A observação nos leva ao entendimento do melhor caminho a seguir? Segundo Flávio Ítavo, 30 anos de experiência e operações de Turn Around em mais de 15 companhias, abrir os olhos para o mercado e aprender com a concorrência pode a forma mais rápida de evitar o insucesso.
Fonte: Flávio Ítavo
Olhar apenas para dentro, deixando de aprender com a concorrência, é um erro primordial das empresas. Para Flávio Ítavo, 30 anos de expertise em processos de Turn Around, observar os erros e acertos do mercado pode ser a forma mais rápida de evitar o insucesso. “Muitas companhias demoram a iniciar seus processos de recuperação porque temem que a concorrência saiba que estão em maus lençóis”, explica o especialista, “esse tipo de comportamento mostra como o mercado, no geral, está atento em movimentos de altos e baixos das empresas. E por que isso acontece? Exatamente porque casos de insucesso servem como aprendizado para a concorrênc
Tirando algumas raras exceções, praticamente toda empresa tem um concorrente. E para Flávio, uma das competências básicas que diferencia empresas longevas e competitivas é o processo de aprender com essas empresas. Grandes companhias têm, em sua maioria, cargos cuja finalidade é exatamente acompanhar o mercado, mas entre as pequenas e boa parte das empresas de porte médio, há uma defasagem grande nessa área.Flávio chama atenção para a importância de avaliar o mercado: “estamos falando sobre benchmarking, um processo pelo qual estabelecemos parâmetros, aprendemos com outras empresas, que permite traçar metas e planejar com mais assertividade”. Ele cita as áreas em que as informações do benchmarking podem ser utilizadas:
- Benchmarking estratégico. Aqui, o que se procura é ter conhecimento das suas posições competitivas em relação ao mercado/concorrência e traçar um plano para que suas marcas em relação aos outros sejam atingidas.
- Benchmarking de melhores práticas aplicadas. Se sua empresa não consegue estabelecer uma cultura de produtividade, custos e prazos que se encontre dentro daquilo que o mercado exige e entrega, você logo estará fora do negócio. Neste ponto estamos falando de algumas competências que estão mais relacionadas a produtividade, custos e “leadtimes”.
- Benchmarking financeiro. Trata-se de comparar o desempenho financeiro de sua empresa, versus o que os concorrentes apresentaram. A maior dificuldade se dá pelo fato de que uma boa parte das empresas médias e pequenas, ao contrário das de capital aberto, não disponibiliza dados adequados para que isto seja realizado. Entretanto, com os profissionais e recursos adequados, é impressionante o número de informações que podem ser apuradas pela internet nos dias de hoje.
- Benchmarking de índices de satisfação do consumidor. Sabendo quem é a empresa líder do mercado em índices de satisfação, posicione os objetivos e ações de sua empresa acima do líder e seja determinado e disciplinado na obtenção da liderança deste item. Você nunca errará tendo os melhores índices de satisfação do consumidor.
Sobre Flávio Ítavo
Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Fávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.
Saiba mais:
Flávio Ítavo | flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br
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