1 News
A cerimônia de encerramento reuniu artistas brasileiros e estrangeiros no Maracanã.no Final da Copa do Mundo , apresentação de encerramento foi de profissionalismo no Maracanã. e salvo um pouco os deslizes da Copa do Mundo.
Shakira, Ivete Sangalo e Santana foram alguns dos destaques na despedida da Copa no Maracanã.
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2 News
Roseli Bassi, diretora-fundadora do Instituto História Viva, conferiu a vitória de 1x0 da Seleção Alemã no Maracanã sobre os “Los Hermanos”, ao lado do craque Raí. Ela endossou a torcida dos transformadores sociais vencedores do concurso Campeões do Carinho, da Johnson & Johnson, que contou também com outro paranaense, Abel Domingos, da Cia Cabeça de Coco. Quando questionada sobre o resultado esperado, Roseli foi diplomática: “Foi a primeira vez na minha vida que fui a um estádio para assistir a uma partida de futebol. Foi um momento histórico! E já que não deu para o Brasil, torci para que a final fosse uma grande festa, marcada pela alegria e o respeito entre os povos!” - uma resposta para agradar alemães e argentinos!
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3 News
Público da Fan Fest em Curitiba superou as expectativas
Com um público total de 111.614 pessoas
FIFA Fan Fest curitibana, realizada durante todo o período da Copa do Mundo na Pedreira Paulo Leminski, teve uma participação que superou as expectativas, ultrapassando em 10% a meta estabelecida pela organização, que era de 100 mil pessoas. A Fan Fest foi o grande ponto de encontro da torcida em Curitiba, possibilitando que todos aproveitassem o clima da Copa e se integrassem gratuitamente a um evento oficial da FIFA, mesmo não indo aos estádios.
Os 25 dias de Fan Fest transcorreram tranquilamente, com total segurança. Não houve nenhum registro de incidente grave. Jovens, muitas famílias com crianças e especialmente milhares de turistas estrangeiros se integraram numa imensa e animada torcida, que se fez presente não só durante a transmissão dos jogos, mas também durante toda a programação artística preparada pela Fundação Cultural de Curitiba.
O comportamento exemplar do público foi um dos aspectos destacados pelo superintendente da Fundação Cultural, Igor Cordeiro, numa avaliação final do evento. “A Fan Fest nos surpreendeu positivamente em vários aspectos. Um deles foi o comportamento pacífico dos curitibanos e dos turistas que passaram por lá. Todos foram realmente para se divertir e vivenciar a Pedreira”, afirmou.
Apesar da grande festa em que a Pedreira se transformou, não houve prejuízos aos moradores da região, pois o evento respeitou integralmente o termo de ajustamento para a reabertura do espaço, firmado judicialmente, afirma o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. “A lotação máxima, na maioria das datas, foi de 2 mil pessoas. Em apenas quatro ocasiões, em datas de jogos do Brasil, o espaço foi aberto para receber um público maior, de 15 mil pessoas. Não houve problemas de engarrafamento de trânsito no entorno, nem problemas de segurança”, disse Cordiolli.
A Pedreira teve toda a infraestrutura necessária para receber o público com conforto: quiosques de alimentação e bebidas, mesas e cadeiras, banheiros, posto de atendimento médico, atrações para crianças e adultos oferecidas pelos patrocinadores, loja com artigos oficiais da Copa, além do telão de 90 metros quadrados instalado na área do palco. “Os serviços prestados pela Fan Fest foram de altíssima qualidade. Isso nos dá a certeza de que, daqui para frente, podemos realizar qualquer evento de padrão internacional que Curitiba venha receber”, disse Igor Cordeiro.
O comportamento exemplar do público foi um dos aspectos destacados pelo superintendente da Fundação Cultural, Igor Cordeiro, numa avaliação final do evento. “A Fan Fest nos surpreendeu positivamente em vários aspectos. Um deles foi o comportamento pacífico dos curitibanos e dos turistas que passaram por lá. Todos foram realmente para se divertir e vivenciar a Pedreira”, afirmou.
Apesar da grande festa em que a Pedreira se transformou, não houve prejuízos aos moradores da região, pois o evento respeitou integralmente o termo de ajustamento para a reabertura do espaço, firmado judicialmente, afirma o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. “A lotação máxima, na maioria das datas, foi de 2 mil pessoas. Em apenas quatro ocasiões, em datas de jogos do Brasil, o espaço foi aberto para receber um público maior, de 15 mil pessoas. Não houve problemas de engarrafamento de trânsito no entorno, nem problemas de segurança”, disse Cordiolli.
A Pedreira teve toda a infraestrutura necessária para receber o público com conforto: quiosques de alimentação e bebidas, mesas e cadeiras, banheiros, posto de atendimento médico, atrações para crianças e adultos oferecidas pelos patrocinadores, loja com artigos oficiais da Copa, além do telão de 90 metros quadrados instalado na área do palco. “Os serviços prestados pela Fan Fest foram de altíssima qualidade. Isso nos dá a certeza de que, daqui para frente, podemos realizar qualquer evento de padrão internacional que Curitiba venha receber”, disse Igor Cordeiro.
Atrações locais – Em todos os dias, antes e depois da transmissão dos jogos, houve apresentações de grupos e bandas curitibanas. Foram mais de 80 apresentações de artistas locais e quatro atrações nacionais (Dudu Nobre, Jota Quest, Erasmo Carlos e Raça Negra) no palco da Pedreira e no espaço do Ministério da Cultura. “A maciça participação dos artistas da cidade fez com que tivéssemos um festival com a cara de Curitiba”, observou o superintendente da FCC.
Quem se apresentou elogiou a organização e a chance de tocar para um público bem diversificado. “A gente adorou participar. Tudo foi muito bem organizado, desde a nossa chegada. Todos da coordenação, do som, do camarim foram muito atenciosos”, conta Maristela Ávila, integrante do grupo feminino Samba de Saia. Ela também gostou da oportunidade de tocar para os estrangeiros. “Foi muito legal mostrar a nossa música e ter esse retorno das pessoas que vêm de outros lugares”, disse. Marcelo Stancti, do grupo Confraria da Costa, confirmou: “Tudo foi muito bem organizado. Foi muito bacana participar e divulgar o nosso trabalho”.
A preferência pelos talentos curitibanos foi uma das principais características da Fan Fest curitibana, que teve seu projeto executivo elaborado pela própria Fundação Cultural, com apoio das secretarias municipais – diferentemente de outras cidades-sede, que tiveram que contratar projetos executivos para atender as exigências da FIFA. Isso também criou a chance dos servidores públicos que trabalharam no evento de ter uma troca de experiência internacional. Foi, assim, uma das Fan Fests mais baratas do Brasil, e ganhou o reconhecimento da FIFA, que elogiou o projeto e o apontou como sugestão para as demais cidades.
O evento contou com cerca de 700 pessoas trabalhando diariamente, entre a produção, acolhimento do público, serviços da Prefeitura, segurança e mobilidade.
A organização primorosa da Fan Fest foi reconhecida pelo público. “Está incrível, tudo muito lindo, muito bem organizado. É bonito de ver”, comentou a estudante curitibana Poliana Back. “Está um espetáculo. A estrutura é de primeira”, afirmou o engenheiro mecânico Marcelo Mendonça. “Aqui tem muita festa, tá bombando e a gente ganha muitos presentes”, lembrou o garoto Eduardo Ian, referindo-se aos brindes distribuídos pelos patrocinadores. “Povo legal, segurança legal, infraestrutura top”, resumiu o piloto de helicóptero Joel da Silva.
Os turistas também elogiaram. “Tudo é feito com muito carinho, para a família, para os jovens. Quem quer pular pode, mas quem prefere ficar um pouco mais calmo tem lugar para sentar”, observou a suíça Katharina Beck. “É impressionante. A festa aqui está maravilhosa”, garantiu o designer argentino Mariano Speroni. Para a turista americana Jodie Wistan, a cidade está de parabéns. “Está tudo maravilhoso, muito bom. Eu amo Curitiba”, completou.
Quem se apresentou elogiou a organização e a chance de tocar para um público bem diversificado. “A gente adorou participar. Tudo foi muito bem organizado, desde a nossa chegada. Todos da coordenação, do som, do camarim foram muito atenciosos”, conta Maristela Ávila, integrante do grupo feminino Samba de Saia. Ela também gostou da oportunidade de tocar para os estrangeiros. “Foi muito legal mostrar a nossa música e ter esse retorno das pessoas que vêm de outros lugares”, disse. Marcelo Stancti, do grupo Confraria da Costa, confirmou: “Tudo foi muito bem organizado. Foi muito bacana participar e divulgar o nosso trabalho”.
A preferência pelos talentos curitibanos foi uma das principais características da Fan Fest curitibana, que teve seu projeto executivo elaborado pela própria Fundação Cultural, com apoio das secretarias municipais – diferentemente de outras cidades-sede, que tiveram que contratar projetos executivos para atender as exigências da FIFA. Isso também criou a chance dos servidores públicos que trabalharam no evento de ter uma troca de experiência internacional. Foi, assim, uma das Fan Fests mais baratas do Brasil, e ganhou o reconhecimento da FIFA, que elogiou o projeto e o apontou como sugestão para as demais cidades.
O evento contou com cerca de 700 pessoas trabalhando diariamente, entre a produção, acolhimento do público, serviços da Prefeitura, segurança e mobilidade.
A organização primorosa da Fan Fest foi reconhecida pelo público. “Está incrível, tudo muito lindo, muito bem organizado. É bonito de ver”, comentou a estudante curitibana Poliana Back. “Está um espetáculo. A estrutura é de primeira”, afirmou o engenheiro mecânico Marcelo Mendonça. “Aqui tem muita festa, tá bombando e a gente ganha muitos presentes”, lembrou o garoto Eduardo Ian, referindo-se aos brindes distribuídos pelos patrocinadores. “Povo legal, segurança legal, infraestrutura top”, resumiu o piloto de helicóptero Joel da Silva.
Os turistas também elogiaram. “Tudo é feito com muito carinho, para a família, para os jovens. Quem quer pular pode, mas quem prefere ficar um pouco mais calmo tem lugar para sentar”, observou a suíça Katharina Beck. “É impressionante. A festa aqui está maravilhosa”, garantiu o designer argentino Mariano Speroni. Para a turista americana Jodie Wistan, a cidade está de parabéns. “Está tudo maravilhoso, muito bom. Eu amo Curitiba”, completou.
Campanhas – O público que compareceu na Fan Fest também praticou solidariedade fazendo doações para as vítimas das enchentes de todo o Paraná. Em ação da Cruz Vermelha foram arrecadadas roupas, sapatos e agasalhos, alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza e material de limpeza. Outra ação promovida dentro da Fan Fest foi a campanha Proteja o Gol, parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Ministério da Saúde e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), que realizou testes rápidos para detecção do vírus do HIV., a partir da coleta da saliva e sangue.
Foto Alice Rodrigues Fan Fest \Curitiba PR Brasil
Fan Fest Escola de Samba Acadêmicos da Realeza \ Curitiba PR BRASIL |
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