Festival literário traz pela primeira vez a Curitiba o cantaor espanhol Manuel Lorente acompanhado do guitarrista
Raúl Mannola e da bailarina Eleonora Bayaz. Espetáculo será no dia 30 de outubro, na Capela Santa Maria
Curitiba O Litercultura – Festival Literário de Curitiba – chega, no dia 30 de outubro, ao seu terceiro e penúltimo capítulo de 2014. E, exercendo o princípio de ser um evento multiartístico, apresenta aos curitibanos espetáculo inédito de poesia, música e dança flamenca com o canteor (cantor) espanhol Manuel Lorente acompanhado do guitarrista Raúl Mannola e da bailarina Eleonora Bayaz. O recital será na Capela Santa Maria, a partir das 19h30, com ingressos gratuitos a serem retirados a partir do dia 13 de outubro na bilheteria do espaço.
Eleonora Bayaz |
Manuel Lorente é um dos nomes mais importantes e originais entre os cantaores profissionais de flamenco da atualidade. Nascido no meio mais tradicional desse gênero – Granada, na Andaluzia (região Sul da Espanha) - , ele é também antropólogo e um grande conhecedor da cultura musical que exerce. Na sua apresentação mostrará a riqueza e a variedade dos estilos de flamenco, num repertório que inclui seguiriyas, fandangos, soleares, malagueñas, tangos, martinetes, e vários outros. O recital será antecedido de uma palestra a respeito da cultura flamenca e da poesía nesse contexto.
O show terá o acompanhamento musical do violonista argentino Raúl Mannola, pesquisador, professor de violão flamenco no Conservatório de Madrid e autor de nove gravações discográficas dedicadas ao jazz, ao flamenco fusão e ao flamenco tradicional. Em sua forma de tocar destaca-se a facilidade para a melodia e a composição, e a sonoridade profunda, limpa e muito flamenca. A outra convidada especial da noite é a bailarina Eleonora Bayaz, que levará ao palco a sensualidade e exuberância da dança flamenca. Em sua dança destacam-se a força, a beleza, o ritmo e um sentimento profundo.
Manuel Lorente \ Raúl Mannola |
Viagem em capítulos
+ Litercultura
O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Em sua segunda edição, o festival ganha o formato de capítulos. Em 2014 serão quatro até novembro. O primeiro, realizado em maio, teve como tema Cultura e Futebol, trazendo a Curitiba grandes nomes da literatura e da crônica esportiva.
Em agosto, o premiado escritor português Valter Hugo Mãe proferiu a palestra Simplesmente Humano para uma plateia que, fascinada, lotou a Capela Santa Maria. A participação desde que é um dos grandes autores vivos da língua portuguesa já é um marco no festival.
Para o capítulo final, em novembro, o Litercultura contará igualmente com grandes nomes. Entre os confirmados, estão o escritor português Almeida Faria, José Castello, Antonio Skarmeta e Deyan Sudjic, diretor do Museu de Design de Londres e uma das figuras mais importantes da teoria da arquitetura na atualidade. Em breve, a direção do festival divulgará o programa completo do último capítulo, que promete encerrar o Litercultura 2014 com a mesma qualidade.
|
Serviço
Litercultura 2014 – Terceiro capítulo
Recital de música e poesia flamenca com Manuel Lorente e convidados
Dia 30 de outubro de 2014 | 19h30
Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingressos gratuitos com retirada a partir de 13 de outubro na bilheteria da Capela Santa Maria. Limite de dois ingressos por pessoa.
Apresentação: Volvo e Itaú
Apoio: O Boticário
Nenhum comentário:
Postar um comentário