Especialista Flávio Ítavo aponta situações que demonstram que a empresa está indo de mal a pior
Muitas empresas têm dificuldade em perceber que estão vivenciando uma crise e não se atentam aos vários sinais que a organização vem dando há algum tempo. Em muitos casos, a empresa acaba se enquadrando em um contexto muito mais grave do que imagina, em alguns casos a ponto de não haver mais possibilidades de correção. E por esse motivo o especialista em turnaround, Flávio Ítavo, destaca a importância de se atentar aos sinais e intervir durante o processo, antes que seja tarde demais. Confira abaixo três dicas.
1) Um conjunto de resultados negativos que não surtiram os efeitos desejados, realizados a partir de ações tomadas pela gestão.
Ter uma série de resultados negativos nem sempre é fruto de uma crise fora de controle. Pode ser que a empresa tenha determinado ações que poderiam vir a resultar em prejuízos temporários, que no futuro serão revertidos em resultados ainda melhores que estes. Estamos falando de resultados que acontecem em detrimento às ações tomadas no sentido de eliminá-los.
2) O fluxo de caixa da empresa encontra-se negativo ou fortemente alavancado e não se consegue reverter esta posição, seja operacionalmente ou através de ações na estrutura de capital.
Novamente estamos aqui discutindo ações que estão acontecendo sem que a gestão da empresa consiga achar uma resposta adequada para esta situação.
3) Todas as vezes em que a gestão se depara com um evento que ameaça a continuidade da empresa a única solução é a protelação da situação.
Alguns eventos são catastróficos por si, difíceis de detectar ou de serem encontrados na história. Em muitos casos o destino da empresa já é praticamente certo, pois sem ao menos saberem, estão envolvidas em alguma catástrofe. Um bom exemplo pra essa temática são as empresas que assumem responsabilidades oriundas de seus clientes, por exemplo, aqueles que se envolvem em escândalos e acabam prejudicando as empresas que anteriormente lhe atenderam. Trata-se de eventos não previsíveis, passíveis de intervenções externas, nesse caso seus clientes envolvidos em problemas. A sugestão é detectar rápido esse evento e a intensidade dele, para se ter menos prejuízo possível assim que um profissional especializado em crises, como um turnaround, assuma o caso.
Fonte: Flávio Ítavo
Sobre Flávio Ítavo
Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Flávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.
Sobre Turnaround
O Turnaround ficou conhecido como processo de recuperação ou renovação corporativa. As stratégias de Turnaround visam avaliar todos os setores de uma companhia, incluindo seus valores e sua missão, propor e executar estratégias agressivas para uma reestruturação profunda e uma mudança de rumo que recoloque a empresa no eixo e permita voltar a crescer. Embora muitas companhias ainda tenham dificuldade em admitir a necessidade do Turnaround, o processo já ajudou a recuperação e na volta por cima de muitas marcas no Brasil e no mundo.
Saiba mais:Flávio Ítavo | flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br
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