Oficina Verde tem nova data e local
A palestra "Construções Sustentáveis" foi transferida para o dia 21 de janeiro, das 14h30 às 17h30, e ocorrerá no Auditório Londrina no Memorial de Curitiba. A atividade voltada à conscientização ambiental faz parte da 33ª Oficina de Música de Curitiba e reunirá dois arquitetos que darão dicas de pequenas ações para deixar o ambiente doméstico mais sustentável e saudável. A palestra é aberta ao público em gera e a entrada é gratuita.A utilização racional da água, as possibilidades de aproveitamento da água da chuva, a reciclagem de materiais, os meios ecológicos de garantir o equilíbrio térmico da residência, como evitar o uso de materiais tóxicos na construção e nos acabamentos e a radiação de aparelhos domésticos e eletrônicos, entre outros temas, serão abordados pelos arquitetos Adriane Cordoni Savi e Ormy Leocádio Hutner Júnior.
“A opção pela arquitetura bioclimática reduz os gastos com energia e garante o conforto térmico da residência sem a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores”, exemplifica Ormy Júnior. Segundo o arquiteto, mudanças de hábito e certos cuidados ajudam a reduzir a poluição eletromagnética dentro de casa. Esse tipo de poluição, que também pode gerar problemas de saúde, está presente em equipamentos como televisores, computadores, celulares, fornos de micro-ondas e lâmpadas.
“O intuito é mostrar que todos podem incorporar às suas vidas atitudes sustentáveis, podem disseminar esse conhecimento e entender um pouco mais do atual cenário, com noções básicas de sustentabilidade aplicada à construção civil. São dicas para deixar sua casa mais saudável e ajudar a preservar o meio ambiente”, explicam os arquitetos.
Além da palestra, a Oficina Verde promoverá um curso prático de Jardinagem Biodiversa, nos dias 23 e 24 de janeiro, na Praça de Bolso do Ciclista (R. São Francisco esquina com R. Presidente Farias – Centro), orientado por Ademar da Silva Brasileiro (Mago Brasileiro).
De acordo com a coordenadora da Oficina Verde, Márcia Squiba, essas iniciativas mostram que a música pode ser uma aliada da ecologia. Márcia adianta que muitos dos materiais utilizados durante o festival, como papéis e banners, também serão encaminhados para reciclagem, como forma de minimizar o impacto da Oficina de Música no meio ambiente.
Serviço:
33ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina Verde
Palestra “Construções Sustentáveis”
Local: Auditório Londrina – Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
Data: 21 de janeiro de 2015 (quarta-feira), das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)
Curso prático “Jardinagem Biodiversa”
Local: Praça de Bolso do Ciclista – R. São Francisco, esquina com R. Presidente Farias – Centro
Datas: 23 e 24 de janeiro de 2015, das 16h às 18h
Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)
VERÃO COM FLORES E PLANTAS
Confira as dicas da arquiteta Loren Pupo, da Hafil Inc, para decorar a casa ou escritório
Sabemos que uma casa ou escritório ganha muito mais vida quando tem plantas e flores como parte da decoração. Muitas vezes o difícil é saber o que escolher. A arquiteta da incorporadora Hafil Inc, Loren Fabro Pupo, tem ótimas dicas para diferentes perfis de imóvel, conforme incidência de sol nos ambientes, época de floração e função da vegetação – se irá forrar ou delimitar áreas de circulação, produzir sombra, refrescar ambientes internos ou apenas ornamentar.
Para um jardim externo ou floreiras, as espécies com floração são ideais. A arquiteta sugere margarida-amarela, crista plumosa, azaleia, gardênia, agapanto, falso-íris, bulbine, gerânio e moreia. Se for para cultivo em vasos: orquídea chuva-de-ouro, véu-de-noiva e lavanda. “Elas resistem bem ao tempo seco e gostam de frio leve.”
Em espaços internos, a solução é optar por exemplares que necessitam uma menor quantidade de iluminação natural, podendo ser inclusive difusa, para a vivacidade das folhas: pata-de-elefante, iuca, lança-de-são-jorge, zamioculca, pleomele, areca-bambu, asplênio, bromélia, figueira-lira, pacova e licuala. “Escolha espécies com folhas mais escuras, pois elas têm melhor capacidade de absorção de luz, o que é importante se o ambiente não tem muita luminosidade”, diz Loren. Para ter um ambiente mais atraente, ela sugere mesclar vasos de diferentes tamanhos e texturas.
Se a correria do dia a dia é grande e o tempo é curto, suculentas e cactos são uma opção de pouca manutenção. A flor-de-outubro e a ripsális, por exemplo, precisam de rega somente a cada sete dias no verão. Outra espécie resistente é a espada-de-são-jorge, que não exige regas frequentes, multiplica-se com facilidade e tem diversas variedades de folhas.
Serviço:
Facebook.com.br/HafilInc
Momento especial com neve artificial marcam a pré de Pinguins de Madagascar neste sábado (10) no IMAX Palladium
Evento, com a participação dos Pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, levou diversão ao hall de entrada do cinema
Curitiba, 13/01/2015 – O IMAX Palladium presenteou seus clientes com um evento especial, que contou com a participação dos Pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, na pré-estreia da animação Pinguins de Madagascar, neste sábado (10). Os personagens recepcionaram os convidados no hall de entrada do cinema. O IMAX Palladium foi o único cinema na cidade a exibir a pré-estreia, a estreia oficial do filme Pinguins de Madagascar está programa para o dia 15/1. Os personagens pertencem ao Parque Beto Carreiro World e são licenciados pela Dreamwork, distribuidora da animação.
Os criadores de Madagascar produziram, em 3D, um filme especial para os Pinguins que, desta vez, têm a missão de salvar o mundo, impedindo que o Dr. Octavius Brine tome conta do Planeta. Juntos, eles vão formar uma tropa de elite do bem, com a proteção especial do Vento do Norte, uma força tarefa secreta.
“Assim como sugere o filme, o público pôde conferir muita diversão no IMAX. Capitão, Kowalski, Rico e Recruta interagiram e tiraram fotos as com as crianças” destaca o gerente do IMAX Pallaldium, Edson Garcia. “É muito gratificante proporcionar um evento como esse, pois, com esse clima, a criança entra na sala de exibição se sentindo parte da história, conforme propõe a sala do IMAX Palladium, uma imersão total à história”, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário