Pratos do Gastronomix 2014 terão impacto reduzido para a natureza
A partir de parceria com movimento que alia conservação da natureza e culinária, os participantes poderão aprender a preparar pratos com impacto reduzido para o meio ambiente
A parceria do Gastronomix, quermesse de alta gastronomia do Festival de Curitiba, com o Gastronomia Responsável, movimento que leva a conservação da natureza ao preparo dos alimentos, continuará na edição de 2014. Todos os pratos servidos no evento serão preparados seguindo os quatro princípios da iniciativa - utilizar integralmente os alimentos, trabalhar com fornecedores locais, usar integralmente os ingredientes e não utilizar espécies que estejam ameaçadas de extinção.
Como não poderiam faltar, serão realizadas duas aulas-show para o preparo de ‘pratos responsáveis’, como são chamadas as receitas produzidas a partir dos princípios do Gastronomia Responsável. No sábado (05), ao meio dia, o chef Lênin Palhano, dos restaurantes C La Vie e Terra Madre, irá preparar a ‘Tilápia com pupunha de Morretes assada, vegetais orgânicos da estação ao molho missô den com laranja’. Já no domingo (06), é a vez de Celso Freire, curador do Gastronomia Responsável e chef do Zea Maïs, comandar o preparo do ‘Gnocchi de Abóbora com ragu de linguiça’, às 15h.
No estande do movimento, decorado no estilo de um ‘empório’, os visitantes poderão participar de uma atividade interativa e experimentar deliciosos brigadeiros gourmet, também preparados de acordo com os princípios do movimento nos sabores limão siciliano, laranja e banana.
Além disso, a edição 2014 tem novidade: serão espalhados pelo evento cinco mini lounges responsáveis. As mesas e cadeiras desses espaços são feitas de reaproveitamento de pallets, estruturas de madeira utilizadas para carregar mercadorias. O objetivo é oferecer espaços de descanso que sejam confortáveis e sustentáveis. “Queríamos proporcionar uma experiência completa ao participante, desde o alimento saboroso, com impacto reduzido para o meio ambiente, até a comodidade do descanso. Tudo para remeter à conservação da natureza e mostrar como dependemos dela e como pode ser simples incluí-la em nossas vidas”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que criou o Gastronomia Responsável.
Os ingressos para o Gastronomix custam R$10 e podem ser adquiridos nos quiosques do Festival de Teatro de Curitiba no ParkShoppingBarigüi, Palladium Shopping Center e no Shopping Mueller, ou ainda pela internet no sitewww.festivaldecuritiba.com.br. As aulas show do Gastronomia Responsável são abertas a todos os participantes do evento.
Movimento nacional
Criado pela Fundação Grupo Boticário em Curitiba em 2010, o Gastronomia Responsável tem hoje amplitude nacional, com participação de 50 restaurantes em oito estados brasileiros, sendo que 28 deles estão na capital paranaense. Cada estabelecimento possui ao menos um prato que é preparado seguindo os quatro princípios do movimento.
Para conhecer mais sobre o Gastronomia Responsável e verificar a lista completa dos restaurantes participantes e suas receitas, acesse www.gastronomiaresponsavel. com.br. No portal, também é possível compartilhar uma receita criada e descobrir vários pratos postados por outros internautas.
Gastronomix
Data: 05 e 06 de abril
Local: Museu Oscar Niemeyer
Horário: das 11h às 17h
Ingressos: R$10
Bilheterias: Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi.
Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.377 projetos de 472 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario. org.br, www.twitter.com/fund_ boticario e www.facebook.com/ fundacaogrupoboticario.
Massa integral é a novidade da Pizza na Pedra
A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar altera diversos hábitos do dia a dia, principalmente a alimentação. Pensando naqueles que não podem e naqueles que não querem uma refeição calórica, a Pizza na Pedra agora oferece uma massa integral para acompanhar seus deliciosos sabores. Um dos sócios da casa, Clécio Chiamulera, conta que muitas pessoas comentavam com ele que não podiam comer pizza, mas adorariam experimentar. A solução foi pedir ao franqueador que elaborasse uma receita de massa integral.
A novidade, que promete agradar a todos os gostos, já está disponível. A massa integral pode acompanhar qualquer sabor, mas a combinação sugerida é com a Pizza Vegetariana ou a Pizza da Casa, que leva nata temperada, brócolis refogado ao alho, mozzarella especial, provolone, finalizado com palmito e orégano.
Serviço:
Pizza na Pedra
Rua Conselheiro Carrão, 397 - Juvevê, Curitiba – PR
Reservas: (41) 3434-4588
Delivery: (41) 3434-3711
Nenhum comentário:
Postar um comentário