sábado, 25 de janeiro de 2014

Últimas da hora

32ª Oficina de Música encerra em ritmo de carnaval, REDE DE HOTÉIS MABU INAUGURA NO INÍCIO DE 2014 O INTERLUDIUM IGUASSU CONVENTION



"Os Beatniks em A Gaivota" remonta clássico russo Cia Novos Candangos de Brasília encena espetáculo, no Teatro Cleon Jacques


















Os acordes da música erudita e os sons dos ritmos brasileiros que povoaram a 32ª edição da Oficina de Música de Curitiba, em suas duas fases, terminam de forma apoteótica, neste domingo (26), com o grito de carnaval a cargo do bloco curitibano Garibaldis e Sacis, que toma conta da Boca Maldita, das 17h às 19h. A magia da festa que caracteriza o Brasil mostra sua força em Curitiba, revelando as peculiaridades de uma cidade que abriga várias etnias e é conhecida pela sua diversidade cultural.
Será a primeira vez que a Oficina de Música oferece à população um final de programação que celebra ao ar livre o sucesso de uma intensa agenda de cursos e espetáculos. Desde o último dia 5 de janeiro, a cidade convive com uma centena de mestres consagrados, vindos de todo o Brasil e de 15 países como Suíça, Portugal, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Chile e Argentina.
Os professores atenderam perto de dois mil estudantes em 107 cursos, distribuídos entre as fases de música erudita e música antiga (de 5 a 14 de janeiro), tendo como sede a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, na segunda etapa, música popular (de 15 a 24 de janeiro), na FESP – Faculdade de Educação Superior do Paraná, além de cursos descentralizados, nas Regionais curitibanas. Foram mais de 130 shows em espaços espalhados por toda a cidade, levando a diferentes plateias o talento de artistas brasileiros e de várias partes do mundo, além de mostrar o aprendizado dos alunos em sala de aula. Outras surpresas ficaram por conta das improvisações em locais inusitados, como as portas de hotéis nos quais os músicos se hospedaram, surpreendendo quem passava pelas calçadas e conquistando novos apreciadores de música.
Encerrar a Oficina de Música com a alegria do bloco Garibaldis e Sacis é antecipara uma manifestação que já se tornou tradição em Curitiba. O bloco pré-carnavalesco nasceu em 1999, numa iniciativa do animador cultural Itaercio Rocha, reunindo pessoas ligadas ao Conservatório de MPB de Curitiba, à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao grupo Mundaréu e ao Teatro de Bonecos, com o objetivo de motivar os curitibanos para a festa mais popular do país. E a proposta encantou Curitiba, ganhando novos adeptos a cada ano e fazendo com que o Centro Histórico da cidade ganhe mais vida e animação nas tardes dos quatro domingos que antecedem o carnaval.
Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.


Serviço:

32ª Oficina de Música de Curitiba
Grito de Carnaval com o bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis.
Data e horário: dia 26 de janeiro de 2014 (domingo), das 17h às 19h.
Local: Boca Maldilta (Rua XV de Novembro).
Espetáculo gratuito.

______________________________________________



REDE DE HOTÉIS MABU INAUGURA NO INÍCIO DE 2014 O INTERLUDIUM IGUASSU CONVENTION

Empreendimento, localizado em Foz do Iguaçu e realizado em parceria com a Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia, contará com ampla e refinada infraestrutura
A Rede Mabu iniciou 2014 com uma grande novidade: o Mabu Interludium Iguassu Convention - o mais novo empreendimento da rede. Um dos grandes destinos do Brasil, Foz do Iguaçu, contará com mais uma unidade Mabu, o que consolida a marca como o principal meio de hospedagem na cidade das Cataratas. Ao todo, mais de 450 apartamentos serão oferecidos pela rede hoteleira, considerada a que mais cresce na região. Com foco em eventos corporativos e sociais, o Mabu Interludium Iguassu Convention oferecerá ampla infraestrutura com salas, auditórios modernamente equipados, estacionamento, serviços de catering e opções de eventos compartilhados com hospedagem. O empreendimento, que tem data prevista de inauguração para abril de 2014, é uma realização da Associação Internacional para Expansão da Conscienciologia (AIEC) e contará com a administração da Rede Mabu.

"Os Beatniks em A Gaivota" remonta clássico russo
Cia Novos Candangos de Brasília encena espetáculo no Teatro Cleon Jacques



A Cia Novos Candangos de Brasília apresenta entre os dias 25 e 26 de janeiro a peça "Os Beatniks em A Gaivota" no Teatro Cleon Jacques. O espetáculo dirigido por Diego de Leon, contemplado com o Prêmio de teatro Myriam Muniz 2013, apresenta uma companhia que não existe encenando o clássico russo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Mistura-se o que é realidade, o que é ficção e o que é teatro entre os personagens e atores.
Numa grande desordem, quatro atores jogam com a realidade e a ficção, tratando a obra de arte como um brinquedo na mão de meninos irresponsáveis. A peça é um pseudo-manifesto sobre arte e teatro, uma mistura de Tchecóv com Shakespeare, Pirandello e comédias chapolinescas.
“A Gaivota” conta a história de Trepliov, um jovem dramaturgo apaixonado por Nina, uma atriz iniciante. Nina, por sua vez, está apaixonada pelo ilustre escritor Boris Trigorin, companheiro de uma das maiores divas do teatro russo, Irina Arkádina, mãe de Trepliov. A ideia de desconstruir o texto clássico e remontá-lo sob outro ponto de vista começou em 2011, após uma série de estudos teóricos sobre teatro contemporâneo.



Ficha Técnica
Realização: Cia Novos Candangos e No Ato Produções
Texto original: Anton Tchecóv
Direção: Diego de Leon
Elenco da Cia Novos Candangos: André Rodrigues, Diego de Leon, João Campos e Xiquito Maciel
Iluminação: Emmanuel Queiroz

Serviço:

Os Beatniks em A Gaivota
Livre adaptação de “A Gaivota” de Anton Tchecóv
Data: 25 e 26 de janeiro
Horário: 18h30 (sábado) e 17h30 (domingo)
Local: Teatro Cleon Jacques (Av. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: