quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Agenda Cult

1 News
Alunos da Cinemateca lançam filmes em homenagem aos 40 anos do espaço

Em homenagem aos 40 anos da Cinemateca de Curitiba (completados em abril de 2015), nesta sexta-feira (20), às 19h, serão lançados dois filmes produzidos por 33 alunos do Curso Prático de Cinema Digital promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. A programação é gratuita e reserva a exibição de um documentário e um curta-metragem de ficção. 
O documentário "Cinemateca 40 anos" mostra a história do espaço na forma de um mosaico de planos poéticos e visuais. Já o curta-metragem de ficção “Você foi Avisado” é uma adaptação livre do conto escrito por Marcelo Amado, extraído da coletânea “Uma noite na Cinemateca – Mondo Estronho”.  “Os filmes estão belíssimos, não dá para dizer que foram realizados em apenas dois dias de produção”, afirma o cineasta e coordenador das atividades, Geraldo Pioli.
Agenda

2 News
+ ARTE
FEIRA DE ARTE QUER CRIAR MAIS MERCADO PARA OS ARTISTAS
Setenta artistas vão ter um espaço exclusivo para expor e vender suas obras
Aproximar o público dos artistas é o principal objetivo da 1ª Feira de Arte Contemporânea Art Invest, que será realizada em Curitiba, entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro. Existe hoje uma carência de espaços e eventos que promovam a cultura, reúnam a classe artista e estimulem a venda de obras de arte no Paraná. A intenção da Feira é justamente preencher essa lacuna, proporcionando visibilidade ao setor, gerando renda e estimulando a produção artística paranaense. Esse é um movimento para valorizar o setor.



Para os alunos do Curso Prático de Cinema Digital, trabalhar com o tema do aniversário foi muito valioso, pois além de um espaço de difusão do conhecimento sobre o audiovisual paranaense, a Cinemateca de Curitiba é um ponto de encontro entre produtores e pessoas que também têm interesse na área. Segundo o estudante de história Lucas Ferreira, o curso foi uma oportunidade para conhecer mais sobre a história da Cinemateca. “Foi especial a experiência de participar da produção do documentário e do curta de ficção”, afirma.

Sobre o curso
A Cinemateca realiza cursos gratuitos de cinema desde a sua inauguração e já produziu 28 filmes. A ideia do Curso de Cinema Digital é dar um suporte teórico e a possibilidade de ver na prática como se desenvolve um roteiro e se produz um filme. Ministrado pelos cineastas Geraldo Pioli, Nivaldo Lopes e Marcos Saboia, o curso é dividido em duas etapas. Na primeira são trabalhados temas relativos à linguagem, fotografia, produção, edição e roteiro. Na sequência é desenvolvida a parte prática, quando os alunos desenvolvem o que aprenderam.
Segundo Geraldo Pioli, o mais interessante do curso é que ele possibilita a formação de grupos interessados em fazer cinema. “Muitos alunos que passaram por aqui hoje são profissionais atuantes da área”, lembra. Para ele, é muito importante que isso aconteça, já que a ideia é dar um caminho para quem deseja fazer cinema.

A professora Vanessa Brito se interessou em fazer o curso por conta da oficina de fotografia e cinema que coordena na sua escola, o CMEI Érico Veríssimo. “Sempre tive curiosidade nessa área, apesar de não ter conhecimento aprofundado. O curso me chamou a atenção não só pelo reconhecimento que tem no cenário cultural da cidade, mas por saber que agregaria conhecimento para que eu pudesse transmitir às crianças um pouco mais sobre filmagem, edição e produção de roteiro”, conta.
Lucas Ferreira diz que sua paixão por cinema é tão grande que já não conseguia ficar na frente das telas, queria participar ativamente. “Esse curso foi uma experiência muito intensa e boa, porque eu tive a oportunidade de encontrar pessoas que partilhavam da minha paixão e da mesma vontade de produzir", declara.
A estudante de design gráfico Adhara Garcia tem interesse por imagem e fotografia e este ano começou a trabalhar com vídeo. “Quando apareceu o curso da Cinemateca vi uma oportunidade de me aprimorar. Achava que cinema era algo muito difícil, quase impossível de trabalhar, e o curso me mostrou que apesar de ser uma área complexa, é algo possível”, pondera.
Ela conta que o que mais gostou no curso foi a turma. “Cada pessoa é completamente diferente da outra, algumas já trabalharam com algo na área, outras não, tem várias professoras no grupo, e sempre alguém tem algo a contribuir nesse contexto. Isso é muito rico”, conclui.



FEIRA DE ARTE QUER CRIAR MAIS MERCADO PARA OS ARTISTAS
Setenta artistas vão ter um espaço exclusivo para expor e vender suas obras
Aproximar o público dos artistas é o principal objetivo da 1ª Feira de Arte Contemporânea Art Invest, que será realizada em Curitiba, entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro. Existe hoje uma carência de espaços e eventos que promovam a cultura, reúnam a classe artista e estimulem a venda de obras de arte no Paraná. A intenção da Feira é justamente preencher essa lacuna, proporcionando visibilidade ao setor, gerando renda e estimulando a produção artística paranaense. Esse é um movimento para valorizar o setor.
                  A Feira de Arte Contemporânea é uma promoção da Art Invest, em parceria com as produtoras Pop Art Útil Comércio de Arte, Escritório de Arte Múltiplus Olhares, Artemísia Studio e a Galeria e Ateliê João Moro. Ao todo, o evento vai reunir 70 artistas do Paraná e 8 vindos de outros estados, entre eles, nomes conceituados, como de Mazé Mendes, Attila Wensersky, Rogério Borges, Luiz Rettamozo, Denise Roman, João Moro, Kambé, Uiara Bartira e cerca de 20 artistas jovens, que estão iniciando na carreira e buscam o reconhecimento do mercado. A Feira será realizada na Galeria e Atelier João Moro, no Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.
                   Os organizadores querem promover uma feira democrática e popular, acessível a todos, investidores de arte, colecionadores, marchands, comerciantes de obras e turistas. Por isso, os preços das obras vão variar entre R$ 250,00 e R$ 35.000,00 e as formas de pagamento também serão facilitadas.
                   A abertura da 1ª Feira de Arte Contemporânea será no dia 20 de novembro, com um vernissage, a partir das 7 horas da noite, na Galeria e Ateliê João Moro.
Arquitetos e decoradores vão poder manter contato direto com os artistas
                  A Feira de Arte Contemporânea reservou os dias 27 de novembro e 18 de dezembro para receber especialmente os arquitetos e os decoradores para um bate papo descontraído. Eles serão recebidos com um coquetel a partir das 6 horas da tarde. No encontro, esses profissionais poderão manter um contato direto com os artistas que estarão expondo na Feira.

ARTISTAS PARTICIPANTES DA 1ª FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Adelina Nishiyama
Alda Kosinski
Alexandre Acras
Ana Procopiak
Ana Godoy
Ana Ísis Ribas
Andres Papa
Áttila Wensersky
Ari Vicentini
Beatriz Gonçalez
Carlos Roberto da Rocha
Célia Figueiredo
Celso Parubocz
Cirlei Gonçalves
Cristina De Loyola
Daniel Klein
Denise Roman
Diva Raizer
Eduardo Dalazen
Fernando Rosa
Francisco Borges-Laranjal
Giovana Hultmann
Igor Moreira Gomes
Isabelle Neri Vicentini
Jessica Baranhuk
João Moro
Jorge Kimieck
Jul Leardini
Kambé
Kátia Kimieck
Leandro Souza
Lia Abreu
Lídia Saczkovski
Laércio Leardini
Lisete Schiffer
Louise Moreno
Luciano Senna
Luiz Gustavo Cobellache
Luiz Rettamozo
Malah
Márcio Prodócimo
Maria Isaura B. Antunes
Marilene Zanchet
Marta Berger
Mauro Scaramuzza
Mazé Mendes
Márcio Wantroba
Mercedes K. Brandão
Nancy Errerias
Nilza Bersani
Noeli Tarachuka
Odil Miranda Ribeiro
Patrícia Azoni
Rogério Borges
Rodney Rauth
Rossana Scaravella
Silvana Camilotti
Silvana Passos
Silvia Zyla
Simone Tanaka
Soraya Milani
Teka Braga Cortes
Telma Richter
Tiago Murilo
Thiago Alexandre Tosi
Tito Lobo
Uiara Bartira
Van Zimerman
Vavá Diehl
Vera Sehnem
Vera Martins Itajaí

ARTISTAS DE OUTRAS CIDADES
Andres Papa – Rio de Janeiro, RJ
Thiago Alexandre Tosi – Camboriú, SC
Tito Lobo – João Pessoa, PA
Jessica Baranhuk – Florianópolis, SC
Celso Parubocz – Ponta Grossa, PR
Diva Raizer – Campo Grande, MS
Malah e Lídia Malah – Piraquara, PR
Silvana Passos – Ponta Grossa, PR

SERVIÇO:
Evento: 1ª Feira de Arte Contemporânea Art Invest
Local: Galeria e Ateliê João Moro – Av. Manoel Ribas, 4232 – Bairro de Santa Felicidade
Horário: Vernissage – 20 de novembro de 2015, das 19h00 às 22h00
Temporada: 21 de novembro a 23 de dezembro de 2015 – das 9h00 às 18h00
Fone para contato: (41) 4106-2333 - Email: juleardini@gmail.com

Nenhum comentário: