160 g de arroz (arbório, carnaroli ou vialone nano)
800 ml, em média, de caldo caseiro (legumes ou galinha)
50 ml de vinho branco seco
50 g de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos
2 col. de sopa de manteiga para refogar
Salsinha
80 g de parmesão ou grana padano (ralado na hora)
30 g de cebola picada (miudinha, menor que o grão do arroz)
Sal e pimenta do moinho a gosto
Em uma panela de fundo grosso, acrescente a manteiga para aquecer, junto com um fio de azeite para não queimar a manteiga;
Adicione a cebola e refogue até ficar transparente, em seguida acrescente o arroz, refogue juntamente com a cebola por alguns minutos. Após, acrescente o vinho e mexa constantemente até o álcool evaporar. Depois aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo quente mantenha-se mexendo, pois assim ajuda a liberação do amido e não deixa os grãos grudarem no fundo da panela (observe que em nenhum momento utilizamos tempero ou condimento, eles só serão usados no final).
Normalmente seu tempo de cocção é em torno 20 a 25 minutos, dependendo do escolhido. Procure sempre experimentar até você achar o ponto em que o grão esteja cozido por fora e “al dente” internamente.
Dica: pegue um grão cozido e com ajuda de uma faca parta ele ao meio, se no meio estiver somente um pontinho branco, o seu risoto está no ponto certo.
Desligue o fogo, acrescente o queijo e a salsinha, em seguida entre com a manteiga gelada, cortada em cubos misture rapidamente para dar brilho. Para finalizar, acerte o sal e acrescente pimenta moída na hora.
Esta é uma receita de risoto branco e a partir desta base você poderá acrescentar o sabor que desejar. Quando for colocar os ingredientes que darão sabor ao seu risoto, normalmente ele serão acrescentados um pouco antes de você acrescentar o parmesão.
Cidadão Gastronômico: contato@cidadaogastronomico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário