Curta temporada do espetáculo Nuon no Ave Lola Espaço de Criação
Nuon, espetáculo que aborda os tempos do Khmer Vermelho no Camboja, com apresentações de 10 a 28 de novembro, no “Pague quanto Vale”
Você pode conferir o vídeo da peça aqui: https://youtu.be/n_QkYWurweU
A Trupe de Teatro Ave Lola, de Curitiba, volta a apresentar, em curta temporada, o premiado espetáculo Nuon, com ingressos no “Pague quanto Vale”, no qual o espectador tem a liberdade de escolher o valor que deseja pagar pela experiência artística.
Outra novidade da temporada é a exposição “Conexões”, da artista visual Ivana Cassuli, que leva até o espaço suas preciosas mandalas. São 10 peças, sendo 9 gravuras digitais e 1 original. “As mandalas estão muito ligadas à cultura do Camboja, ao Budismo, à meditação. São um convite ao processo meditativo, que resgata bons sentimentos, equilíbrio, serenidade. E essa é a conexão das mandalas com a peça Nuon, é a energia, a força, a essência e a beleza”, comenta a artista. As obras estarão à venda durante toda a temporada e 33% do valor arrecadado será revertido à campanha Catarse, uma proposta de financiamento coletivo, que leva o nome “Nuon em Santiago do Chile”.
Quem assistiu à primeira temporada do Nuon foi o ilustrador Gabriel Rischbieter, que se apaixonou pela proposta e, nesta edição, está doando 100% de um trabalho seu, inspirado na peça. “Fiz cinco ilustrações a partir das minhas memórias afetivas de quando tive contato, a primeira vez, com o espetáculo, e agora apresento imagens inspiradas no Camboja e na sua relação com a morte, com a leitura e a brincadeira”, destaca. As ilustrações de Gabriel se transformaram em botons e camisetas que também fazem parte da campanha para arrecadar recursos para levar o espetáculo ao Chile.
Sobre a peça:
A companhia traz novamente ao palco a temática dos refugiados de guerra, tendo como pano de fundo o assassinato em massa promovido pelo regime do Khmer Vermelho no Camboja, durante a década de 70. A história, inspirada em fatos vividos há cerca de 40 anos, se mantém atual diante dos conflitos e dificuldades que hoje assolam outros países, como Síria, Afeganistão e Sudão.
"Nós, da Ave Lola, consideramos essencial trazer esse tema para os palcos, a qualquer tempo. Afinal, a história do mundo está marcada por grandes guerras, genocídios e migrações motivadas por tudo isso, a exemplo do que temos visto acontecer com os refugiados sírios. O teatro tem a capacidade de trazer essa reflexão de forma única, com poesia e delicadeza, mas sem minimizar a relevância histórica dos fatos", conta a diretora da Ave Lola, Ana Rosa Tezza, também autora e diretora do espetáculo.
Nuon acontece em uma única noite, durante uma celebração em que no mundo budista os ancestrais são homenageados. A história mostra personagens que viveram sob o regime cruel do Khmer Vermelho, e que voltam para revisitar sua terra e suas memórias. Em especial, a peça gira em torno da personagem inspirada em Phaly Nuon, cambojana que se dedicou a salvar outras mulheres dos traumas físicos e emocionais gerados pela tortura, fome e outras mazelas dos campos de trabalhos forçados.
Sobre o Khmer Vermelho - O regime aconteceu entre 1975 e 1979 e suas práticas são reconhecidas internacionalmente como assassinato em massa. Cerca de 2 milhões de pessoas - 25% da população do Camboja na época - foram executadas. Os principais líderes do regime foram Pol Pot, Nuon Chea, Ieng Sary, Son Sen e Khieu Samphan. Além de mortes, o Khmer Vermelho foi responsável por horrores praticados em campos de trabalhos forçados, como tortura, separação de famílias e muita fome.
Sobre “Nuon em Santiago do Chile”: A trupe Ave Lola foi convidada para apresentar o espetáculo Nuon, no Chile, integrando a programação de um dos mais importantes teatros da capital chilena: o Anfiteatro del Museo Nacional de Bellas Artes. Essa ação é o resultado de uma parceria artística entre o grupo curitibano com a Compañía Viajeinmóvil, um dos principais coletivos teatrais do Chile, dirigido por Jayme Lorca. Para levar o espetáculo brasileiro ao Chile, a Ave Lola está com uma campanha coletiva de arrecadação, online, com o fim de levantar os recursos necessários para financiar a viagem do grupo. Para conhecer a campanha, basta acessar o link https://www.catarse.me/nuonemsantiagodochile, assistir o vídeo de apresentação e verificar as formas de participação. As doações podem ser feitas até o dia 09 de dezembro de 2016.
Há vários modelos de apoios, que vão de R$ 25 a R$ 6 mil reais, ou escolher outro valor além dos sugeridos, e cada uma das opções contam com diversas formas de agradecimento, como um agradecimento exclusivo nas redes sociais da trupe, botons incríveis do Ave Lola e 1 ingresso para as apresentações do Nuon em Santiago ou em Curitiba. Empresas também podem ser entusiastas do Teatro Brasileiro, com uma opção pensada especialmente para elas.
Ao participar desse projeto, os doadores contribuem com a educação no Brasil. De acordo com o resultado das doações, a Ave Lola fará diversas ações sociais em agradecimento pelo sucesso da campanha, como oficina de culinária para crianças de um orfanato e uma oficina de teatro para crianças de uma escola pública na cidade de Curitiba.
SERVIÇO - NUON
Temporada Nuon no Ave Lola Espaço de Criação
De 10 a 28 de novembro de 2016
Quintas, sextas e segundas, às 20h
Sábados e domingos, às 19h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339, São Francisco)
Ingressos: Pague quanto Vale
FICHA TÉCNICA
Gênero: Drama
Direção, dramaturgia e texto: Ana Rosa Tezza
Direção de produção: Ailén Roberto
Elenco: Evandro Santiago, Helena Tezza, Janine de Campos, Marcelo Rodrigues e Regina Bastos
Produção: Larissa Mayra de Lima e Laura Tezza
Música: Mateus Ferrari
Músicos: Mateus Ferrari e Breno Monte Serrat
Plástica do personagem e máscaras: Maria Adélia
Iluminação: Beto Bruel e Rodrigo Ziolkowski
Figurino: Eduardo Giacomini
Cenário: Fernando Marés
Assistente de produção: Dara van Waalwijk van Doorn e Jamilsa Melo
Parceiro de trajetória: Mozart Machado
Cozinha Ave Lola: Laura Tezza
Criação do espetáculo: Ave Lola Trupe de Teatro
Realização: Ave Lola e as Meninas Produções Artísticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário