Litercultura chega à 4.edição abrindo mais espaço para produção paranaense
CURITIBA PR
Agosto de 2016 - O Litercultura – Festival Literário de Curitiba chega à sua 4.a edição entre os dias 26 e 28 de agosto, na Sociedade Garibaldi, Largo da Ordem. Para se ajustar ao cenário atual, excepcionalmente o evento será concentrado em um único final de semana e não em capítulos como nos dois últimos anos. Em 2016, a organização preparou uma programação intensiva para os três dias, estabelecendo mais uma vez o caráter multiartístico com conferências, mesas-redondas, leituras e shows.
No primeiro dia, sexta, 26 de agosto, o festival volta-se exclusivamente para a produção literária paranaense com o Panorama Paranístico, que terá exposição e venda de mais de 50 autores residentes no estado, apresentação do poeta Ivan Justen Santana sobre o cenário atual da literatura e leituras de trechos de obras com improvisação musical de Marcelo Torrone e Gabriel Schwartz. “Nossa intenção é mostrar a produção contemporânea paranaense. Não se tem notícia de uma iniciativa desta proporção voltada para os autores daqui”, diz Manoela Leão, idealizadora e produtora do Litercultura.
Ingressos gratuitos antecipados devem ser retirados com antecedência: Espaço UP (Shopping Palladium – piso L2), Universidade Positivo Câmpus Osório (Praça General Osório, 125 – Centro), Câmpus Ecoville (Bloco Amarelo).
+ Cultura
Conversa de artista
Na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, o curso de Artes Visuais do Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina, vai promover o eventoConversa de Artista, um bate papo descontraído sobre comportamento e arte contemporânea. A atividade vai reunir três nomes de peso na arte paranaense: a artista plástica Sandra Hiromoto, especialista em poéticas no ensino da arte contemporânea; a produtora cultural Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções e da Guanabara Produções; e a galerista Zilda Fraletti, autora de diversos livros de arte.Durante o encontro, as convidadas vão discutir aspectos relevantes da produção artística e cultural na atualidade e compartilhar experiências referentes aos seus respectivos segmentos. A Conversa de Artista será realizada na sede do Centro Europeudo bairro Batel (Rua Benjamin Lins, 999), a partir das 19h30. A atividade é gratuita e aberta ao público. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br.
Agenda: Camerata Antiqua faz apresentações em hospitais nesta terça e quarta-feira
A Orquestra e o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba realizam entre os dias 23 e 24, apresentações gratuitas e abertas ao público em geral, no Hospital das Clinicas, Santa Cruz, Pequeno Príncipe e no Hospital Universitário do Cajuru.
O espetáculo dedicado aos pacientes e profissionais dos hospitais conta com um repertório de obras clássicas populares, acessível a todos os públicos, como Dory Caymmi, Heitor Villa-Lobos, Palavra Cantada, Jorge Drexler, entre outros. A regência fica a cargo de Maico Sant’Anna e direção musical do spalla da Orquestra, Winston Ramalho.
“Quando ficamos restritos a sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo. “Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade. Os concertos sociais são uma forma da Camerata responder essas necessidades, levando cultura as igrejas, hospitais e periferias”, conclui Galvão.
Camerata Antiqua de Curitiba
Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.
Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba realiza mais uma edição do programa Música pela Vida,
CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
23 de agosto, 10h30 – Hospital Santa Cruz
24 de agosto, 10h30 – Hospital Pequeno Príncipe
23 de agosto, 10h30 – Hospital Santa Cruz
24 de agosto, 10h30 – Hospital Pequeno Príncipe
ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA
23 de agosto, 10h30 – Hospital das Clínicas
24 de agosto, 10h30 – Hospital Universitário Cajuru
23 de agosto, 10h30 – Hospital das Clínicas
24 de agosto, 10h30 – Hospital Universitário Cajuru
Nenhum comentário:
Postar um comentário