Páginas

Páginas

Páginas

Páginashttps://100fronteiras.com/homenagem/noticia/um-adeus-a-empresaria-elaine-caus/

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cometa Halley

Chuva de Meteoros do Cometa Halley

FTD Digital Arena vai mostrar, em sessão de Planetário Digital, o fenômeno que acontece até o dia 29 de outubro no universo
 
In 1986, Halley's Comet passed and left a trail of dust in the sky. Now, the Earth approaches this region and from 19 to 29 October, anyone who looks at the sky in locations away from the light, you will see a Meteor formed from the dust of the comet that returns every 76 years to inner regions of the Solar System.

Em 1986, o Cometa Halley passou e deixou um rastro de poeira no céu. Agora, a Terra se aproxima desta região e, de 19 a 29 de outubro, quem olhar para o céu, em locais afastados da luminosidade, poderá ver uma Chuva de Meteoros formada a partir da poeira do cometa que, a cada 76 anos retorna às regiões internas do Sistema Solar.

Para quem está em Curitiba e tem vontade de ver este espetáculo de perto, o Planetário Digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR, vai apresentar a “Chuva de Meteoros do Cometa Halley” nos dias 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11, às 16h, dentro da sessão de planetário digital “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”, mediada pelo físico e professor de Astronomia, professor João Carlos de Oliveira.

“Nesta época do ano, a Terra atravessa a região do espaço que apresenta grande concentração de poeira deixada pelo Cometa Halley. O ponto de referência para observação é a constelação de Órion, por isso, essa chuva é chamada de Oriónida e, durante o fenômeno, poderão ser observados até 20 meteoros por hora”, explica o professor João Carlos de Oliveira, responsável pelas atividades de planetário digital do FTD Digital Arena.

O Cometa Halley retorna às regiões do Sistema Solar a cada 76 anos, aproximadamente. A próxima aparição está prevista para 2061, com possibilidade de visualização em praticamente todo o planeta.

“As partículas de poeira deixadas pelo Cometa ao longo das suas aparições são atraídas pela Terra sempre que esta atravessa a órbita do cometa, o que acontece duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre, no início de maio, tendo o ponto de referência na Constelação de Aquarius dando origem a chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos. A outra acontece geralmente no mês de outubro, com o ponto de origem na Constelação de Órion e, por isso, é chamada de Oriónideas”, explica o professor.

Durante a apresentação “Chuva de Meteoros do Cometa Halley” o professor João Carlos de Oliveira também irá contextualizar sobre a constelação de Órion, conhecida como uma das constelações mais belas e importantes do céu, tendo o seu cinturão formado pelas Três Marias, e por apresentar diversas estrelas brilhantes e muitos objetos celestes como a grande nebulosa de Órion, a mais brilhante de todas as nebulosas visíveis.

Serviço:
Sessão de Planetário Digital “Chuva de Meteoros do Cometa Halley”
Data: 18/10, 25/10, 01/11 e 08/11
Horário: 16h
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)
O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.
Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho)
Informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br


__________________________________


Personalizado
www.jsaudiovideo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news