Festival Varilux de Cinema Francês 2017 exibe filmes participantes dos principais festivais internacionais de cinema em Curitiba
Produções francesas integrantes dos festivais de Cannes, Berlim e Veneza poderão ser vistas durante o evento, que acontece entre 13 e 21 de junho.
Francês 2017Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Cécile de France. Emmanuelle Riva, |
O Festival Varilux de Cinema Francês traz para Curitiba 19 produções inéditas, entre os dias 13 e 21 de junho. O evento segue em pleno crescimento e registra um recorde no Brasil, chegando a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal.
Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Cécile de France.
Outro destaque é à última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.
Como nas edições anteriores, algumas cidades realizam sessões educativas e sessões de democratização em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial. As sessões educativas estão previstas com o filme “A Viagem de Fanny”, de Lou Doillon, e o documentário “Amanhã”, codirigido por Cyril Dion e pela atriz Mélanie Laurent.
O Festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de mesas redondas e sessões democráticas em varias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica, também para refletir sobre temas ambientais abordados em “Amanhã”. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já funcionamento e que sinalizam o que pode se tornar o mundo no futuro.
Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição.
Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Em Curitiba, as sessões estão marcadas no Espaço Itaú de Cinema e no Cineplex Batel.
Serviço
Festival Varilux de Cinema Francês
Quando: de 13 a 21 de junho;
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo, 731 – Batel) e Cineplex – Shopping Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255 - Batel).
Mais informações no site http://variluxcinefrances.com/2017/
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário