Com exposição que resgata sua obra, a artista Sila Lima volta a Cascavel
Depois de um período de intensa pesquisa e introspecção, a artista plástica Sila Lima retorna a Cascavel, cidade em que morou por sete anos e pela qual carrega uma terna memória afetiva, com a exposição “Compilação”. Trazendo na bagagem alguns de seus trabalhos como pinturas em tela e photoart, a mostra vai reunir diferentes trabalhos, mas que mantêm uma linguagem comum que se traduz na mistura de vertentes, técnicas e diferentes suportes das artes visuais. O público que for conferir a mostra vai encontrar na ausência de formas e na acentuada expressão abstrata a linguagem marcante da artista que se utiliza de cores, contrastes e muitas texturas com o uso de tintas quase sempre incompatíveis entre si. Para a exposição foram selecionados cerca de dez dos seus trabalhos mais recentes de pintura sobre tela, além de séries modulares de photoart, com certificado da imagem e tiragem limitada.
Com a data de inauguração marcada para o dia 03 de agosto, o local escolhido para receber a “Compilação” foi a Objetto Casa – loja especializada em mobiliário de alto padrão e design autoral que vem dedicando seu espaço para a difusão da cultura e da arte na cidade. A partir das 19h o coquetel de lançamento acontece na Rua Paraná, 2.197.
Poética das bordas recebe inscrições
Laura Fonseca, contemplada pelo XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, fala sobre Hotel Esplêndido, exposição que faz temporada no MuMA. Inscrições para o encontro são gratuitas
A fotógrafa belo-horizontina Laura de Avelar Fonseca e o curador Scott MacLeay estarão em Curitiba no dia 30/07 para falar sobre Hotel Esplêndido, exposição fotográfica sobre mulheres que trabalham nos hotéis da Rua Guaicurus, conhecido ponto de prostituição de Belo Horizonte. Com fotos e áudios, o projeto foi um dos contemplados do XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, promovido pela Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Além de apreciar as imagens, que ficam em cartaz no MuMA de 30 de julho a 30 de agosto, o público curitibano poderá participar gratuitamente do encontro “Poética das Bordas”, uma visita guiada seguida de conversa com o curador e a artista, que acontece das 16h às 18h, do dia 30, no próprio MuMA. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ecm2@ecm2art.com.
A exposição, que ocupa a sala Domício Pedroso, do Museu Municipal de Artes (MuMA), estará aberta para visitação de 30 de julho a 30 de agosto.
“Me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz Laura, sobre os três anos de entrevistas e fotos. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar. Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se a enfatizar a condição humana dos sujeitos retratados. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott MacLeay.
SERVIÇO:
O que: Oficina Poética das Bordas, com visita guiada seguida de conversa com a artista e o curador sobre a exposição fotográfica Hotel Esplêndido
Quando: dia 30/07/2015, das 16 às 18h.
Local: MuMA - Sala Domicio Pedroso (Av. República Argentina, 3430)
Quanto: Inscrições gratuitas pelo email ecm2@ecm2art.com.
Classificação indicativa: 18 anos.
Obras de artistas paranaenses fazem parte do acervo permanente da Academia Brasileira de Filosofia do Rio
Artistas paranaenses participarão do Projeto Música no Museu. Este projeto é inspirado no que é realizado nos museus mais importantes do mundo, como Metropolitan, Moma, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Prado (Madrid), entre outros. Artistas plásticos renomados ilustraram a capa deste projeto composto por mais de 60 obras, das quais estão os artistas paranaenses: Eloir Jr, Claudia de Lara, Katia Velo, Marisa Vidigal e João Evangelista.
As obras estão em exposição permanente na Academia Brasileira de Filosofia do Rio de Janeiro.
As obras estão em exposição permanente na Academia Brasileira de Filosofia do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário