FESTIVAL DE NOTÍCIAS - Boletim -
NO PALCO DO GUAIRÃO
Ao longo de seus primeiros 10 anos, a Companhia Urbana de Dança, que apresenta “Nêgo” no Festival de Teatro de Curitiba neste final de semana, conquistou fama no exterior e foi apontada como promessa da dança contemporânea por veículos de comunicação como o New York Times. Agora, com seus bailarinos chegando a média de 30 anos, o grupo começa uma nova etapa, conta sua diretora, a coreógrafa Sonia Destri Lie, que ao lado dos nove bailarinos participou do encontro com a imprensa nesta amanha (27). “Essa década nos trouxe conquistas que passam pela autoestima desses jovens vindos de áreas de risco e que não viam muitas possibilidades. Agora, começa um momento de fazer a dança ‘envelhecer’, amadurecer junto com eles”, diz. “Eles chegaram com o vocabulário do hip hop muito forte nos movimentos, era o que conheciam. Em Nego nos propusemos a trabalhar questões como preconceito e racismo a partir de uma desestruturação dos passos e das técnicas do hip hop”, explica.
VARIEDADE DE LINGUAGENS
Os diretores Jean Carlos Sanchez, de Edom, e Eduardo Ramos, de Satan Circus, que estão na mostra especial Sesi Dramaturgia, do Festival de Curitiba, até 30 de março no Teatro José Maria Santos, consideram que a única unidade dos espetáculos presentes no recorte é a pesquisa de linguagens e criação de textos. “Felizmente não há unidade. Há sim muita variedade. Cada companhia está encontrando seu próprio lugar”, diz Sanchez, que está no projeto há três anos. O Sesi Dramaturgia se dedica à pesquisa e à criação de textos pelas próprias companhias.
20 ANOS DE DRUMMOND
“Drummond”, espetáculo que tem apresentações neste final de semana no Festival de Teatro de Curitiba, marca o início das celebrações de 35 anos do grupo mineiro Ponto de Partida, em sua terceira participação na Mostra do festival. Ao repassar a história do poeta mineiro, “Drummond” leva ao palco duas gerações de integrantes da companhia, que mais do que um grupo teatral é um movimento cultural que se articula a partir da pequena Barbacena, no interior de Minas Gerais. É lá que o grupo inaugura em agosto o Centro Cultural Estação Ponto de Partida, complexo arquitetônico com quatros casarões, dos quais três foram restaurados a partir de intervenções do grupo, e que abrigou a primeira fábrica de produção de seda do Brasil. A diretora Regina Bertola diz que “Drummond” surpreende porque mostra o autor diferente do que as pessoas pensam. “É normal acharem que poesia é algo austero, porém Drummond é o oposto disso. É bem humorado, irônico, sensual, muito divertido e isso tudo está neste trabalho, todo feito a partir da poesia dele”, diz. “Ele é todo teatro”, completa o ator Lido Loschi, que participou do encontro com a imprensa junto com toda equipe.
BECKETT SE MANTÉM ATUAL
Com direção de Rubens Rusche e os atores Sandra Dani e Luiz Paulo Vasconcellos em cena, “Oh Os Belos Dias” leva ao palco do Sesc da Esquina hoje e amanhã (28) uma adaptação da peça escrita por Samuel Beckett em 1961. Em dois atos, com intervalo de dez minutos, o espetáculo conta a história de Winnie, uma mulher que vive enterrada até a cintura, mas leva seu cotidiano como se nada estivesse acontecendo. “É uma peça muito difícil, mas encantadora. O texto aborda a passagem do tempo, o envelhecimento e a fragmentação da memória, tudo com um humor primoroso que leva à reflexão. Apesar da surpresa causada no público pelo fato de estar enterrada, ela se porta como se estivesse em sua sala de estar”, conta Sandra, que dá vida a Winnie. Historicamente fundamentado no racionalismo que marcou o século 20, o texto de Beckett se mantém atual em meio aos conflitos pelo mundo. “As obras dele foram responsáveis por eu ter me tornado diretor, pela minha carreira. Mas reconheço que também ajudei a tornar Samuel Beckett conhecido no teatro brasileiro”, admite Rusche.
RELEITURA DE CLÁSSICO FAZ ESTREIA MUNDIAL
“Double Rite”, espetáculo dinamarquês que ocupa o palco do Guairinha neste final de semana (28 e 29 de março), faz sua estreia mundial no Festival de Curitiba. “São duas peças diferentes: a masculina, que já se apresenta há um ano e meio, e a feminina, que começou a ensaiar há duas semanas. Portanto, é a primeira vez que nos apresentamos juntos. Os elencos se conheceram na chegada a Curitiba!”, conta o diretor Palle Granoj. Depois da premiere no Festival, o grupo busca outros países para levar a montagem de dança que homenageia o clássico centenário “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. “Já foram feitas mais de 150 coreografias a partir desta peça, é uma das mais populares no mundo. Nossa ideia é mostrar a passagem do menino para homem, e da menina para mulher, com performances em que apresentamos a nudez. A peça masculina tem feito sucesso, mas isso costuma dividir o público: há os que gostam, e não se importam, e os que se sentem ofendidos. Esperamos que os curitibanos apreciem”, deseja.
SAMBA FUTEBOL CLUBE COM MAIS DOIS PRÊMIOS
O espetáculo Samba Futebol Clube, da Mostra do Festival de Curitiba, ganhou mais dois prêmios: o APTR nas categorias Melhor Autor e Melhor Espetáculo. Agora são, ao todo, 20 indicações a prêmios e 6 prêmios:
Shell Melhor Música e Categoria Inovação, APTR nas categorias Melhor Autor e Melhor Espetáculo e Cesgranrio nas categorias Melhor Direção e Categoria Especial.
DESALINHO TAMBÉM GANHOU
Desalinho também acaba de ganhar o Prêmio APTR na categoria Melhor Autor, para Marcia Zanelatto.
MONÓLOGO INAUGURA TEATRO ITTALA NANDI E É SUCESSO
O monólogo Borderline lotou as suas duas apresentações até agora. Hoje à noite, deve lotar novamente. A atriz Ittala Nandi, que empresta o nome ao teatro recém-inaugurado, elogiou o trabalho do jovem ator José Neto Barbosa. “Assisti ontem ao espetáculo Borderline aqui em Curitiba. Esse rapaz, José Neto Barbosa, é um ator extraordinário”, disse a atriz.
DICA DO CURADOR CELSO CURI
Numax Fabor Plus: Um jeito completamente diferente de fazer teatro. O espetáculo coloca a plateia em uma assembleia que decide o futuro dos funcionários de uma fábrica de eletrodomésticos. O público vai se interessar a partir do primeiro segundo.
ESGOTADOS
Risorama: 26/03 (1ª sessão) - já abriu sessão extra; 27/03 (1ª sessão) - já abriu sessão extra; 28/03 (1ª sessão) - já abriu sessão extra; 29/03 (1ª sessão); 31/03 (as duas sessões)
Mostra: Selfie (as duas sessões); Desalinho - 31/03; Ensaio para um adeus inesperado - 27/03; Ensaio para um adeus inesperado - 28/03; Numax - Os dois dias; Pessoas Perfeitas - 28/03
QUASE ESGOTANDO
Risorama: 30/03
Guritiba: Tucantaconto! 28/03
Mostra: Desalinho - 30/03, Nômades, Beije minha lápide, Double Rite - Os dois dias, Drummond - 28/03, Ensaio para um adeus inesperado - 29/03
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news