segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

OFICINA NEWS


Com 300 integrantes, orquestra e coro encerram fase erudita da Oficina de Música de Curitiba/Aluno da Oficina de Música conquista prêmios internacionais/,


A fase erudita da 32ª Oficina de Música de Curitiba termina nesta terça-feira (14), mas o evento prossegue até o dia 26 de janeiro, com novos cursos e espetáculos de música popular brasileira. Como é tradição na Oficina, a primeira etapa encerra com um concerto da orquestra sinfônica e do coral formado pelos alunos. Juntos, os dois grupos reúnem mais de 300 integrantes. Os músicos sobem ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), às 20h30, sob o comando geral do maestro Osvaldo Ferreira e regência do coro a cargo de Mara Campos.
“Acima de tudo, o concerto é uma grande celebração”, enfatiza Osvaldo Ferreira. “Participantes de todas as idades têm espaço, proporcionando apreciar o trabalho desenvolvido por vários grupos e pelo coro infantojuvenil, além de unir alunos e profissionais de renome internacional”, destaca o maestro. O repertório, bastante diversificado, conta com obras de Eduard Elgar (1857-1934) e Gustav Mahler (1860-1911), ao lado de trilhas sonoras (“I got rhythm”, “Secret agent 440”, “Star Wars”, “Phantom of the Opera”).
Também será feita uma homenagem aos 80 anos de nascimento do compositor Henrique de Curitiba, falecido em 2008, e executada a peça “Choros nº 10 – Rasga o Coração”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). “Somente a Oficina de Música permite a formação de um coro comunitário, com mais de 200 componentes, capaz de interpretar uma obra de Villa-Lobos, conhecida pelas suas exigências”, ressalta Osvaldo.     
Para o espetáculo, os cantores tiveram preparação vocal com a cantora Lucia Passos e de naipes com Luciana Melamed, Priscilla Pruetter, Ivan Moraes e Alexandre Mousquer. Como assistentes de regência da orquestra atuaram Marcio Steuernagel e Carlos Domingues. O concerto contará com a participação especial dos solistas Eiko Senda (soprano), Nathaniel Vallois (violino), Harriet Carr (viola) e Alexander Baillie (violoncelo).

O regente – Diretor artístico da fase erudita da Oficina de Música de Curitiba desde 2009, o maestro Osvaldo Ferreira é português e se estabeleceu em Curitiba em 2011, quando assumiu a direção da Orquestra Sinfônica do Paraná. Seu currículo revela uma carreira de sucesso. Foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e Povoa de Varzim, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Algarve, Viana do Castelo, diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro. Fez pós-graduação em regência no Conservatório de São Petersburgo e mestrado em Chicago. Premiado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia, recebeu o “Fellowship” do Aspen Music Festival nos Estados Unidos, conquistando o prêmio “Academy Conductor”. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo. Tem se apresentado regularmente na Rússia, União Europeia, África do Sul, Estados Unidos e Brasil.

Outras atrações – A programação musical neste último dia da fase erudita tem ainda como opções o concerto de alunos de Regência Coral Adulto da professora Mara Campos e Coral Infantojuvenil da professora Ana Yara Campos, às 12h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural; a apresentação dos participantes dos cursos de Música Antiga, às 18h30, no Teatro do Paiol; e a Oficina de Editoração Musical, ministrada pelo músico curitibano Gilson Fukushima, no Sesc Paço da Liberdade, em dois horários: das 10h às 12h ou das 14h às 16h.


Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço:
32ª Oficina de Música de Curitiba
Encerramento da fase erudita com concerto da Orquestra Sinfônica e Coro da 32ª Oficina de Música de Curitiba.
Data e horário: dia 14 de janeiro de 2014 (terça-feira), às 20h30.
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) – Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo, s/n).
Ingressos: R$ 36 e R$ 21 (meia-entrada).

Outras atrações de terça-feira, 14 de janeiro de 2014:
- concerto de alunos de Regência Coral Adulto da professora Mara Campos e Coral Infantojuvenil da professora Ana Yara Campos, às 12h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), com entrada franca;
- apresentação dos participantes dos cursos de Música Antiga, às 18h30, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho), com entrada franca;
- Oficina de Editoração Musical, ministrada pelo músico curitibano Gilson Fukushima, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro), em dois horários: das 10h às 12h ou das 14h às 16h. Ingressos a R$ 60 e R$ 30. Os ingressos poderão ser comprados a partir das 12h do dia do evento, no próprio local. Vagas limitadas.


Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba-

CULTURA
Aluno da Oficina de Música conquista prêmios internacionais

A Oficina de Música de Curitiba, patrimônio cultural da cidade, continua a revelar talentos, consolidando o evento que neste mês de janeiro realiza sua 32ª edição ininterrupta. Um dos novos prodígios nascidos nesse berço musical é o jovem Otoniel Cristiano dos Santos, que executa o pouco conhecido eufônio, instrumento de sopro da família dos metais, cujo nome deriva da palavra Euphonium, que significa “som bonito”.  
Otoniel representa muito bem o espírito da Oficina, que é o de proporcionar formação e aperfeiçoamento musical. O músico participa da Oficina de Música desde 2010, no curso de tuba, por não ter uma classe voltada exclusivamente ao eufônio. “Em 2014, estou dividindo o tempo entre os cursos de trombone e tuba, mas gostaria muito de ter, nos próximos anos, um professor de eufônio”, reivindica Otoniel.
Curitibano nascido em 5 de maio de 1995, o instrumentista mora no Bairro Sítio Cercado e seu encantamento com a música despertou aos oito anos de idade, frequentando a igreja e, na sequência, estudando com Fernando Deddos, na Banda Marcial de São José dos Pinhais.
O timbre suave e a versatilidade do eufônio atraíram de imediato o jovem músico, que teve o incentivo dos pais para prosseguir seus estudos. Atualmente, Otoniel cursa Licenciatura em Música, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap e estuda com Silvio Spolaore, trombonista de renome internacional.
A técnica e a emoção que Otoniel revela ao executar o eufônio já renderam importantes premiações. Em 2011, venceu o concurso de alunos da Oficina de Música de Curitiba. No ano seguinte, foi o segundo colocado na categoria Jovens Solistas de Eufônio, na Conferência Internacional de Tubas e Eufônio, na cidade de Linz (Áustria), além de fazer a pré-estreia, também na categoria Solista, na TV Cultura de São Paulo. Em 2013, venceu um concurso em São Paulo para ter aulas na Juilliard School, em Nova Iorque (EUA), famosa escola de música e artes cênicas, onde realizou um curso de eufônio com o professor Jason Ham. 
Entre os cursos de aperfeiçoamento constam o Trombonanza (Santa Fé/Argentina – 2011), Festival de Música de Pelotas (RS – 2011 e 2012), Festival de Música da Cidade de Londrina (2011) e Conferencia Regional Sul-Brasileira de Tubas e Eufônios (Florianópolis/SC – 2010 e Ponta Grossa/PR – 2012).  
Otoniel, que tem entre suas composições favoritas a Sinfonia Número 2 do austríaco Gustav Mahler – conhecida como Sinfonia da Ressurreição por fazer referências ao Cristianismo – e Os Planetas, peça mais conhecida do compositor inglês Gustav Holst, vive a música o dia inteiro. “Fora o tempo que fico na Embap, estudo em casa mais quatro horas. Também trabalho na Prefeitura de São José dos Pinhais, ministrando aulas de música e eufônio”, conta o instrumentista. 

“É com grande satisfação que vemos os bons frutos gerados pela Oficina de Música de Curitiba”, ressalta a flautista e oboísta Janete Andrade, diretora artística do evento. “O programa pedagógico, de total imersão musical, tem proporcionado, ao longo dos anos, a preparação de várias gerações de músicos, que dão continuidade aos trabalhos musicais no Brasil e no exterior, atuando em instituições musicais mundialmente reconhecidas”, enfatiza Janete, que também é ex-aluna das primeiras edições da Oficina.
Em breve, Otoniel estará entre os nomes que passaram pela Oficina de Música e ganharam notoriedade, como Alexandre Klein, que já ocupou o cargo de primeiro oboísta da Chicago Symphony Orchestra e atualmente responde pela direção artística do Festival de Música de Jaraguá; Cristiano Alves e Carlos Prazeres, respectivamente primeiro clarinete e primeiro oboísta da Petrobras Sinfônica; Carlos Moreno, que comandou a Orquestra Sinfônica da USP e hoje rege a Orquestra Sinfônica de Santo André; e Nelson Kunze, editor da Revista Concerto. Outro exemplo é o violinista curitibano Rodolfo Richter. Aluno das primeiras Oficinas, Richter partiu para uma carreira internacional e vive há 16 anos em Londres, onde é professor do conceituado Royal College of Music. O violinista responde, também, pela direção artística do Núcleo de Música Antiga da Oficina de Música de Curitiba. 

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