CURSO QUE RETRATA O DIA A DIA DAS COZINHAS PROFISSIONAIS
MOLDA NOVOS CHEFS PARA O MERCADO
Conheça o perfil dos alunos que estão na linha de frente do Master Chef do Espaço Gourmet. Os alunos classificados em primeiro lugar, de cada turma, terão as despesas de passagem e hospedagem pagas pela escola para bidiplomação, no CIA do Napa Valley.
Sim, chef. Uma das expressões mais repetidas numa cozinha profissional - em sinal de compreensão e realização da ordem dada pelo líder do espaço - evidencia que o território das panelas só funciona com perfeição quando cada integrante da equipe respeita e honra as regras ditadas pelo chef.
O bordão, que se tornou refrão no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia (Yes, Chef), mostra porque cada vez mais alunos dos cursos modulares (curso profissional que pode ser realizado no tempo estipulado pelo aluno), se interessam pelo rigor imposto pelo MasterChef e migram para o curso que oferece oportunidade de bidiplomação pelo CIA (The Culinary Institute of America) do Napa Valley.
“Ao que se pode notar, a responsabilidade de um chef é muito grande. Não basta ter talento para cozinhar bem é preciso ter pulso firme e vocação para assumir uma cozinha profissional”, admite o chef Rodrigo do Prado, sócio-diretor e professor do Espaço Gourmet. “O título de chef, que muitos almejam, demanda extrema disciplina, que contempla, entre outros fatores, o cumprimento de horário, aparência impecável e afinco nos estudos”, completa.
Segundo o diretor, a ementa do Master Chef, que se iguala as características exigidas pelo mercado de trabalho, faz com que muitos alunos consigam oportunidades de estágio ou emprego, em restaurantes renomados, ainda durante o curso. “O objetivo deste curso é a capacitação de todos os candidatos nas técnicas clássicas de culinária, de modo a permitir a aquisição de conhecimento acadêmico e prático para dar o pontapé inicial na carreira como chef de cozinha. Os alunos aprovados com média superior a 8,0 conquistam a oportunidade da bidiplomação no Napa Valley. Já os alunos classificados em primeiro lugar, de cada turma, terão as despesas de passagem e hospedagem subsidiadas pela escola”, ressalta.
Alunos da linha de frente
Formado há quatro anos pelo curso modular do Espaço Gourmet, Kauê Henrique Rodrigues, ingressou na primeira turma do Master Chef. “Conclui o modular em dois anos e meio, com 17 anos de idade, e nesse período tive oportunidade de trabalhar em dois restaurantes. Optei pela continuidade no Master Chef por entender que para crescer nessa área era preciso estudar com mais rigor”, declara. Atualmente, Kauê atua na praça de guarnições do restaurante Vindouro e participa de eventos realizados pelo Espaço Gourmet. “A rotina é puxada. Estudo pela manhã e à tarde vou para o restaurante, de onde saio depois da meia-noite. Sonho me tornar um grande Chef e para isso tenho o apoio dos professores e da chef do Vindouro, que estimula meu crescimento profissional”, comemora.
Depois de morar sete anos no exterior, Leandro da Silva Leitão retornou ao Brasil e seguiu o conselho da mãe de fazer da gastronomia sua profissão. “Encontrei no Master Chef, do Espaço Gourmet, o impulso para conquistar uma oportunidade de trabalho. Conquistei uma vaga no restaurante italiano Alessandro & Frederico, onde hoje sou o Chef das Massas. Tenho recebido muitos elogios do gerente, que é italiano e, naturalmente, cobra perfeição na execução do carro-chefe da casa. Tenho me dedicado muito, mas os ensinamentos que tenho recebido na escola são fundamentais para galgar um patamar mais alto no restaurante”.
Samara Moretti, também aluna do Master Chef, é natural de São Paulo e logo que chegou a Curitiba matriculou-se no curso modular do Espaço Gourmet, que concluiu em menos de um ano. “O Master Chef ainda não existia quando conheci a escola, mas achei a proposta extremamente inovadora. Sou formada em Administração de Empresas, mas não cheguei a exercer essa profissão. Gosto mesmo é de cozinhar e trabalhei por mais de nove meses no Mukeka como Garde Manger. Deixei a função por um problema de saúde e, até o final do ano, pretendo me dedicar às demandas do Master Chef. Meu plano consiste em investir num Food Truck”, conta Samara.
Carlos Alberto Kieça é outro aluno do Master Chef que começou sua trajetória no curso modular. “Percebo o modular como um curso para hobby. Minha formação original é na área de administração de empresas e marketing. Quando decidi mudar de vida busquei um curso com enfoque profissional, similar à cobrança que encontramos no mercado. Durante o curso consegui trabalho numa hamburgueria e depois fui para o Empório Porto Fino, de onde sai sub-chef. Acredito que o currículo do curso ajuda muito, mas nós precisamos dar conta do recado e estudar muito”, conclui Kieça.
Novas Turmas
O curso Master Chef é dividido em três módulos (básico, intermediário e avançado) e tem duração total de 540 horas/aula no Espaço Gourmet e 30 horas/aula no CIA, Napa Valley, Califórnia. O valor das horas cursadas no CIA está embutido no pacote. As demais despesas da viagem correm por conta do aluno.
As próximas turmas do Master Chef terão início no final de setembro, em quatro opções de turno, sendo: manhã, tarde e noite com início em 30/09 e somente aos sábados, com início em 27/09.
Cidadão Gastronômico: contato@cidadaogastronomico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário