Game BRICHOS |
Animação brasileira BRICHOS é base para novo game de plataforma
Os personagens da animação brasileira BRICHOS, criados pelo curitibano Paulo Munhoz, vão chegar às telas do computador. No dia 21 de junho, será lançado oficialmente o game BRICHOS, um jogo de plataforma totalmente gratuito e que já está disponível para download no site oficial www.brichos.com.br.
O game foi desenvolvido através de uma projeto liderado pela designer de jogos Daniella Michelena, uma realização da Tecnokena em parceria com a empresa Oction. A temática do jogo é baseada no segundo longa-metragem da franquia, BRICHOS - A Floresta É Nossa, melhor animação do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema 2013.
“A ideia do game surgiu dentro do conceito de termos nosso conteúdo em várias mídias. E entendemos que o público do BRICHOS é ávido por games. O público-alvo do jogo são crianças de 8 a 12 anos, mas também pode ser utilizado por pessoas de todas as idades que curtem jogos de plataforma”, destaca Paulo Munhoz.
Além de dois longas-metragens de animação - o terceiro já está a caminho -, a franquia BRICHOS envolve uma série de interprogramas veiculados pela TV Cultura, uma série animada, que foi ao ar em 2014 na TV Brasil e no canal de tevê fechada Nickelodeon para toda a América Latina, e dois livros. Todos os personagens são inspirados na fauna do Brasil - Tales é um jaguar, Jairzinho um quati, Bandeira um tamanduá, entre outros - e as histórias tratam de identidade brasileira e sustentabilidade do planeta.
“O jogo é uma maneira de estarmos mais conectados com os fãs, pois, quando a série saiu do ar, houve um vácuo e muitos pais e crianças perguntavam quando teríamos mais coisas relacionadas ao BRICHOS. Colocamos a série no YouTube e o game agora vai estabelecer uma relação mais constante com quem gosta dos personagens”, lembra Daniella Michelena, que está concluindo um doutorado na área de games.
No game BRICHOS, Tales, Jairzinho, Bandeira e outros personagens do desenho enfrentam desafios em quatro mundos: Vila dos Brichos, Iceforest, Noforest e Vila em Chamas. Há um quinto mundo como bônus especial para quem ultrapassa todas as fases do jogo (são 12 fases por mundo).
“O jogo dialoga com o filme, cuja temática é o ecodesenvolvimento. Mas não é um game educativo, é de entretenimento. Acaba tendo um valor cultural na medida em que apresenta a floresta e a fauna brasileira, mas é pura diversão”, diz Paulo Munhoz, que destaca o trabalho realizado pela equipe da Oction, comandada pelo gerente de desenvolvimento Alessandro Barleze, na criação do jogo. “A sugestão de fazermos um game de plataforma foi deles. E optamos por esse caminho porque faltava um jogo de plataforma desse tipo no Brasil. É um Super Mario brasileiro”, completa.
Segundo Munhoz, o Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) finalmente começaram a dar a importância necessária à indústria dos games, percebendo também a relação entre animação e games e criando mais editais e incentivos para a área. “Nós da Tecnokena estamos em sintonia com o mercado internacional, pois quem faz animação também está conectado com o mundo dos games. A expectativa é que o jogo contribua para o crescimento da marca BRICHOS. É nossa entrada no mundo dos games e, de acordo com o resultado, deveremos investir ainda mais na área”, confirma.
O game BRICHOS foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com patrocínio da Celepar.
Serviço:
Lançamento do Game BRICHOS
Local: Auditório da Universidade Positivo - Campus Praça Osório
Endereço: Praça Osório, 125 - Centro - Curitiba (PR)
Data: 21 de junho (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada gratuita
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