quinta-feira, 6 de março de 2014

Acontece

Superação é o tema de livro em lançamento de Pedro Moreira

A primeira edição da Feira de Livros Book Lovers Kids termina no dia 09 de março de 2014


NA ESCRITA COM MARIANGELA SALOMÃO







Cultura

O crescimento humano, no intenso exercício de aprender e esperar, permeia o livro “Rosa” que o escritor Pedro Moreira lança às 19h30 desta sexta-feira (7), no Teatro Cleon Jacques, instalado no Centro de Criatividade de Curitiba (CCC). A obra, publicada pela editora curitibana Artes & Textos, registra o constante processo de superação que move o indivíduo. “Talvez seja um presságio de incertezas que constroem a vida. Um momento de percepção ativa e de aprofundamento”, destaca o autor.
O encontro também homenageia o Dia Internacional da Mulher, antecipando as comemorações de 8 de março. Batizado de “Momento de Rosa”, o evento completa-se com audiovisual sobre o trabalho desenvolvido pelo escritor. “A estrutura de ‘Rosa’ tem uma poesia que me transporta e foge dos lábios de quem lê”, diz Pedro Moreira, que atua como Instrutor de Artes da Fundação Cultural de Curitiba e professor titular na instituição Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (FARESC), no setor de Arte e Cultura.
As áreas do conhecimento exploradas por Pedro Moreira são variadas e revelam a abrangência do trabalho desse paranaense de Cianorte. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina), é graduado em Artes Cênicas / Direção Teatral pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
O escritor tem experiência em Museologia, Patrimônio Cultural com ênfase em educação, História da Arte e da Cultura. Com seis livros publicados e diversos artigos em jornais e revistas, obteve prêmios no teatro, na literatura infantil e como ator de televisão, além de proferir palestras e desenvolver projetos educativos em vários estados brasileiros e países como Peru, Cuba e Espanha. Mas Pedro Moreira não pensa em diminuir o ritmo de suas atividades: “Tenho muita coisa para cumprir e mais ainda para transgredir”, afirma.

Serviço:

Lançamento do livro “Rosa”, de Pedro Moreira, no evento “Momento de Rosa”.
Data e horário: dia 7 de março de 2014 (sexta-feira), às 19h30.
Local: Teatro Cleon Jacques (Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço).
Entrada franca.
Informações: (41) 3313-7192

_____________________________________
NA ESCRITA COM MARIANGELA SALOMÃO

TRAIÇÃO DA CINTURA PRA BAIXO

Muitos homens tem relações extra conjugais eventuais, mesmo tendo a convicção que seu amor é pela sua companheira, dentro de um casamento estável.
Alguns homens ainda nos tempos de hoje fazem a distinção entre sexo e amor, porque por mais que haja todo um movimento para juntar as duas coisas, a tarefa não se conclui pela própria complexidade de todo esse processo.
A ética do " que é do outro não é meu " não se aplica à todas as pessoas, então enquanto existir alguém cobiçando o outro e homens distinguindo amor e sexo, as traições ocorrerão porque elas ocorrem somente da cintura pra baixo, uma vez que da cintura pra cima está o coração com toda carga afetiva, e essa reside na estrutura familiar composta.
A dobradinha se estabelece : mulheres se satisfazendo em ser a " outra " mesmo de passagem, mas com o desejo secreto de roubar o brinquedo da colega, e homens separando o sexo do restante.
Traição eventual ou sistemática apenas da cintura pra baixo faz parte do universo masculino aonde o sexo nem sempre está vinculado com amor ...

