quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Literatura Atual.

Na contramão do mercado livreiro
Editora Luz da Serra, pioneira em utilizar marketing digital para a venda de livros, investiu em 2018, quase dois milhões de reais somente em marketing e planeja investimento mais agressivo para o próximo ano
As notícias do mercado editorial nas últimas semanas tem deixado todo o setor em alerta. Na contramão da crise no mercado livreiro, a Editora Luz da Serra, de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, tem chamado a atenção não só do mercado nacional como de grupos internacionais. Isso porque o grupo Luz da Serra não ficou refém do modelo tradicional de vendas utilizado pelas demais editoras no país. Desde 2014, eles investem pesado em marketing digital. Só em 2018 foram investidos quase dois milhões de reais.



A tática possibilita que a editora fale diretamente com seu público-alvo: o leitor. Prova disso, são os inúmeros lançamentos e eventos que fazem exclusivamente em seu canais (site, YouTube, plataformas de webinar). O que para o mercado tradicional uma noite de autógrafos satisfatória é a venda de 100 livros, para a Luz da Serra Editora, sucesso é vender dois mil exemplares numa sessão. “A conta não fecha se o mercado continuar pensando assim. Além de todo o custo operacional e logístico para um evento presencial, o retorno é muito baixo”, explica Paulo Henrique Trott Pereira, diretor comercial da empresa. “Nosso público é engajado. Mas não foi sempre assim. Conquistamos nossos leitores com muito conteúdo de qualidade gratuito”, completa.
Paulo Henrique lembra do recente case de sucesso com o programa on-line Destrave sua Vida – dos best-sellers e sócios da Luz da Serra, Bruno Gimenes e Patrícia Candido –, que reuniu mais de 20 mil pessoas em três dias de pré-lançamento no canal da editora no YouTube, em agosto deste ano. Foram vendidos ao final dos encontros mais de dois mil tickets do curso. “O sucesso foi tanto que em janeiro do ano que vem vamos lançar um livro com o tema destas aulas”, revela Paulo Henrique.
Já imaginou um lançamento on-line de livro para milhares de pessoas? Este tipo de público só se vê em palestras e grandes eventos. Mas para a Luz da Serra isso é algo comum, pois lançar obras para o público on-line é uma prática que a editora já adota há muito tempo, mas no mercado tradicional a estratégia não é usual.
Na transmissão ao vivo, realizada no dia 08 de novembro, para o lançamento do livro Cajados, no canal da Luz da Serra* no YouTube, a escritora Patrícia Cândido conversou e interagiu com mais 1.500 leitores. “As pessoas estavam super engajadas, tendo a oportunidade de interagir on-line com a autora que eles admiram tanto. É incrível esta experiência até porque a missão da Luz da Serra é incentivar e dar ferramentas de transformação na vida das pessoas, tanto no âmbito espiritual como profissional”, conta o diretor.
Paulo Henrique também organiza para os escritores da editora eventos presenciais, mas tudo é muito planejado para que a entrega aos leitores seja muito maior. Ou seja, quando a editora faz ações presenciais, o formato inclui palestras, shows, workshops, como foi o caso do evento Propósito Inabalável que reuniu mais de 600 pessoas, em outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo. “Temos métodos disruptivos para venda de livros. Não ficamos só em campanhas de e-mail, o marketing digital tem muitos processos. Contamos hoje com a força de vários meios para falar com nosso público, como Messenger e Whatsapp. O leitor não é mais o mesmo e nem o método”, finaliza.
O diretor comercial acredita no mercado dos livros, mas critica a forma tradicional de vendas que o setor insiste em manter, deixando, assim, de investir em novas estratégias. Paulo Henrique ainda anuncia que para 2019 serão investidos mais de 2,5 milhões somente em marketing digital.
*O canal do YouTube do Luz da Serra ultrapassa os 780 mil inscritos e mais de 75,5 milhões de visualizações. Nos registros, a marca de 30 mil alunos cadastrados, divididos por 31 países, com participações presenciais e on-line nas plataformas da empresa, além de 281 mil clientes ativos. Atualmente, 90% do conteúdo é oferecido gratuitamente e, em cada lançamento de curso on-line, mais de 100 mil pessoas se beneficiam com os materiais disponibilizados.
Sinopse: Tome posse do seu cajado e encontre o seu verdadeiro lugar no mundo. Essa é uma necessidade latente da sua alma! Imagine acordar todas as manhãs com brilho nos olhos e ânimo para fazer tudo o que você veio fazer aqui na Terra! Como seria acabar com as suas dores, medos e inseguranças para viver uma vida feliz e com significado? Nesta obra, Patrícia Cândido usa o termo “cajado” metaforicamente para simbolizar a nossa missão de alma. A autora revela que, ao identificar qual é o seu cajado, a sua bandeira, o que você veio defender aqui no nosso planeta, o vazio no peito, as doenças e sofrimentos vão desaparecendo. Descubra neste livro, de forma simples, qual é o arquétipo do seu cajado, a sua verdadeira vocação nesta vida, a grande obra que você veio realizar neste planeta. Mais do que isso, você será inspirado a tomar posse da missão do seu cajado, ajudando a Terra a ser um lugar melhor. Quando você segue o rumo da sua missão e encontra o caminho certo, tudo renasce e floresce na sua vida! Faça a diferença na vida das pessoas. O mundo precisa de você!

Ficha Técnica:
ISBN: 978-85-64463-69-1
Formato: 16x23 cm
Páginas: 168
Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário: