Imigração e consciência negra em destaque no Ônibus da Cultura.
Com duas paradas nesta semana pelos bairros de Curitiba, o Ônibus Palco destaca atrações com temáticas como a imigração e a consciência negra. Parte do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, o veículo adaptado leva atrações gratuitas para toda a cidade.
Nesta quarta-feira (21/11), o ônibus estará no Boqueirão a partir das 9h, e no sábado, no Pinheirinho a partir das 13h30.
A imigração de diferentes países para o Brasil é o tema do espetáculo "Menestrel Conta a Imigração do Paraná", fazendo um resgate histórico do estado. Serão duas apresentações na quarta, uma às 9h e a outra às 14h. O ônibus Palco estará no jardinete em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Paranaense (R. Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão).
A parada no sábado, na Praça Zumbi dos Palmares (R. Eloi Orestes Zeglin - Pinheirinho), tem uma programação inspirada pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Às 13h30, o evento começa com apresentações selecionadas pela Regional da prefeitura do Pinheirinho, com Samba de Roda, Jongo, Maculelê e capoeira. Em seguida, acontecem mostras de capoeira com Mestre Esquiva (Regional Tatuquara). Às 15h os alunos do projeto Musicar cantam músicas afro-brasileiras, seguidos pelo espetáculo "No Tempo da Minha Avó", que mistura folclore e capoeira. Os grupos Núcleo Fundação Cultural de Curitiba - Cajuru e Abada - Idalina, da Regional Cajuru, também apresentam capoeira, e após, show de rap com Walderrama. Uma aula da rumba com Ronnald Pinheiro acontece às 17h10, e às 17h30 tem rap com Batalha de Meno. Às 18h tem Desfile de Moda Afro, e às 18h20, show de rap com Arquivo Negro.
O Projeto
O Ônibus Palco faz parte do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados, o Ônibus Palco, voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este segundo passa pela fase final de montagem.
O projeto prevê dois anos de duração e é coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, realizador do Artes e Patrimônio. Viabilizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio master do Grupo J. Malucelli. Também é patrocinado pelas empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertpar. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.
Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura
Quarta-feira, 21 de novembro - 9h - jardinete em frente ao CMEI Jardim Paranaense - R. Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão
Sábado, 24 de novembro - 13h30 - Praça Zumbi dos Palmares - R. Eloi Orestes Zeglin - Pinheirinho
Programação gratuita
www.facebook.com/onibusdacultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário