AGENDA CULT.
No + Mon horário estendido nesta quinta feira 18h as 20 h. |
CULTURA
Espetáculo de dança traduz vida e obra de Arthur Bispo do Rosário
Um espetáculo inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, tendo as danças urbanas como destaque, estreia nesta quinta-feira (5), no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba. “A Loucura de Bispo”, montagem inédita da Dance & Concept Brasil, é dirigida pelo coreógrafo curitibano Octávio Nassur e pela carioca Patrícia Machado, bailarina do Ballet Teatro Guairá. O espetáculo procura traduzir momentos importantes da biografia de um dos mais prolixos artistas visuais brasileiros do século XX, desde a sua internação em um hospício em 1938 até a sua morte, em 1989.
A montagem também evidencia características particulares da obra de Bispo, considerado louco por alguns e gênio para uma grande parcela de críticos e estudiosos das artes. Em cena, seis dançarinos e um músico trazem à vida o universo lúdico do artista em cenografia assinada por Ricardo Garanhani e iluminação de Nádia Luciani. Esse trabalho foi selecionado pelo Edital de Produção em Dança, da Fundação Cultural de Curitiba, e a montagem cumpre temporada na capital paranaense até o dia 22 de junho. Ao todo, serão 24 apresentações.
O artista – Arthur Bispo do Rosário produziu um fantástico conjunto de obras, ganhando notoriedade mundial depois de sua morte em 1989. Sergipano, foi jovem para o Rio de Janeiro. Internado em um hospício em 1938, ele acreditava estar encarregado da missão divina de “julgar os vivos e os mortos”. Guiado por uma voz, tranca-se em um dos quartos da Colônia Juliano Moreira e, por sete anos, produz centenas de obras com materiais dispensados do manicômio. Valendo-se da palavra como elemento pulsante, manipulou signos e brincou com a construção e desconstrução de discursos para criar bordados, assemblages, estandartes, pinturas e objetos que seriam, posteriormente, consagrados como obras referenciais da arte contemporânea brasileira.
Serviço:
Espetáculo de dança “A Loucura de Bispo”
Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba (R. Claudino do Santos, 79 – São Francisco).
Data: de 5 a 22 de junho de 2014. Apresentações: de 5 a 10 de junho (de quinta a terça-feira), às 16h e às 20h; de 14 a 16 de junho (de sábado a segunda), às 16h e às 20h; e dias 21 e 22 de junho (sábado e domingo), às 16h e às 20h.
Entrada franca.
_______________________
ARTES PLASTICAS
A inauguração da Sala de Arte “Antonio Temporão”, instalada na Biblioteca Pública Municipal Mário Lobo (antiga Santa Casa), sita em Paranaguá/PR, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 06 de junho.
Mediante doação de um acervo bibliográfico de arte e tecnologia, a família de Antonio
Temporão, em parceria com o Governo de Estado e Governo Municipal, disponibiliza a toda a população parnanguara e região mais de 3.000 títulos entre livros e periódicos para pesquisa, buscando fomentar, incentivar e difundir a arte.
Inauguração da Sala de Arte “Antonio Temporão”, instalada na Biblioteca Pública Municipal Mário Lobo (antiga Santa Casa), sita em Paranaguá/PR |
Esse foi o desejo do autodidata Antonio Temporão que via nos livros e seus autores um aprimoramento do ser e do saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário