terça-feira, 13 de setembro de 2016

AGENDA



 O Grupo RIC promove nesta quarta-feira (14) a pré-estreia do documentário “Jaime Lerner, uma história de sonhos”, dirigido por de Carlos Deiró e distribuído pela Pandora Filmes. Jaime Lerner comemora 30 anos de carreira como arquiteto e em 2017 o Grupo RIC completa também três décadas.
“Nada melhor do que comemorar a coincidência destas datas com um evento cultural. Jaime Lerner é o urbanista brasileiro mais respeitado no mundo e é um orgulho apoiar este projeto. O Grupo RIC apoia a cultura e acredita no poder transformador do espaço urbano por meio de boas ideias”, destaca Leonardo Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC PR.
 documentário no Cinépolis do shopping Pátio Batel, seguido de um coquetel exclusivo para convidados com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner.



+ Agenda cult


Exposição fotográfica: O Caçador de  Aurora Boreal


            Algumas belas imagens do curitibano Marco Brotto dão forma à exposição fotográfica "O Caçador de Aurora Boreal", que poderá ser visitada de 1° a 20 de setembro, no piso térreo do Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR).
            A exposição contará com 13 fotos do Caçador de Aurora Boreal. Algumas viagens estão retratadas em fotos únicas e exclusivas. Cores e detalhes de cada lugar tomam conta do imaginário de quem vê as imagens.

             Paisagens feitas em locais como Noruega, Alasca e Finlândia fazem parte da galeria do artista. Desde que começou a caçar o fenômeno natural, Marco, encanta as pessoas do mundo todo com os registros fotográficos dessa maravilha. "É possível visualizar nas muitas fotos que nunca uma caçada à Aurora é igual à outra. São cores e aspectos que mudam de acordo com o local e posição e isso torna tudo ainda mais belo e inspirador", conta Marco. Este ano, entre os destinos das expedições está a Groenlândia.
            Sobre o Caçador de Aurora Boreal - “Eu sempre fui aventureiro e quando estava em uma viagem com amigos ao Death Valley surgiu um comentário sobre as luzes do Norte e eu resolvi pesquisar”, explica. E foi da dificuldade em presenciar as luzes que acabou se tornando coach do espetáculo natural.
            As pessoas acham que é só chegar a determinado país e olhar para cima, mas não é bem assim. É preciso perseguir o melhor lugar, saber onde o céu estará limpo e muitos outros detalhes analisados por meio de vários gráficos. Também é preciso muita paciência e determinação.
Sobre a aurora

O sol está sempre em atividade: explosões solares e filamentos são eventos normais e ocorrem sem nenhum aviso. Quando ocorre a liberação de massa coronal, se ela estiver voltada para a terra, possivelmente haverá aurora boreal. "Além da ejeção de massa coronal temos que ter mais dezenas de fatores para que possamos ver a aurora boreal, é realmente uma caça".
           
            Veja os locais em que Marco Brotto presenciou a aurora boreal e tem registros:
Estados Unidos
Finlândia
Islândia (Iceland)
Ilhas Faroe (Dinamarca)
Noruega
Região de Svalbard (Pólo Norte)
Suécia
Rússia
Canadá

SERVIÇO:
Exposição "O Caçador de Aurora Boreal"
Visitação: de 1º a 20/09/2016
Entrada gratuita
Local: 1º Piso
Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Jardim das Américas - Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3366-5885

Informações: www.auroraboreal.blog.br
Facebook @brottomarco
Instagram @marcobrotto
Twitter @marcobrotto
Crédito das Fotos: Marco Brotto

Nenhum comentário: