Festival Internacional de Linguagem
Eletrônica chega a Curitiba
Curitiba
recebe uma exposição do File, propondo um
novo olhar para arte contemporânea. Evento é considerado o maior da
arte digital da América Latina e será de 9 de novembro a 7 de dezembro na Fiep
Curitiba
recebe, pela primeira vez, de 9 de novembro a 7de dezembro, uma exposição do Festival
Internacional de Linguagem Eletrônica (File), considerado o maior acontecimento
de arte digital na América Latina. As atividades gratuitas serão no Centro
Cultural Sistema Fiep.
Criado
em 2000, por dois brasileiros, Paula Perissinotto e
Ricardo Barreto, o File é uma plataforma interdisciplinar internacional que
incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das
artes e das tecnologias. O Festival está conectado à rede mundial das
importantes produções do gênero.
Linguagem
Eletrônica chega a Curitiba
Para esta edição, o File
Curitiba 2014 terá um recorte de projetos do Brasil, Canadá, França, Bélgica,
Grécia, Alemanha, Japão, Argentina, Taiwan, Colômbia, Reino Unido, Polônia,
Dinamarca, Suécia, República Tcheca e Estados Unidos. O público participará através
de tablets, instalações interativas “Arart” e “Stary night”, lupas, instalação
“Simulacra”, microfone e instalação “Fala”. Outra forma divertida de participar
é deitando num robô tátil, na obra “Martela”, além de jogos do File Games e
animações do File Anima+.
Estrutura - o Festival acontece em São Paulo há 15
anos e no Rio de Janeiro desde 2006. Em 2014 o File ocorreu em Belo Horizonte,
Rio de Janeiro e São Paulo e reuniu 30 mil pessoas. Para organizá-lo anualmente,
é aberto um edital que recebe propostas de vários países. Na chamada de 2014
foram enviadas 855 propostas de 42 países que participaram do evento em São
Paulo.
Para Curitiba virão
cinco instalações interativas, quatro File Games e três File Anima+. “Fizemos um
recorte das obras exibidas pelo Festival e que cabiam no contexto que queríamos
propor, de um novo olhar de e sobre uma exposição de arte contemporânea”, diz
Paula Perissinotto.
Segundo ela, o
objetivo a partir de agora é incluir Curitiba no calendário anual do File.
“Apenas com a continuidade do evento se tem a fidelização do público e se faz a
inclusão deste novo olhar estético proporcionado pelas ferramentas digitais”.
Além de Paula
Perissinotto, Ricardo Barreto também faz a curadoria das obras de arte e
instalações. Raquel Fukuda responde pela curadoria das animações (File Anima+)
e Anita Cavaleiro faz curadoria do File Games.
O File tem no currículo intervenções expositivas feitas na
Trienal de Luanda, no Festival da Criatividade, em Florença, e no Brasil
Contemporâneo, em Roterdã.
“O público do File
é eclético. Na faixa etária, agrada pais, filhos jovens, crianças e avós. Entre
os profissionais, encanta estudantes de design, arte, arquitetura, design
de interação, design de jogos e produtores de animação. Mas caso você não seja
de nenhuma destas áreas, vai gostar da mesma maneira”, afirma Barreto.
O File apresentou pela
primeira vez no Brasil, Estados Unidos e Japão a tecnologia 4K, projeção de
filmes em altíssima definição, e a primeira transmissão em tempo real de um
filme 4K. Foi responsável ainda pela visita inédita ao Brasil, em 2005, do
pesquisador americano Ted Nelson, criador do nome e da ideia de hipertexto e
hipermídia.
O File é uma realização Fiep,
Senai, Sesi, IEL, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural
de Curitiba e Corrente Cultural.
Programação
INSTALAÇÕES INTERATIVAS
Karina
Smigla-Bobinski – SIMULACRA – Alemanha
Em
“SIMULACRA”, ao segurar uma lente de aumento diante do monitor, subitamente
surgem imagens de mãos, pés e longos cabelos negros. A artista retirou a
película polarizadora do monitor e a transferiu para as lentes de aumento. Por
isso, as imagens só podem ser percebidas através das lentes.
Petros Vrellis - Starry Night – Grécia
"Starry Night", animação
interativa baseada na obra-prima de Van Gogh "Noite Estrelada". Os
fluxos icônicos da pintura original ganham vida por meio de animação. O
espectador interage com a pintura, alterando os fluxos ao tocá-la. Toda
influência é temporária e, gradualmente, a animação volta a estado original. A
trilha sonora ao fundo também reage ao fluxo.
“Fala” é uma máquina de falar
autônoma e interativa pela qual humanos falam com máquinas, e máquinas falam
com máquinas. Máquinas ouvem humanos e humanos ouvem máquinas numa conversa
gerada por sinônimos, proximidades de significado e semelhanças fonéticas. Na
instalação, um microfone faz a interface com um “coro” de 40 celulares,
possibilitando ver e ouvir a conversa ‘maquínica’.
Ricardo Barreto &
Maria Hsu – Martela – Brasil
“Martela” é um robô tátil formado por 27 motores. Cada motor
corresponde a uma unidade tátil que possibilita tocar o corpo com várias intensidades,
combinações, direções e ritmos, segundo uma composição. Há uma notação que
permite a execução repetidas vezes, assim como também é possível fazer uma
gravação direta no computador da máquina tátil. É um instrumento de
Tactila, uma forma de arte cujo meio é o "tato-toque". O toque
no corpo do usuário cria situações agradáveis ou de conflito.
Takeshi Mukai, Kei Shiratori & Younghyo Bak – ARART – Japão
“ARART”
é um aplicativo que dá vida a objetos. Ele liga a realidade às expressões
provenientes de dispositivos móveis, acrescentando novas histórias e valores ao
ambiente real.
FILE GAMES
O FILE Games reúne games de
estúdios independentes, produções de grandes desenvolvedores e instalações de
vários países. Os games selecionados são diversos, mas têm como ponto em comum
a relação com a arte, seja por meio de inovações tecnológicas, gráficos ou
jogabilidade.
Ed Key & David Kanaga – Proteus – Estados Unidos
“Proteus” é um jogo
sobre exploração e imersão em um mundo onírico parecido com uma ilha no qual a
trilha sonora é criada por seus ambientes. Apresentado e controlado como um
atirador clássico na primeira pessoa, o meio básico de interação é simplesmente
a presença no mundo. As ilhas geradas no processo abrigam criaturas naturais e
imaginárias, vales tranquilos e ruínas com poderes mágicos.
Minority Media Inc. – Papo & Yo – Canadá
“Papo & Yo” é a história do menino Quico e de seu melhor
amigo, Monstro, uma fera enorme com dentes afiados, mas isto não impede Quico
de brincar com ele. Monstro, porém, tem um problema: o vício em rãs venenosas.
Basta ver uma rã pulando que ele se transforma tomado por uma ira violenta, que
põe todos em risco, inclusive Quico. Mesmo assim, Quico ama Monstro e quer
salvá-lo.
Queasy
Games & I Am Robot and Proud – Sound Shapes – Canadá
Plataforma musical na qual tudo produz música. Apresentando
músicas de Beck, Deadmau5, Jim Guthrie, com gráficos de Capy, Superbrother,
Pixeljam e Pyramid Attack.
Right
Square Bracket Left Square Bracket Games – Dad – Canadá
Experimente uma sobrecarga sensorial alucinante e
psicodélica com “Dyad”! Embarque em uma jornada interativa transformadora
através da campanha Modo de Jogo de “Dyad” e prepare-se para as variações
táticas enlouquecedoras do Modo Troféu servidas para apenas os
mais habilidosos. Ouopte por sentar-se e relaxar com o modo Remix alucinógeno
de “Dyad”. Transcendência espera!
E também:
Amanita Design s.r.o. – Botanicula – República Tcheca
E McNeill – Auralux – Estados Unidos
Nyamyam – Tengami – Reino Unido
Nyamyam – Tengami – Reino Unido
Playdead – Limbo iOS
– Dinamarca
Simogo – Year Walk – Suécia
Simogo – Year Walk – Suécia
ustwogames – Monument Valley – Reino Unido
FILE ANIMA+
FILE Anima+ apresenta diferentes gêneros de animação, que
incluem curtas e longas-metragens experimentais até filmes de grandes estúdios,
inclusive animações interativas.
Gabriel Kempers – The Me Bird – Brasil
“The Me Bird”, livre interpretação do poema de Pablo Neruda.
As molduras como jaula e o passado como fardo servem de pano de fundo para a
história de uma bailarina em sua jornada rumo à liberdade.
Ludo Gavillet – Monsterbox –
França
Uma menininha entra em uma floricultura onde há um velho
rabugento. Porém, ela não está lá para comprar, e sim para procurar casinhas
para os monstros.
Mélanie Tourneur – Animal –
Bélgica
Esta é a história sobre um jovem raposo e uma peque na
coruja, em uma floresta azul escura, que estão aprendendo um sobre o outro.
Eles começam a brincar, mas o instinto de animal é forte neste jogo de
esconde-esconde.
E ainda:
Celia Riviere – L’Odyssée du feu sacré – França
Dawn Brown – House
of Monsters – Estados Unidos
Fernando Maldonado
& Jorge Tereso – Shave It – Argentina
Henrique Barone – The Man Who Saw a Boat – Brasil
Henning Lederer – Numb – Alemanha
Joanna Lurie – The Silence Beneath the Bark – França
Henrique Barone – The Man Who Saw a Boat – Brasil
Henning Lederer – Numb – Alemanha
Joanna Lurie – The Silence Beneath the Bark – França
Katie Cropper – The
Productive Anijam – Estados Unidos
Marie Vieleville – Soeur et Frère – França
Martin Brunet, Alex Vial, Leslie Martin & Matthieu Garcia – OZO – França
Mélanie Tourneur – Premieres Plumes – Bélgica
Nadav Arbel – Common Is the Sense – Israel
Renata Gąsiorowska – Birthday – Polônia
Rhiannon Evans – Heartstrings – Reino Unido
Marie Vieleville – Soeur et Frère – França
Martin Brunet, Alex Vial, Leslie Martin & Matthieu Garcia – OZO – França
Mélanie Tourneur – Premieres Plumes – Bélgica
Nadav Arbel – Common Is the Sense – Israel
Renata Gąsiorowska – Birthday – Polônia
Rhiannon Evans – Heartstrings – Reino Unido
Ricardo Renna – The Final Straw – Estados Unidos
Robert Wallace – Dead Head – Estados Unidos
Rosana Urbes – Guida – Brasil
Ryan Mauskopf – Professor Soap: Chapter One – Estados Unidos
Ryan Mauskopf – Spacetime Fabric Softener – Estados Unidos
Simón Wilches – Semáforo – Colômbia
Wesley Rodrigues – Viagem na chuva – Brasil
Ya-Ting Yu – Out of Sight – Taiwan
Robert Wallace – Dead Head – Estados Unidos
Rosana Urbes – Guida – Brasil
Ryan Mauskopf – Professor Soap: Chapter One – Estados Unidos
Ryan Mauskopf – Spacetime Fabric Softener – Estados Unidos
Simón Wilches – Semáforo – Colômbia
Wesley Rodrigues – Viagem na chuva – Brasil
Ya-Ting Yu – Out of Sight – Taiwan
Ficha técnica File Curitiba 2014
concepção e organização / conception and organization
Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
gerência administrativa / administrative management
Fabiana Krepel
coordenação do educativo / educational coordination
Eliane Weizmann
coordenação de conteúdo / content coordination
Fernanda Albuquerque de Almeida
assistente de coordenação de conteúdo / content coordination assistant
Ana Bacaro
produção de conteúdo web / web content production
Maria Luisa Vieira e Maiara Armelin Leite
coordenação do file anima+ / file anima+ coordination
Raquel Olivia Fukuda
coordenação do file games / file games coordination
Anita Cavaleiro
concepção e organização / conception and organization
Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
gerência administrativa / administrative management
Fabiana Krepel
coordenação do educativo / educational coordination
Eliane Weizmann
coordenação de conteúdo / content coordination
Fernanda Albuquerque de Almeida
assistente de coordenação de conteúdo / content coordination assistant
Ana Bacaro
produção de conteúdo web / web content production
Maria Luisa Vieira e Maiara Armelin Leite
coordenação do file anima+ / file anima+ coordination
Raquel Olivia Fukuda
coordenação do file games / file games coordination
Anita Cavaleiro
projeto de arquitetura / architectural project
Ana Carla Magna
identidade visual e projeto gráfico / visual identity and graphic design
Estúdio Quadradão: Andrea Ribeiro e Leandro Lopes
produção executiva / executive production
Renata Passos
tradução e revisão translation and proofreading
Rafael Farinaccio e Thaïs Costa
audiovisual
IMAGES
assistente de produção / production assistant
Bruno Zanotti
elétrica e iluminação / electrical and lighting
Luiz Gonzaga
mediadores / educational mediators
Ana Luiza Drischel Costa Lima, Cristina de Araujo
Rosa, Patrícia Martins Ambok Santos e Pedro Ivo
Assessoria de Imprensa / Press (Curitiba)
Marialda G. Pereira
Serviço
Festival Internacional de Linguagem (File)
De
9 de novembro a 7 de dezembro de 2014
Quarta
a domingo, das 10h às 18h
Entrada
gratuita
Centro
Cultural Sistema Fiep
Av.
Cândido de Abreu, 200
Centro
Cívico – Curitiba/PR
File - Electronic Language International Festival - presents the art
and technology exhibition "FILE Curitiba 2014" with interactive
installations, games and animation films at Centro Cultural Sistema Fiep, in
Curitiba, from November 9th to December 7th.
For the past 15 years, FILE promotes exhibitions, workshops and
gatherings that seek to investigate the appropriations of the technologic media
– as computer and games – in artistic accomplishments. With annual exhibitions
in São Paulo, editions in Rio de Janeiro and Belo Horizonte, in addition to
participations in international events, FILE is the biggest digital art event
in Latin America.
In this exhibition, the public from Curitiba has the opportunity to know
part of the recent production of electronic and digital art that has been made
internationally, through a cutout of the full editions of FILE, that happen
annually in São Paulo and bring together about 400 works from 40 different
countries.
Attendance:
Electronic Language International Festival (File)
November 9th to December 7th 2014
From Wednesday to Sunday, from 10 AM to 6 PM
Free
Centro Cultural Sistema Fiep
Av. Cândido de
Abreu, 200
Centro Cívico –
Curitiba/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário