Vernissage ABBA, A Homenagem
vernissage de lançamento da exposição ABBA, A HOMENAGEM na próxima terça-feira, dia 02 de junho, às 19h30, na Carmesim Espaço de Arte e Design, que fica na Rua Dr. Faivre, nº 621, Residência Belotti. Nessa ocasião será lançado também o espetáculo multi-artes ABBA Symphonic Musical Dance.
O espaço receberá entre os dias 2 e 15 de junho a exposição com telas de técnicas mistas, pintadas especialmente para espetáculo em homenagem ao grupo sueco ABBA. Com curadoria de Hugo Umberto, a mostra reúne obras criadas por 17 artistas plásticos paranaenses, sendo eles: Adriano Catenzaro, Ana Serafim, Cesar Fermino, Claudia de Lara, Daniele Henning, Elizabeth Titton, Felipe Ferreira, Felipe Tosin, Georgete Zelazowski, Georjane Zelazowski, Igor Moura, Julia Lana, Milena Kovalczuk, Rodney Rauth, Sandra Hiromoto, Simone Campos e Távia Jucksch. Todas as obras irão compor como elementos cênicos do ABBA Musical Dance, por meio de recursos de tecnologia 3D (projeção vídeo mapping).
ABBA Symphonic Musical Dance -Já o espetáculo multi-artes produzido pela Sunset Cultural acontecerá dia 19 e 20 de junho no Teatro Ópera de Arame. Reúne mais de 50 artistas e está agitando a cena cultural curitibana, tanto pela produção de grandes proporções, a união do pop com o erudito, dos bailarinos com os artistas performáticos, e das artes plásticas locais com a tecnologia.
Agenda Cult. |
Fim de semana de agito na Galeria e no Estúdio Teix
Neste fim de semana tem ação cultural dupla na Galeria e no Estúdio Teix. No sábado, às 10h, na Galeria Teix, acontece a abertura da exposição ‘Meu Quintal’, da fotógrafa Auana Zubek.
No mesmo horário, mas no Estúdio Teix, tem início o Flash Day Tattoo, com as participações do residente do Estúdio, Ricardo da Maia (recém chegado de uma temporada de trabalho na Europa) e os tatuadores convidados Léo Neguin (do Espírito Santo) e Xamã Douglas (de São Paulo). O Flash Day continua no domingo.
O Flash terá desenhos feitos por encomenda e por algum motivo não foram tatuados. “Será a oportunidade de tatuar excelentes trabalhos a um custo diferenciado”, avisa Marco Teixeira, do Estúdio Teix.
O evento multi-artístico terá também as participações do brechó Le Garret e Alter Disco, projeto que reúne os DJ’s Bárbara Boeing, Cláudio Rotunno e Marcelo De Sena
Meu Quintal – a fotógrafa Auana Zubek reúne nesta exposição sentimentos e pensamentos guardados, como se fosse uma forma de diário ou caderno de anotações sobre a vida.
Ricardo da Maia - Nos últimos meses ele tatuou em estúdios de Lyon (França) e em Londres, e agora volta à casa residente, o Estúdio Teix. “Consegui fazer o meu trabalho à minha maneira, apesar de certa relutância quando viam os primeiros desenhos rabiscados, parecendo um esboço. E quando eu dizia que eles iriam para pele exatamente como estavam ali no papel, as reações foram as mais diversas. O mais louco é pensar que tem um monte de gente do outro lado do Atlântico com uma tattoo que eu fiz. Deixei um pouco de mim lá e trouxe o que pude comigo”.
Serviço
Exposição Meu Quintal
Dia 30 de maio das 10h às 18h
Até 7 de junho
Flash Day Tattoo
Dias 30 e 31 das 10h às 18h
Galeria e Estúdio Teix
Av. Vicente Machado, 666
Curitiba / PR
F: 41 3018.2732
Jair Mendes expõe Novos Desenhos no Museu Guido Viaro
O Museu Guido Viaro abre nesta quinta-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, a exposição Novos Desenhos do artista Vicente Jair Mendes. A mostra com 32 desenhos feitos entre 2014 e 2015 e outros 20 desenhos produzidos em 1981 para o filme “Cerco da Lapa”, de Valêncio Xavier.
Com uma longa carreira artística, Jair, como é conhecido, tem uma obra consistente, com extremo vigor nas formas e traços. Com mais de 30 exposições individuais em Curitiba e uma centena realizadas em outras cidades do Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, França, fez estágios no Centro Georges Pompideau, em Paris, e na Academia de Brera, em Milão, em 1980.
Para o crítico português Rodrigues Vaz, a pintura de Jair emociona. “Estas obras rigorosas, às vezes de forma maciça e pesadas, quase herméticas, são interessante lição esotérica, acabando por nos deixar em profundo sentimento de poder e de rigor interior”, disse.
Sobre a exposição Carmela e o Lobisomen, Valêncio Xavier escreveu: “A bem sucedida via-sacra de um amor bem sucedido por um pintor que, no apogeu da juventude de sua arte, pode se dar ao luxo de jogar nas telas toda a liberdade de seu pensamento. E não é isso que exigimos de um artista, que ponha em sua obra toda a liberdade do pensar e do sentir?”
O professor e crítico Fernando Bini lembra que Jair Mendes sempre se recusou a aderir a abstração informal, certamente não por comodismo de estar integrado nas correntes figurativas, mas por sua ideologia em relação ao seu próprio trabalho plástico. Já Nilza Procopiack ressalta que tanto no desenho como na pintura de Jair Mendes se fazem presentes os três requisitos básicos de um verdadeiro artista; o conhecimento da história da arte e do uso histórico dos materiais e o domínio no uso destes mesmos materiais.
A exposição Novos Desenhos estará aberta ao público até o dia 27 de junho de 2015, com visitas de terça-feira a sábado das 14 às 18 horas. A entrada é franca. O Museu Guido Viaro fica na Rua XV de Novembro, 1348, em frente à reitoria da UFPR.
__________________________________________________
Melhores Minutos
Nos dias 27, 28 e 29 de maio das 10h às 21h a unidade Sesc Centro recebe a mostra "Melhores Minutos 2014",do Festival do Minuto que rola em todo o país, desde 1991.
A edição local faz parte da rede de exibição dos melhores vídeos de 2014, apresentados no Festival do Minuto, em São Paulo/SP, no período de 16 a 24 de maio último.
São vídeos conceituais de temas livres realizados por profissionais, estudantes de audiovisual e interessados, que sintetizaram suas ideias criativas em um curta de 1 minuto.
Uma realização da prefeitura e governo do Estado de São Paulo.
CineSesc do Sesc Centro
Rua José Loureiro,578/Centro/2º andar
Curitiba/Paraná
(41)3304-2308 - flávia.milbratz@sescpr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário