segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Coluna \ Cidadão Republicano I\ por Cesar Prevedello

Pisando em solo da quarta cidade mais populosa da União Europeia neste exato momento que lhes escrevo, fica impossível não falar sobre política aos amigos que aqui me acompanham, quando estou a respirar a história em Roma, cidade esta que abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C.
Percorrendo a Europa eis que me deparo com inúmeros estilos de governos, sendo que, até o presente momento o que mais chamou a atenção foi quando soube da forma como é organizado o que aqui irei comentar. Um governo onde o Presidente da República, ou similar a tal cargo, tem que pagar um valor mensal para poder desfrutar dos serviços e de toda comodidade do Palácio onde irá residir.
Vamos pensar o simples exemplo sobre o citado acima, o amigo leitor que aqui me acompanha já pensou se o Governador do Estado do Paraná e a Presidente da República pagassem um valor mensal para os cofres públicos para poder residir ou utilizar as regalias que tal cargo vos deixa usar? Essa poderia ser uma transformação na questão de nossa educação política que tanto precisamos. Nada mais justo que o Governador e a Presidente, residam em sua casa particular ou paguem mensalmente, como uma espécie de aluguel, a ocupação do espaço público para poder morar e manter inúmeros funcionários da manutenção dos seus, aos menos, quatro anos de função política.
É necessário lembrar que, não somente pagamos pelas contas do Governador ou da Presidente da República, mas sim, de seus familiares mais próximos que tem direito por lei, em ocupar tais Palácios e todas as regalias que a função de Chefe do Poder Executivo Estadual e Federal vos permite. Aqui cabe uma observação muito importante acerca dos espaços públicos, que neste caso em tela estamos debatendo sobre os Palácios, estes que, às vezes nem o cidadão brasileiro de bem, pode adentrar para ao menos, conhecer.


Em Catedral Sagrada Familia - Barcelona




Que esta ideia de um governo mais justo a todos e não somente aos que “lá em cima” estão olhando o povo brasileiro como simples formigas operárias venham um dia aparecer no horizonte da República Federativa do Brasil e assim, se torne algo real no Brasil que tanto necessita de políticos com “vergonha na cara”.  

Nenhum comentário: