Coleção de retratos mostra alegria e decepção de esportistas, como Pelé, Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, Gustavo Kuerten e Felipe Massa
Com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, o papel do esporte como instrumento de desenvolvimento social e econômico fica em maior evidência. Diante dessa realidade, o Instituto Cervantes de Curitiba, em parceria com o Sesc, traz ao Paraná a exposição internacional “Ídolos Del Desporte”, da artista espanhola Carmen Cámara. A mostra apresenta ao público uma coleção de 100 retratos dos esportistas mais famosos do mundo. Cada tela tem 35 x 27 cm e demonstra suas emoções inerentes à profissão, como a decepção e a alegria.
São imagens que eternizam expressões faciais de jogadores de futebol como o brasileiro Pelé, o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o francês Zinedine Zidane, além de outros esportistas como ciclista espanhol Alberto Contador, os tenistas Gustavo Küerten e Roger Federer e o piloto brasileiro Felipe Massa.
Para pintar os retratos, Carmen Cámara recolheu fotografias que foram publicadas em meios de comunicação. “Alguns são ídolos atuais e talvez as gerações seguintes não os recordem; outros já são figuras para a história do esporte. Fiz uma mistura de atletas de diversas modalidades e nacionalidades sem pretender ser exaustiva, limitando a seleção ao meu critério pessoal, ás imagens que ia encontrando em diferentes lugares”, diz.
De acordo com o diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusébio Cuesta, organizar uma exposição como essa é uma forma de contribuir com o desenvolvimento cultural de Curitiba: “Poder apresentar as conquistas do esporte através da pintura é uma forma de promover a diversidade cultural presente na cidade e despertar no público a paixão pelo conhecimento, por conhecer novas tradições. Estamos muito felizes por poder fazer parte do enriquecimento cultural dos curitibanos”, afirma.
A exposição será aberta no próximo dia 19, às 19h30, com entrada franca. A mostra fica em Curitiba até o dia 29 de março do ano que vem, quando a capital paranaense comemora o seu aniversário. Depois, passa pelo Sesc antes de ir a Foz do Iguaçu.
Sobre Carmen Cámara
A autora da obra, Carmen Cámara, é espanhola e já realizou mais de 20 exposições individuais e coletivas no mundo todo. Graduada em Belas Artes pela Universidade Autônoma de Madri e pela Concoran School of Art, de Washington, nos EUA, Cámara possui coleções importantes na Casa da Espanha, em Nova York, no Centro de Artes Caja de Burgos, em Burgos, na Espanha e no Ministério de Assuntos Exteriores, em Madri, entre outros.
Sobre o Instituto Cervantes
É o órgão oficial criado pelo governo espanhol em 1991 para promover o ensino da língua espanhola, assim como contribuir para a difusão da cultura da Espanha e dos países hispano-americanos. Atualmente, está presente em 86 cidades de 43 países. A unidade de Curitiba, criada em 2007, oferece cursos de língua e clube de conversação, além de debates, seminários, exposições artísticas, musicais e exibição de filmes. Ela responde pelo exame de proficiência DELE dos estados do Paraná, Santa Catarina e também do Paraguai. A biblioteca do Instituto Cervantes de Curitiba é aberta à comunidade e possui o maior acervo de livros em espanhol do estado, com 12 mil títulos.
SERVIÇO
Exposição: “Ídolos Del Desporte”, de Carmen Cámara.
Data: De 19 de dezembro de 2013 a 29 de março de 2014.
Horário: Dias 19/12 a 07/03: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Dias 10/03 a 29/03: de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h.
Local: Instituto Cervantes de Curitiba – Rua Ubaldino do Amaral, nº 927, Alto da Glória (Condomínio A Fábrika).
Entrada: gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário