pelo site e pontos de venda do Disk Ingressos. Os ingressos para as demais 1330 sessões seguem disponíveis nos canais oficinais do evento: pelo site (www.festivaldecuritiba.com.br), aplicativo “Festival de Curitiba 2019” e nas bilheterias físicas do ParkshoppingBarigüi (Piso Superior – Lado Norte) e Shopping Mueller(Piso L3).
Valores:
Mostra 2019 – De R$ 0 a R$ 70,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Fringe – De R$ 0 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Fichas técnicas
“Mississipi”
27 E 28 DE MARÇO ÀS 21H NO ZÉ MARIA
Texto: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Elenco: Ivam Cabral, Nicole Puzzi, Eduardo Chagas, Fabio Penna, Felipe Moretti, Gustavo Ferreira, Henrique Mello, Robson Catalunha, Sabrina Denobile, Ingrid Soares, Ju Alonso, Julia Bobrow, Junior Mazine e Marcia Dailyn
Iluminação: Flávio Duarte
Sonoplastia: Ivam Cabral
Cenografia: Rodolfo García Vázquez
Design de Aparência: Adriana Vaz e Rogério Romualdo
Programação Visual: Henrique Mello
Assistência de Direção e Produção executiva: Silvio Eduardo
Operação de Som: Axl Cunha
Operação de Luz: Flavio Duarte
Realização: Cia. de Teatro Os Satyros
Direção: Rodolfo García Vázquez
“Cabaret TransPeripatético”
30 DE MARÇO ÀS 21H E 31 DE MARÇO ÀS 19H NO TEATRO PAIOL
Direção: Rodolfo García Vázquez
Assistência de Direção: Felipe Moretti
Dramaturgia: Coletiva
Supervisão dramatúrgica: Luh Maza, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Coordenação de Produção: Daniela Machado
Elenco: Daniela Funez, Elliott Ludovic Miba, Fernanda Kawani Custódio, Gabriel Lodi,
Léo Perisatto, Luh Maza e Sofia Riccardi
Cenografia: Dan Oliveira e Rafael Santos
Cenotecnia: Alexandre Barbosa
Design: Henrique Mello
Operação de luz: Alexandre Apolinário
Operação de som: Axl Cunha
Figurinista: Lenin Cattai, Márcia Daylin
Assistência de Figurino: Cinthia Cardoso
Sonoplastia: Rodolfo García Vázquez
Produção executiva: Silvio Eduardo
Realização: Cia. De Teatro Os Satyros
“Todos os Sonhos do Mundo”
01 E 02 DE ABRIL ÀS 21H NO TEATRO PAIOL
Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez
Atuação: Ivam Cabral
Duração: 60 min.
“O Rei de Sodoma”
04 E 05 DE ABRIL ÀS 21H NO TEATRO PAIOL
Texto: Fernando Arrabal
Tradução e adaptação: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez e Dan Nakagawa
Elenco: Patrícia Vilela e Tiago Leal
Duração: 60 minutos
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