mariangelasalomao@hotmail.com

____________________________________________

Leitura

Conversa Entre Amigos sugere leitura para crianças

Marcelo Almeida seleciona cinco títulos para estimular o gosto pela leitura

Marcelo Almeida, promotor do maior programa de incentivo à leitura de Curitiba – o Conversa Entre Amigos -, visitou a feira de livros Book Lovers Kids, no ParkShoppingBarigüi, e selecionou cinco títulos para quem quer começar a estimular a leitura de crianças de até 8 anos de idade. “Essa é uma fase muito importante para a formação do hábito da leitura. Por isso, é preciso escolher conteúdos adequados com visuais atrativos, sem cair no erro de só oferecer livros-brinquedos para os pequenos”, orienta Almeida, que é pai de quatro filhos.
Os títulos sugeridos pelo Conversa Entre Amigos são “Mili no quintal”, “A coruja que tinha medo do escuro”, “O Pato Azarado”, “Contos Clássicos” e “O grande livro do medo”. O primeiro, escrito por Brimax e ilustrado por Peter Curry, faz parte de uma coleção que explora várias situações do cotidiano e Almeida o indica para ajudar crianças menores a fixar o vocabulário do dia a dia. Já “O Pato Azarado” é indicado por sua ilustração impecável, assinada por Korky Paul, e pelo humor do autor Jonathan Long.
“Contos Clássicos” é um título que Almeida sugere para qualquer biblioteca infantil, pois as fábulas devem fazer parte da formação de toda criança. Os dois últimos títulos – “A coruja que tinha medo do escuro” e “O grande livro do medo” – foram selecionados por Almeida para ajudar as crianças de diferentes idades (o primeiro é mais infantil e o segundo mais juvenil) a lidar com o medo, sempre presente em nossas vidas.
A primeira edição da Feira de Livros Book Lovers Kids termina no dia 09 de março. Quem quiser aproveitar as dicas do Conversa Entre Amigos tem que correr até a praça central de eventos do ParkShoppingBarigüi e garantir os seus livros.

A coruja que tinha medo do escuro
Autor: Ciranda Cultural
Ilustração: Stephen Holmes
Faixa etária: 5 a 7 anos

Sinopse: A Coruja Eugênia estava no Buraco de sua árvore olhando para a paisagem banhada pelo luar. Ela quer muito ir voar com seu amigo Tito, a coruja-das-torres. Mas Eugênia guarda um segredo - ela tem medo do escuro. Será que ela vai conseguir voar pela noite com seu amigo?
Justificativa: Além de ajudar as crianças a entenderem e lidarem melhor com o medo, é uma bela história sobre amizade e confiança. Faz parte de uma coleção muito legal chamada "Quem tem medo?", e tem passagens belíssimas como esta: "Eu sempre estou lá - afirma a lua. - Mesmo se você não consegue me ver, eu prometo a você, Eugênia, que sempre estarei lá. - De verdade? - pergunta a coruja. - De verdade - responde a lua.
____________



O Pato Azarado



Autor: Jonathan Long



Ilustrador: Korky Paul



Faixa etária: 6 a 8 anos



Sinopse: Quando Deco perde o voo para o sul, acredita que não poderia ter menos sorte. Mas, o seu senso de direção o levará para situações um tanto quanto embaraçosas... e hilárias!



Justificativa: O que mais chama a atenção no livro são as ilustrações - incríveis, detalhistas e engraçadas, seguindo o tom de humor que marcam as desventuras do pato Deco.







Mili no quintal



Autor: Brimax



Ilustrador: Peter Curry



Faixa etária: 3 a 5 anos



Sinopse: Acompanhe a gatinha Mili enquanto ela rega as plantas e corta a grama. Esta história simples irá ajudar as crianças pequenas no aprendizado de palavras do cotidiano.



Justificativa: Uma história bem simples, didática e bem ilustrada para os pequenos fixarem palavras do dia a dia. O livro faz parte de uma coleção que explora várias situações do cotidiano (Mili vai passear, Mili vai às compras etc.).

O grande livro do medo
Autor: Libsa



Ilustrador: Libsa

Faixa etária: 9 a 10 anos

Sinopse: Este livro foi feito para surpreendê-lo. Ele abre as portas para a leitura de acontecimentos extraordinários e de experiências alucinantes escritas por grandes mestres da literatura de horror. O desconhecido assusta, e os fantasmas, os fatos inexplicáveis, os vampiros e outras criaturas do mal podem ser protagonistas dos piores pesadelos. O Grande Livro do Medo apresenta contos para agitar a sua imaginação, exercitar a sua inteligência... e também, é claro, para satisfazer seu desejo de ler histórias, mesmo que o façam "tremer de medo”.
Justificativa: Apesar de ser indicado para crianças de 10 anos, acho que os pré adolescentes ou adolescentes são o público-alvo para essas histórias. São contos de grandes nomes da literatura, especificamente do mistério e do horror, como Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, entre outros. Além de ser uma boa diversão para os que gostam do gênero, é uma porta de entrada para os grandes clássicos da literatura mundial.

Nenhum comentário: