segunda-feira, 31 de março de 2014

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani


Velho Oriente apresenta novidades no cardápio em 2014


Aproveitando o início de um novo ano, o restaurante Velho Oriente resolveu reformular o seu cardápio à la carte e incluir novidades extremamente saborosas em 2014. Um dos grandes destaques é a Esfiha de Queijo Aberta (R$ 5) para fazer par com a já popular Esfiha de Carne Aberta. E não se preocupe, pois mesmo com as mudanças, os clássicos da casa continuam no cardápio.
 Com um visual bem bacana, o atual cardápio do Velho Oriente conta com novos Kebabs que já estão encantando os clientes que passam pelo restaurante. Entre eles o suculento hambúrguer de Cordeiro (R$ 23), composto de confit de tomate, alface e um molho de mostarda de Dijon.

Outras delícias são o Kafta Burger (R$ 19) feito com hambúrguer de kafta, mussarela, tomate, alface e um delicioso molho de coalhada seca com zaatar; e a Linguiça de Cordeiro (R$ 21), acompanhada de homus, tomate, cebola roxa e alface. Todos os pratos são servidos com uma crocante batata frita.

Para as crianças, o Velho Oriente tem um prato especial: o Menu Kids - um espeto de mignon acompanhado de batatas fritas sequinhas, arroz “cabelo de anjo” soltinho, tudo isso por apenas R$ 18.
No cardápio de bebidas, a novidade são os drinks. Ideais para um happy hour, os novos sabores de caipirinha como kiwi, morango e abacaxi com cardamomo combinam bem com os dias quentes de verão. Uma pedida boa também para refrescar é o mojito do Velho Oriente por R$ 12.
Passe no Velho Oriente e peça já esses lançamentos!

Anote: Velho Oriente - Av. Água Verde, 1551 - Água Verde / (41) 3343-2007

Brasil a La Carte tem balanço positivo
Evento trouxe novo conceito de festival gastronômico a Curitiba


No fim de semana em que comemorou 321 anos, Curitiba recebeu o maior festival gastronômico do Sul do Brasil. O Brasil a La Carte, que aconteceu de 28 a 30 de março, reuniu mais de 70 expositores nos 5 mil metros quadrados do Expo Renault Barigui. A primeira edição do evento trouxe balanço positivo, tanto para os visitantes, quanto para os expositores. "Curitiba nunca teve uma feira gastronômica tão caprichada", destaca Fabiano Marcolini, um dos premiados chefs que abrilhantaram ainda mais o encontro gastronômico. "Sem fila, sem espera, com segurança, cenário de primeira linha, pratos e taças de vidro, talheres de metal, limpeza impecável e conforto - o Brasil a La Carte trouxe tudo o que o nosso público qualificado e exigente procura", completa.

A variedade de oferta e o preço acessível foram os pontos fortes para os consumidores, assim como a ambientação e a trilha sonora das bandas ao vivo e DJ’s renomados da Rádio Ibiza, que criaram um clima descontraído. Um prato bem servido de polenta com ragu de linguiça Blumenau, do restaurante Girassol, por exemplo, harmonizado com o vinho tinto italiano Ca’Montebello Barbera, saiu por R$ 37,00. Já os amantes de cervejas artesanais tiveram mais de 200 opções de rótulos - oferecidos pela Beer Maniacs, Clube do Malte e Templo da Cerveja, além das próprias fabricantes de Curitiba e região, como DUM, F#%*ing Beer, Gauden Bier, Morada Cia. Etílica, Tormenta e Way Beer - para harmonizarem com os quitutes dos mais de 40 restaurantes presentes ao pavilhão de exposições do Parque Barigui.
Uma atração que fez muito sucesso entre os visitantes foi a presença dos "Homens Gourmet", que serviram mais de mil pratos no evento. Os chefs Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e Guga Rocha interagiram com o público e ofereceram Arroz de Costela e o Arroz de Frutos do Mar, preparados na hora - cada prato a R$ 20. Porém, o mais impressionante foi o carinho do público: "os curitibanos devem ser os que mais possuem TV a cabo em todo o país", brinca o chef Bertolazzi, um dos apresentadores do programa do canal fechado Fox Life mais assediados no evento e que já confirmou presença na próxima edição. Ele também elogiou a diversidade da gastronomia oferecida num mesmo espaço: "foi a primeira vez na vida que comi um barreado feito por outra pessoa. E adorei!!!", revela o chef, referindo-se ao Restaurante Rosazul. 

Bom por um lado, nem tão bom por outro. A costelinha suína ao molho barbecue, do Jo Buffet, acabou antes do fim do evento. A chef do restaurante, Joana Yassumoto, previa 250 kg de carne para os três dias. Já no sábado, teve que buscar outro fornecedor para suprir a demanda e, às 15h de domingo, o estoque de todos os fornecedores do buffet - mais de meia tonelada de costelinha - foi comercializado no Brasil a La Carte. O Chilli Dog, cachorro quente mexicano que o Totopos lançou no evento, também ganhou a aprovação do público: foram mais de mil unidades comercializadas, fazendo com que o prato fosse incluído no cardápio itinerante da casa mexicana.
Com excelente ticket médio, o público presente também levou muita coisa para degustar em casa e presentear. Foi o caso das broinhas da Fabiano Marcolini Alimentari, os ovos recheados da Cacau Doces e Confeitos e os cortes de carne premium da La Bodega e Novilho Nobre. De acordo com Ednandes Alexandre, diretor de marketing da Novilho Nobre, foram comercializados mais de 500 kg de carne para churrasco, nos três dias. "Participamos do evento pela expor a marca, mas tivemos um retorno muito além disso", comemora.

Outro expositor que esperava apenas visibilidade e acabou comemorando o volume de vendas foi Luiz Mansur, da Bulldog Tabacaria. Ele recebeu o público no espaço diferenciado que montou no evento, inspirado no charme havano. Ao som de ritmos cubanos tradicionais, o Buena Vista Social Deck reuniu amantes de drinks e charutos refinados e teve mais de 500 produtos comercializados durante os três dias.

Pela primeira vez em Curitiba, o EATinerante - um dos Food Trucks mais badalados do país -, do chef Alex Caputo, lançou no Brasil a La Carte um aperitivo chamado Corn Dog - uma massa de milho, recheada com salsicha. A aprovação do público foi traduzida nas mais de mil unidades comercializadas. "São Paulo não possui um evento de tamanha qualidade. Espero que venham outras edições, que, com certeza, serão ainda melhores", destaca Caputo.
Pedro Colares, um dos organizadores do evento, já garantiu a realização da segunda edição do Brasil a La Carte, prometendo surpresas: "a primeira nos traz grandes expectativas e algumas lições, que farão com que possamos rever detalhes importantes para continuar com o sucesso no próximo evento", prevê.


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