Os profissionais de marketing, publicidade e propaganda estão sendo desafiados pela transformação provocada e impulsionada por novas tecnologias, processos e canais. É um caminho sem volta e em alta velocidade. Conforme tentamos acompanhar o ritmo da mudança, precisamos nos mover na direção de criar momentos significativos para clientes e consumidores, ao invés de simplesmente impulsionar o produto.
E à medida que avançamos como mercado global, profissionais de marketing precisam usar uma massa gigantesca de dados gerados nas interações e transações da cadeia de consumo para tentar recriar a intimidade com os clientes. Sim, aquela mesma lealdade e engajamento que o feirante tem com seus clientes.
O consumidor tem o poder
As tecnologias digitais e mobile colocaram o consumidor literalmente no comando. Líderes de inovação disruptiva como Uber e Airbnb são exemplos de novos modelos de negócios, novas maneiras para os clientes e empresas interagirem e uma maior disponibilidade de novos produtos e serviços. Isso aumenta as expectativas dos clientes na forma como interagem com marcas produtos e serviços e nas ofertas inovadoras que buscam encontrar para atender às suas necessidades. O objetivo é proporcionar uma experiência superior aos clientes.
Impactar o cliente onde ele estiver
O casamento de tecnologias físicas e digitais, como inteligência artificial, robótica, computação cognitiva, Analytics e Internet das Coisas (IoT) também tem seu impacto na forma como o marketing vem se reinventando. Ao derrubar as fronteiras dos mundos digital e físico, o conceito de comunicação onlife muda a forma como campanhas, novos produtos e serviços são apresentados. Eles devem ser pensados para proporcionar a melhor experiência para o consumidor final em qualquer interação com a marca, seja no mundo digital ou num ambiente físico, integrando mídias digitais e tradicionais e ações omnichannel.
Sim, os desafios são imensos. Mas como Tom Goodwin, escritor especialista em inovação na publicidade diz, “pessoas de publicidade são incríveis - somos as melhores, mais inteligentes, mais engraçadas e mais trabalhadoras pessoas. Entendemos de gente, marcas, tecnologia, resolvemos problemas e geramos ideias surpreendentes.” Então cabe a nós, como profissionais de marketing, publicidade e propaganda liderar o processo de transformação das empresas, gerar experiências incríveis para os consumidores e resultados extraordinários para nossos clientes.
Sobre o autor:
Anderson é fundador e CEO da A2C, agência especializada em inovação em negócios, presente em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. O CEO também é Diretor de Conectividade da ADVB/SC, cofundador da Clube de Autores S.A., e sócio da Spin Aceleradora de Startups.
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