Galeria interARTividade recebe exposição (OVER)LAID
Obras de André Mendes e Antonio Wolff retratam duas diferentes estéticas da arte contemporânea
Over(laid) e sobreposto são palavras diferentes na forma, mas cujo conteúdo remete ao mesmo significado: algo que se acrescenta; que se superpõe. Na dúvida entre uma e outra para o título desta exposição, a palavra em inglês foi a escolhida por Tom Lisboa, curador da galeria interARTividade, por trazer embutida a partícula "over".
“A principal qualidade de "over" é ser um vocábulo impreciso, que pode aludir tanto ao excesso quanto à falta de algo. Pleno de possibilidades contraditórias, "over" desperta nossa atenção pelo modo diverso como se (des)organiza através de justaposições sintáticas e semânticas”, diz ele.
A arte contemporânea é "over" e "overlaid" e a galeria interARTividade, localizada no Pátio Batel, apresenta uma somatória das poéticas de André Mendes e Antonio Wolff, que problematizam o intercâmbio de linguagens e suas inúmeras possibilidades estéticas.
As massas de tinta de André Mendes se misturam em uma tela diferente da pintura tradicional: a tela do monitor de vídeo. Comprimidas, as cores se espalham. Movimentadas, elas evidenciam uma obra onde o processo é protagonista sobre o resultado final. Já Antonio Wolff parte da fotografia para criar suas animações e efeitos tridimensionais (escultóricos). Utilizando apenas aplicativos de celular, seu trabalho potencializa a manipulação e a sobreposição como recursos criativos.
(OVER)LAID pode ter estas camadas e muitas outras que o espectador quiser acrescentar. O jogo de percepções aqui é amplo e irrestrito, assim como é múltiplo o que existe nas entrelinhas.
12/09 - 19h15 - bate-papo com os artistas no Concierge do Pátio Batel, piso L1
12/09 - 20h15 - coquetel na Galeria interARTividade, piso L3
Datas da exposição: de 12/09 a 30/10
Local: Galeria interARTividade, Pátio Batel – Av. do Batel, 1868
Localizado na Rua Desembargador Motta (nº 1861), no Bairro Batel, o casarão imponente construído em 1909, que pertenceu ao engenheiro Manoel Francisco Ferreira Correia, vai ganhar ares contemporâneos ao ser ocupado pela primeira loja da Oppa na cidade de Curitiba, que será inaugurada no dia 16 de setembro. Fundada em 2011, a Oppa foi idealizada para não ser apenas uma marca de móveis e acessórios, mas sim uma marca de lifestyle, jovem, alto astral e acessível para quem curte design e tem personalidade. Segundo relatos, Manoel Francisco Ferreira Correia integrou a Inspetoria Especial de Terras e Colonização do Paraná durante o século 19 e foi um dos responsáveis pela fundação de cidades como Irati, Cândido de Abreu, Apucarana e Ivaí. A casa, de 200m², que hoje pertence a Ivete Chemin, reflete a miscigenação curitibana, reunindo influências francesas, portuguesas, alemãs e italianas. Na loja curitibana da Oppa, a primeira no Estado do Paraná e décima terceira no Brasil, o público poderá conhecer de perto produtos icônicos da marca, como as linhas de cadeiras, gaveteiros e sofás; vivenciar a experiência de atendimento e o lifestyle característicos da marca; e contar com a ajuda de profissionais experientes para ajudar no projeto de decoração e a efetuar a compra, que será entregue na casa do cliente. Mais informações no site www.oppa.com.brou pelo telefone (41) 3503-3218.
Nenhum comentário:
Postar um comentário