Em comemoração ao Dia do Macarrão, resolvi colocar uma receita deliciosa, intensa e com um história intrigante sobre sua origem.
“Penne Alla Puttanesca”
O nome deste prato além de ser provocativo, deixa pressentir sabores fortes e experiências picantes. Prato típico da culinária napolitana, também chamado de “Aulive e Chiapparielli” (azeitonas e alcaparras) tem várias versões sobre sua origem. A mais difundida conta que era um prato servido em bordel de Napoli. Daí o nome “Alla Putanesca” (a moda da prostituta). Este é um molho muito saboroso e intenso, indiferente de toda a história em volta dele, é algo que vale a pena ser experimentado. Esta receita é de fácil preparo, uma ótima sugestão para o final de semana, na minha versão utilizei mini penne.
Ingredientes:
500 g de penne
1/2 xic. de chá de azeite extra virgem
5 dentes de alho picados
50 g de anchovas
100 g de alcaparras
100 g de azeitonas pretas
2 latas de tomates italianos sem pele
1 col. de chá de pimenta dedo-de-moça
1 xic. de chá de salsinha picada
1/2 xic. de manjericão
Sal e pimeta a gosto
Parmesão ralado na hora
Modo de Preparo:
Em uma panela, adicione o azeite, a pimenta dedo-de-moça, o alho e as anchovas para dourar, mexa constantemente para não queimar.
Acrescente as alcaparras e as azeitonas logo em seguida, na sequência, acrescente os tomates, deixe o molho cozinhar em fogo baixo até reduzir.
Cozinhe a pasta al dente, acrescente a pasta ao molho, acerte o sal e a pimenta, adicione a salsinha, o manjericão e para finalizar rale o parmesão na hora.
Cidadão Gastronômico: contato@cidadaogastronomico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário