A gestão da marca está completamente ligada à percepção de valor perante o consumidor. Porém este é um caminho que começa com o projeto de Branding. Uma trajetória que começa com uma profunda revisão interna de propósito e valores e resulta na ampliação da confiança e credibilidade da marca no mercado. Para ajudar a entender os benefícios deste trabalho que atrai mais clientes ao negócio, a equipe da Aurora Branding – empresa curitibana especializada em posicionamento de marcas – elaborou uma lista com 7 pontos que indicam que uma organização necessita de um projeto de branding.
1. Cada indivíduo da empresa caminha para um lado diferente?
· Os colaboradores, sejam analistas, coordenadores, gerentes e até diretores, não sabem qual direção seja a correta para seguir. E, a partir disso, cada um segue para um direcionamento que acredita ser o certo, com as convicções pessoais e não por meio da filosofia e identidade da empresa.
2. Os projetos da empresa não alcançam os resultados desejados
· A empresa investe em marketing, desenvolvimento de produtos e serviços e tenta inovar, mas não atinge a percepção desejada de sua marca. A imagem da marca, mesmo com investimentos e ações, continua aquém da verdade da empresa e a proposta de valor com percepção de pouca relevância.
3. Seus clientes não percebem o valor da sua marca, forçando a competição por preço.
· Ter o preço mais baixo de determinada categoria deve ser uma estratégia. E não uma falta de estratégia. O branding traz clareza para a percepção de relevância da empresa, tornando seus produtos e serviços com maior valores para seus clientes.
4. O posicionamento da empresa não está definido
· Toda marca tem um posicionamento. Se a empresa não construir por meio de um branding sólido, o consumidor tira suas próprias conclusões, posicionando a marca de acordo com suas experiência pessoal ou opinião de terceiros. Na maioria dos casos, significa um problema para a imagem da empresa.
5. A marca sofre de uma crise de identidade
· O branding visa alinhar a percepção da identidade da empresa (quem ela é, para que existe, como pensa e age) para todos os públicos. Traz à tona as forças e diferenciais da empresa, tornando sua personalidade clara e com mais força para conexões mais fortes entre a marca e as pessoas.
6. Os diferenciais em relação à concorrência não estão definidos
· Uma das premissas do trabalho de branding é a diferenciação. Nos tempos atuais, onde o consumidor tem um excesso de oferta, ser melhor não basta. É preciso ser diferente, ter uma proposta de valor única e uma identidade própria e autêntica.
7. Investimentos em propaganda e/ou marketing não estão dando resultado
· Isso pode estar ocorrendo porque a identidade da empresa não está bem definida, comprometendo o direcionamento dos negócios. Talvez seja mais interessante otimizar os investimentos de marketing, investindo num projeto de branding para redefinir a direção a seguir e objetivos que se deseja alcançar. Com os resultados, os investimentos em comunicação tornam-se muito mais assertivos e, com isso, obter resultados melhores com menor esforço e aplicação correta de recursos.
Att,
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