quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Contemporaneidade

Última semana de Transfigurações no MuMA
Festival de Teatro de Curitiba divulga sua programação 23°Edição /25 de março a 6 de abril de 2014



Contemporaneidade,









Esta é a última semana para conferir a mostra Transfigurações, individual do premiado artista plástico paranaense Paolo Ridolfi no MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, localizado junto ao Portão Cultural. Reunindo obras desenvolvidas desde 1989, a exposição permanece em cartaz até dia 09 de fevereiro, com entrada franca. Realizada pela SIM Galeria, galeria de arte contemporânea que representa exclusivamente o artista, a mostra Transfigurações é apresentada pela Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Barigui Crédito Inteligente e da Elejor – Energia para um Mundo Sustentável e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.







Transfigurações tem curadoria do crítico de arte Arthur do Carmo e reúne obras de diferentes séries de Paolo Ridolfi sem, no entanto, configurar uma retrospectiva. O artista maringaense, que continua vivendo na cidade do interior do Paraná, também tem obras no Museu Oscar Niemeyer e na coleção Marcantônio Villaça. A exposição reúne obras como Céu de lata (1989), Facas (1992) ao lado de outras da série Superman (2013) e também algumas pertencentes à série Azulejos (2007-2013).







Serviço



Transgressões - Individual de Paolo Ridolfi



Artista: Paolo Ridolfi



Data: Até 09 de fevereiro de 2014



Local: MuMA - Museu Municipal de Arte de Curitiba (Portão Cultural)



Rua Republica Argentina, 3430 / Tel. 3345 4056



Funcionamento: De terça a domingo das 10 às 19 h

















Festival de Teatro de Curitiba divulga



programação de sua 23ª edição







Entre os dias 25 de março e 6 de abril mais de 450 espetáculos transformarão a cidade em vibrante palco e ponto de encontro. Ingressos começam a ser vendidos dia 7 de fevereiro.



















A partir da noite de 25 de março, quando começa a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento.



A venda de ingressos terá início dia 7 de fevereiro pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi.



Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros.



Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”.



A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert.



Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta. Nesta edição de 2014, ele indica tendências como a maior abertura para o cenário internacional, o espaço para companhias estáveis, espetáculos inspirados por experiências pessoais (“BR Trans e “SPAM”, por exemplo) e, ainda, a presença da música, seja em musicais na concepção clássica ou não (“Jim”).



A curadoria da Mostra foi feita pelo trio formado por Tania Brandão, Lucia Camargo e Celso Curi. Uma das diretrizes seguidas para chegar à grade final foi procurar retratar o panorama nacional das artes cênicas, desde a linguagem até o conteúdo. Tania Brandão destaca essa busca ao assinalar que “o país ferve, transborda inquietude, e o Festival traz uma imagem humana desse turbilhão hoje”. Segundo ela, não faltam “diferenças, confrontos, igualdades; olhares diversos e cenas múltiplas”.



Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. Celso Curi lembra que a internacionalização do teatro é hoje uma enriquecedora realidade. “Caminhos estreitos e localizados estão em processo de ampliação. A movimentação tem gerado um círculo vital para a arte, pois a importação e a exportação oxigenam o processo criativo. É saudável sair de suas aldeias, para não dizer zona de conforto. O contato efetivo com um pensar muito parecido, porém, muitas vezes, com outra pegada, ajuda os dois lados a verem que não estão sós em seus mergulhos e necessidades”.



Lucia Camargo também destaca a importância dessa internacionalização da Mostra e ressalta o valor da diversidade que o evento proporciona. “Como um dos mais importantes e polêmicos do país, o Festival de Curitiba consolida também uma ‘janela’ internacional, contemplando ainda a programação democrática do Fringe”, afirma.



Fringe cresce



O Fringe faz parte do Festival de Teatro de Curitiba desde sua 7ª edição, em 1998. Ele se inspira na experiência que surgiu espontaneamente em 1947 no Festival Internacional de Edimburgo, mais importante evento de artes cênicas do mundo. Naquela época, companhias escocesas e inglesas que não faziam parte da programação oficial resolveram criar seu próprio espaço. Sua denominação – Fringe significa em inglês “franja” ou “margem” – traduz a essência aberta e democrática dessa iniciativa. Também em Curitiba a participação é livre, sem curadoria, e depende unicamente da disponibilidade de espaço. As companhias vão a Curitiba por iniciativa própria para mostrar seu trabalho em palcos e em espaços públicos. Na programação da Fringe costumam aparecer grandes surpresas e algumas das produções mais originais do Festival.



Neste ano a programação do Fringe terá 400 peças, além de dez eventos especiais, como oficinas, festas e bate papos. Serão 66 espetáculos gratuitos, incluindo 56 peças de rua. As companhias e grupos que se apresentarão são provenientes de 19 estados brasileiros e de outros três países – Argentina, Moçambique e Paraguai.



No Fringe há também a possibilidade de grupos e companhias se reunirem para apresentar mostrar próprias, criando um invólucro para trabalhos com linguagens ou linhas de pesquisa semelhantes. Neste ano, o público encontrará onze mostras: Coletivos de Pequenos Conteúdos, ES em Cena, Mostra Internacional de Solos (MIS), Mostra Ademar Guerra, Mostra Ateliê de Histórias, Mostra Ave Lola, Mostra Baiana, Mostra Novos Repertórios, Mostra Sesi Dramaturgia, Mostra Seu Nariz e Mostra Sonora Cena.



Patrocínio



Os eventos do Festival de Teatro de Curitiba contam com o patrocínio e apoio de diversas empresas e instituições que acreditam na valorização do Teatro. A 23ª edição do Festival é apresentada pelo Itaú e pela Renault, e tem o patrocínio da Petrobras, Sanepar, Copel, Secretaria da Cultura do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curuitiba e apoio da Ecovia e Itaipu.



Os eventos do Festival ainda contam com patrocinadores específicos. O Gastronomix é apresentado pelas empresas Electrolux e Alltech e conta com patrocínio da Thermoking e Jasmine e apoio Balaroti, Banco CNH e Oxford Porcelanas. O evento segue os princípios da Gastronomia Responsável, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O Guritiba é apresentado pela Mili e patrocinado pela Parati Alimentos e Suco Del Valle Kapo. O Mish Mash é patrocinado pela Denso e Ingersoll Rand. Já o Risorama tem o patrocínio da Worker, Fórmula Renault e Heineken.



Rádio Lumen é a rádio oficial do Fringe.

Itaú



“Esta nossa parceria com o Festival de Teatro de Curitiba corrobora o papel do Itaú Unibanco no estímulo à cultura brasileira. Além dos nossos projetos proprietários, caso do Itaú Cultural e das Salas Itaú de Cinema, nossa estratégia é de apoio a projetos perenes para o cenário artístico brasileiro, como a Bienal, a Flip, o Festival de Dança de Joinville, para citar alguns exemplos”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “O Festival de Teatro de Curitiba ocupa papel relevante nesta estratégia de engajamento. O evento tem se mostrado uma arena fundamental para o panorama das artes cênicas no país”, diz Saron.



Renault



“No ano em que comemoramos 15 anos de produção no Brasil é um orgulho, ainda maior, poder incentivar a cultura brasileira. Por isso, a Renault tem grande satisfação em patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o principal e mais tradicional evento de teatro do país, o Festival de Teatro de Curitiba”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.











Serviço







23º Festival de Teatro de Curitiba



Data: 25 de março a 6 de abril de 2013 – Guritiba será de 4 a 13 de abril







Ingressos à venda a partir de 7 de fevereiro



Na internet, pelo site www.festivaldecuritiba.com.br



Nas bilheterias em Curitiba: Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui







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