sábado, 6 de dezembro de 2014
Em prol de vítimas da Aids
Cidadão Gastronômico / Gastronomia em Destaque
Reginaldo Leme no Alfredo´s Gallery
Apresentador Reginaldo Leme é recepcionado pelo sócio do Restaurante Alfredo´s Gallery, Celso Tauscheck.
O jornalista da TV Globo, especializado em corridas de Fórmula 1, veio jantar acompanhado de alguns pilotos da Stock Car na última sexta-feira (dia 28).
Conhecedor da versão italiana do restaurante, ficou impressionado. Nas palavras dele: "Depois de conhecer o original e alguns poucos espalhados pelo mundo, o prazer de degustar o verdadeiro fettuccine Alfredo em meu país é motivo de grande alegria".
Bruno Bertani – Cidadão Gastronômico
Na escrita com Mariângela Salomão \ Era uma vez...
Era uma vez...Era uma vez uma menina que sonhava com seu príncipe encantado... Sugestionada pelas estórias ouvidas, o imaginava perfeito. Cresceu e foi constatando que príncipes não existiam, por mais que o tenha desenhado algumas vezes em alguns moços, que sentia ter perspectiva para tal. Homens vestidos com roupas comuns, com barba por fazer, sentindo frio, fome e carências foram sendo sobrepostos à imagem do príncipe, para ela, que até acreditou que poderia ser uma princesa. Castelos foram substituídos por carnê de prestação, cavalo branco por um carro que muitas vezes furava o pneu, e as vidraças transparentes aonde imaginou que se poria a esperar o príncipe, toda semana precisavam ser limpas. E assim, entre tantas outras realidades seguiu a vida... Encontrou seu par amoroso, cumpriu a história afetiva pela qual foi preparada, teve filhos que choram, fazem necessidades fisiológicas, tem fome e sede. Além de não ter o cavalo conduzido pelo príncipe, adaptou seu carro as crianças, colocando cadeirinhas apropriadas à eles. Trabalhou, estudou, ganhou seu próprio dinheiro, contribuiu para os carnês estarem em dia, e se aposentou. Vieram netos e com mais tempo livre pode contar estórias sentada na sua poltrona, com uma bacia de pipoca feita na panela. Deixa o vovô ( príncipe aposentado ) levar os netos ao futebol, e para suas netas, conta estórias de princesas e príncipes encantados, com a consciência, que o sonho é o patamar para a realidade!!!
![]() |
mariangelasalomao@hotmail.com |
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Música eletrônica X Disco Dance = Baladas
“Neste sábado, dia 06 de dezembro, a cidade será palco para um dos maiores festivais de música eletrônica do Brasil, que completa 10 anos e mescla música, diversão, cultura e entretenimento dentro de um inusitado parque de diversões ao ar livre. O evento será realizado na Fazenda Campo Verde”.
![]() |
Playground é o festival de música que mais cresce no Brasil |
![]() |
Anuncie Aqui |
.jpg)
News da Hora \ DESIGNER \ TENDENCIA \ CRIATIVIDADE
![]() |
Anuncie Aqui sua Empresa |
![]() |
Anuncie Aqui sua Empresa |

![]() |
Anuncie Aqui sua Empresa |
A Celmar é referência no setor de móveis planejados, sendo que a qualidade de seus produtos está associada à matéria-prima, além da alta tecnologia implantada na fabricação dos móveis. O diferencial da Celmar by Carlos Tietjen é unir a credibilidade e qualidade aprovada dos móveis planejados com o talento do arquiteto e sócio- proprietário Carlos Tietjen em todos os projetos, pois além do mobiliário, ele especifica toda a personalização dos ambientes.
![]() |
Anuncie Aqui sua Empresa |
Contemporaneidade
![]() |
Abstracionismo |
Com mais de 220 obras no estilo abstracionista, Alexandre de Paula comemora em 2014 seus 25 anos criando obras do gênero. Produtor de sua própria expressão, ele utiliza técnicas que envolvem a tinta acrílica e automotiva, além de peças metálicas que funcionam como elo entre sombras e relevo. Com o devido domínio das cores, o resultado é uma arte pura, mas não menos intrigante.
Para deixar o ambiente hospitalar mais ameno, o VITA Batel promove a arte brasileira. A exposição de Alexandre de Paula faz parte do projeto cultural do hospital que tem por objetivo promover mostras e exposições para oportunizar uma visão sobre as artes visuais. A entrada é franca.
Serviço:
Exposição "Nas entrelinhas", obras de Alexandre de Paula.
Quando: de segunda-feira a domingo, das 8 às 18h.
Onde: Hospital VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada gratuita
News / Sugestão de Presentes para o Natal
![]() |
Anuncie Aqui |

Grife do Papel
Juliana Fernandes - (41) 9601-4889
www.facebook.com/grifedopapel
grifedopapel@gmail.com
Cidadão Gastronômico / Pizza na Pedra oferece opções para o verão / Por Bruno Bertani
Pizza na Pedra oferece opções para o verão
O verão começa apenas no dia 21 de dezembro, mas a Pizza na Pedra já tem no seu cardápio opções para a época mais quente do ano. Refeições leves e saudáveis combinam perfeitamente com o período e a variedade oferecida pela Pizza na Pedra promete agradar ao seu paladar. A primeira sugestão é escolher uma das saladas do restaurante. Entre as mais pedidas, a Salada Caesar leva alface americana, tomate cereja, finas fatias de peito de frango grelhado, parmesão, cubinhos de croutons e molho Caesar. Mas se você não consegue ficar longe das famosas pizzas, nada melhor do que optar pela massa integral que é oferecida, que pode ser acompanhada por qualquer sabor. A dica é a Pizza Vegetariana, com molho de tomate, brócolis, alho, mozzarella, palmito, tomate cereja, champignon, parmesão e orégano.
Após a refeição, fique de olho nas opções de sobremesa. Sorvete ao Forno, Frutas em Calda, Petit Gateau, Papaia ao Sorvete, entre outros. A Papaia ao Sorvete leva mamão papaia com sorvete de creme, chantilly e licor de cassis.
Serviço:
Pizza na Pedra
Rua Conselheiro Carrão, 397 - Juvevê, Curitiba – PR
Reservas: (41) 3434-4588
Delivery: (41) 3434-3711
WhatsApp Delivery: (41) 9735-5915
Bruno Bertani – Cidadão Gastronômico
Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani
Livro resgata história de bares e restaurantes de Curitiba
Obra retrata as origens da cultura gastronômica de Curitiba e revive a memória de familiares e frequentadores dos estabelecimentos que acrescentaram sabor a um dos prazeres mais apreciados pelos curitibanos.
No próximo dia 10 de dezembro, acontece o lançamento – em evento fechado para convidados - do livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba - Memória do Gosto”, publicação que resgata memórias relacionadas à cultura gastronômica da capital paranaense. Com realização da CANAL/mkt e da importadora Porto a Porto, o livro tem como fio condutor a história que passa pelas mesas de mais de 40 bares e restaurantes, tendo como pano de fundo o contexto histórico e social da cidade em diferentes períodos. A diretora editorial Rafaella Malucelli faz questão de ressaltar que essa não é uma pesquisa fechada. “Iniciamos esse projeto com 24 locais definidos pelo conselho editorial. No entanto, o trabalho ganhou corpo e vida própria, então esse número aumentou muito e alguns estabelecimentos aparecem com mais destaque e outros são apenas citados”, justifica.
O ambicioso projeto contou com um time de consultores para fundamentar a pesquisa, entre eles, os empresários Pedro Corrêa de Oliveira e Aldo Malucelli, o enófilo e colunista da Gazeta do Povo e Revista Gosto, Guilherme Rodrigues e a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak. “No início do projeto tivemos o privilégio de ter entre os idealizadores o falecido Professor Carlos Antunes, que desenvolveu uma bela trajetória à frente do Grupo de Estudos em História e Cultura da Alimentação na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Seu trabalho foi assumido pelas alunas Sabrina Demozzi e Mariana Corção”, comenta o diretor da CANAL/mkt, Aldo Malucelli.
Apesar de muito ter se perdido no tempo, a diretora editorial conta que nas entrevistas realizadas com frequentadores e familiares, foi possível descobrir o que ainda está cravado no coração de todos que fizeram parte dessa história. “Nessa obra, o leitor terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por estabelecimentos que representam muito mais que um local para fazer uma refeição, foram pontos de encontros de amigos e ambientes para ver e ser visto”.
Para Pedro Corrêa de Oliveira, a miscelânea de culturas e pessoas de diferentes origens que aqui passaram, principalmente após a construção da estrada de ferro Paranaguá - Curitiba, fez de Curitiba um grande caldeirão gastronômico. “Além da comida caseira que observamos ser servida no dia a dia de bares, no começo do século XX, vemos inúmeros pratos e ingredientes de origens estrangeiras que aqui se tornaram parte do menu curitibano”, ressalta o diretor da importadora Porto a Porto.
Por consequência dos fatos, ao longo do trabalho de pesquisa, que durou cerca de um ano, o livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba” também assumiu o status de homenagem ao professor Carlos Antunes e ao saudoso Luiz Alfredo Malucelli – pai de um dos idealizadores da obra, Aldo Malucelli - que por mais de duas décadas foi colunista de gastronomia em importantes publicações locais e nacionais.
SOBRE O LIVRO
Com pesquisa da Doutora em História e Cultura da Alimentação, Mariana Corção, e da Mestre em História e Cultura da Alimentação, Sabrina Demozzi, o livro é dividido em três partes. A primeira, “Da mesa das casas à convivência social. A vida curitibana que passa pelos bares e restaurantes da cidade”, conta o surgimento das primeiras casas de pasto – casas de família que abriam suas portas para servir refeições aos transeuntes, até o conceito de restaurante passar a ser utilizado em larga escala no Brasil e em Curitiba. Nesta parte observa-se a transição do papel de bares e restaurantes como ambientes de alimentação para ambientes de sociabilização, com regras e hábitos próprios. Aí aparecem o Bar Paraná, Restaurante Rio Branco, Vagão do Armistício, O Embaixador, Bar Palácio, Bar Stuart, entre outros, passando pela origem da restauração mais sofisticada com a modernidade do Restaurante do Grande Hotel Moderno, Restaurante Ile de France e Restaurante Nino.
Na segunda parte intitulada “Culinária herdada: a influência estrangeira e a ascensão dos restaurantes típicos”, os imigrantes e sua contribuição para a mesa curitibana são mostrados. Seja nos novos pratos e ingredientes que implantaram, seja na maneira de cultivar alimentos e preparar a comida, essa diversidade já se misturou e virou um só menu curitibano. Essa história e alguns restaurantes que representam essas culinárias estampam a segunda parte do livro.
Para finalizar, a terceira parte “Da culinária à alta gastronomia” fala do surgimento da cozinha internacional na cidade, das representações mais sofisticadas de alguns restaurantes e, por fim, da introdução da alta gastronomia em Curitiba.
Uma leitura imprescindível para os amantes dos sabores curitibanos e da gastronomia brasileira. Com realização da CANAL/mkt e do Ministério da Cultura, o livro (aprovado pela Lei Rouanet), “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba - Memória do Gosto” tem o patrocínio da Porto a Porto Importação e Exportação, da Divesa, Gelopar e Logpar. O apoio é da Gazeta do Povo.
Serviço:
Lançamento do livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba - Memória do Gosto”
Data: 10/12/14
Ponto de venda da obra: principais livrarias de Curitiba.
Preço: R$ 68,00
Bruno Bertani – Cidadão Gastronômico
contato@cidadaogastronomico.com.br
Celebridades
![]() |
Luana Piovani |
Criolipólise e PowerShape Plataform são os mais comentados e mostrados pelas celebridades
![]() |
Lala Noleto |
Natal Avenida \ Natal Castelo .
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Agenda
![]() |
AGENDA\DANÇA DE SALÃO |