TONY CAMARGO | NOVAS PLANOPINTURAS | |
Abertura: HOJE, terça-feira, 15 de março às 19h. 16 de março a 30 de abril, 2016. Segunda a sexta-feira das 10h às 19h. Sábado das 10h às 15h. Opening: TODAY, tuesday, March 15, 7pm. March 16 to April 30, 2016. Monday to Friday from 10am to 7pm. Saturday from 10 am to 3pm. | |
TONY CAMARGO | P70, Laca nitrocelulose e verniz poliuretano sobre mdf, 161 x 148 x 6 cm, 2016
[Nitrocellulose lacquer and polyurethane varnish on woodframe]
PREVIEW (PDF)
A Arquitetura Originária das Coisas (trecho do texto) Como se constroem abrigos físicos para as ideias? Como tornar matérias invisíveis em algo palpável, sem se restringir à representação, mantendo suas complexas dinâmicas espaciais e temporais? O trabalho de Tony Camargo sempre envolveu a construção de aparelhos que de alguma maneira desvendam o funcionamento do mundo, apreendendo essas descobertas de real num espaço determinado, entre linhas e planos. O seu laboratório de fenômenos se constitui pelos próprios materiais e conceitos envolvidos. Ao lidar com a pintura, entretanto, surgem problemas incalculáveis, como criar um abrigo físico para a cor, em sua energética ambivalente de onda e partícula. Seu trabalho nos mostra o quanto ainda somos primitivos, mesmo em nossos mais avançados processos tecnológicos. Os poucos elementos formais que temos à disposição são combinados infinitas vezes por projetistas, produzindo todas as coisas de nossa paisagem humana. Olhe ao redor: verá execuções de círculos ovais em maçanetas e sistemas de portas, quadrados, retângulos e suas metades triangulares nas paredes e nos telhados, distâncias formadas por linhas nas ruas, nos mapas e tantas outras formas que estruturam nossa sociedade. Diferentes materiais formando todos os sistemas artificias da vida. Por desbravar os interiores das máquinas, em seus funcionamentos e matérias, como tintas automotivas, conhecidas como laca nitrocelulose, além de verniz poliuretano e outras sobre pesadas chapas de MDF, Tony Camargo alcança um poder de síntese estrutural sobre os recursos que temos disponíveis, assim como já havia alcançado outras sínteses em trabalhos anteriores, reduzindo imagens de massa plenamente virtuais e midiáticas com suas Planopinturas Iconográficas. As suas Novas Planopinturas operam por uma matemática sideral, paisagens formadas por elementos reduzidos a suas formas originárias de conceito - quadrados, retângulos, círculos, semicírculos ovais, indicativos de movimentos, obtendo um cálculo capaz de suspender o fenômeno pintura em pleno acontecimento. Tony faz uma redução do mundo, e põe seu funcionamento em estado de inércia, vibrátil e estático. As atmosferas conquistadas por esses trabalhos mantém um corpo que vibra sem cessar. Como se campos de cor ganhassem um corpo para se presentificar diante do nosso olhar. Ao invés de movimentos efêmeros, a cor tomada por um estado de inércia, permanente em seu movimento. Arthur do Carmo, fev. 2016 | |
- The Original Architecture of the Things (part of the text) How to build physical shelters for ideas? How to make invisible materials into something tangible without being restricted to a representation, while maintaining their spatial and temporal complex dynamics? The work of Tony Camargo has always involved the construction of devices that somehow reveal the world’s operation, seizing these findings of a real in a certain space between lines and planes. His laboratory of phenomena is constituted by his own materials and concepts. When dealing with the painting, however, there are unmeasurable problems, such as creating a physical shelter for the color in its ambivalent energy of wave and particle. His work shows us how much we are primitive, even in our most advanced technological processes. The few formal elements at our disposal are combined infinite times by designers, producing all things of our human landscape. Look around: You'll see performances of oval circles on doorknobs and door systems, squares, rectangles and their triangular halves in walls and roofs, distances formed by rows on the streets, maps and so many other ways that structure our society. Different materials forming all artificial life systems. By breaking the interiors of machines in its operations and materials, such as automotive coatings, known as nitrocellulose lacquer, and polyurethane varnish and others kinds on heavy sheets of MDF, Tony Camargo reaches a power of structural synthesis of the resources we have available, so as it had already reached other summaries in previous works, reducing fully virtual and mediatic mass images with his Planopinturas Iconográficas [Iconographic Planpaintings]. His Novas Planopinturas [New Planpaintings] operate by a sidereal mathematics, landscapes formed by elements reduced to its original concept forms - squares, rectangles, circles, oval semicircles, indicatives of movements, obtaining a calculation able to suspend the painting phenomenon at the happening. Tony makes a reduction in the world and puts its operation at a moment of inertia, vibrating and static. The atmospheres conquered by this work maintain a body which vibrates incessantly. Like color fields which get a body to make themselves present before our eyes. Rather than ephemeral movements, the color taken by a moment of inertia, permanent in its movement. Arthur do Carmo, feb. 2016 | |
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terça-feira, 15 de março de 2016
Contemporaneidade \
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