quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani




Chef Almir da Fonseca comanda treinamento no Espaço Gourmet

Renomado profissional da gastronomia veio ao Brasil a convite da escola


Referência da gastronomia internacional, o renomado chef Almir da Fonseca começou a ministrar ontem (02) um curso direcionado aos alunos, franqueados e chefs/professores do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia.


Com o nome “Culinary Principals & Advanced Techniques for Chef Instructors”, o curso acontece das 8h30 às 14h40 e vai até a sexta-feira (06), quando também será realizada a cerimônia de formatura do Curso de Chef de Cuisine 2013.

Brasileiro nato, o chef Almir da Fonseca é defensor da cozinha sustentável e já passou por diversos estabelecimentos do mundo todo. Hoje atua como Master Chef do Culinary Institute of America, na Califórnia, escola parceira do Espaço Gourmet no curso de Master Chef com bidiplomação, recentemente lançado pela escola.

Além disso, o chef Almir está em Curitiba para ministrar a palestra sobre a carreira de Chef de Cuisine e a evolução no mundo gastronômico, que acontece amanhã (04), às 19h, na Escola. Após o evento, acontecerá a cerimônia de resultado que revelará o Aluno Revelação e os outros dois vencedores do 1º Concurso Gastronômico do Espaço Gourmet.

Serviço
Palestra Chef Almir
Tema: “A evolução no mundo gastronômico”
Data: 04/12
Local: Espaço Gourmet Escola de Gastronomia (Al Prudente de Moraes, 129 – fundos)

Horários
19h - Palestra
20h – Coquetel de premiação do Aluno Revelação

Valores*
Alunos: R$ 90
Externo: R$ 150.
* Vagas limitadas conforme disponibilidade.






Tropical Dia Bacana em prol do Hospital Pequeno Príncipe será dia 5 de dezembro
           
Mais uma vez a solidariedade será o prato principal do cardápio da Tropical Banana. No dia 5 de dezembro, a rede de alimentação saudável promoverá o III Tropical Dia Bacana. Nesta data, as lojas de Curitiba e São José dos Pinhais doarão 15% do faturamento do dia para as atividades de assistência e pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe.
            “No ano passado, a ação rendeu mais de R$ 6 mil em doações ao hospital. Este ano, contamos com a ajuda dos nossos clientes para promover a alimentação saudável e fazer uma saborosa corrente do bem!”, afirma o empresário Tiara Kaufmann, da Tropical Banana.
            “A ação do Tropical Banana nos ajuda a complementar o atendimento de qualidade que o Pequeno Príncipe oferece a milhares de crianças e adolescentes de todo país. Para nós é uma alegria participar dessa iniciativa”, ressalta Ety Cristina Forte Carneiro, diretora executiva do Complexo Pequeno Príncipe.

            E como gentileza gera gentileza, os clientes que participarem do Tropical Dia Bacana receberão um voucher válido até o dia 30/12/13. Com ele, na compra de sanduíche + suco natural, a mini salada de frutas é gratuita.

Confiram as lojas participantes:
CURITIBA - PR
SHOPPING ESTAÇÃO - Rebouças - Praça de Alimentação
EXPO BARIGUI - Santo Inácio - Parque Barigui | Centro de Convenções
PARK SHOPPING BARIGUI - Ecoville - Praça de Alimentação – Expansão
SHOPPING MUELLER - Centro Cívico - Piso Cinemas
SHOPPING JARDIM DAS AMÉRICAS - Jardim das Américas - Praça de Alimentação
SHOPPING CURITIBA - Centro - Praça de Alimentação
SHOPPING PALLADIUM - Portão - Praça de Alimentação
SHOPPING CRYSTAL PLAZA - Centro - Praça de Alimentação
SHOPPING CIDADE - Vila Hauer - Praça de Alimentação
SHOPPING PÁTIO BATEL - Batel - Praça de Alimentação

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
SHOPPING SÃO JOSÉ - Centro - Praça de Alimentação

Sobre a Tropical Banana
A Tropical Banana é uma empresa focada na alimentação natural e saudável. Ao todo, são 22 lojas distribuídas pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Iniciando suas atividades em fevereiro de 2006, a Tropical Banana abriu sua primeira loja no Shopping Estação, em Curitiba. A empresa surgiu pelo aumento da procura por uma alimentação de preparo rápido, mas que também fosse saudável.
Adotando um conceito inovador no preparo dos sucos, alimentos e sanduíches naturais, a Tropical Banana vem investindo constantemente em novos equipamentos e também na criação de ambientes temáticos e agradáveis.

Sobre o Complexo Pequeno Príncipe
O Complexo Pequeno Príncipe é uma organização sem fins lucrativos. Atua nas áreas de assistência em saúde, ensino, pesquisa e mobilização social, por meio de três unidades: o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
Com 390 leitos, sendo 62 de UTI, o Hospital realiza 341 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações e 18 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% da capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças e adolescentes brasileiros recebem, gratuitamente, desde consultas ambulatoriais até tratamentos complexos, tais como transplantes de rim, fígado, coração e ossos, tratamento oncológico, ortopédico e cardíaco. O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital de média e alta complexidade exclusivamente pediátrico do País.


Salumeria Ristorante celebra os sabores do litoral da Toscana


O que já era muito bom, ficou ainda melhor. Assim se define o novo cardápio do Salumeria Ristorante, localizado no Centro Histórico de Curitiba, que segue os preceitos da cozinha toscana experimental. E, realmente, o novo menu impressiona pela sofisticação e qualidade. Alguns pratos clássicos, como a Bisteca Fiorentina, o Passatelli ai Tartufo e a Pentola di Fuoco, foram mantidas.

Entre as novidades, destaque para os pratos com frutos do mar, como a aragosta con spaghettti all’arrabiata (calda da lagosta grelhada com spaghetti ao molho levemente picante, tomate, alho e peperoncino), o risotto di polpo con porri (arroz arbóreo, polvo, alho poró, limão siciliano, manteiga, parmesão e cibouletti), e a papardelle nere con calamari (pasta negra fresca, lula, alho, vinho branco, manteiga, tomate, manjericão, salsa e cibouletti).

Outras criações excepcionais do restaurante são o mignon avvolto in lardo com risotto al chianti (tornedor de mignon, Lardo Di Collonata ao molho demi-glace e risoto de vinho tinto) e o confit d’anatra (coxa da asa do pato confitada em cama de purê de abóbora e crispy de presunto San Daniele). O novo cardápio foi consolidado a partir da última viagem do chef Marcus Biazzettp para a Itália, em agosto, de onde trouxe a inspiração. “Os clientes perceberão a presença de novos ingredientes e novas maneiras de se fazer comida italiana”, explica Marcus. Reservas podem ser feitas em www.ristorantesaalumeria.com.br.  


Salumeria Ristorante Enogastronomia
Rua Jaime Reis, 216 - São Francisco, Curitiba (PR)
Fone: (41) 3049-5501. www.ristorantesalumeria.com.br
Funcionamento:
Terça a sábado, das 19h às 24h



La Violetera importa mais de 900 mil litros de azeite extravirgem ao ano

O azeite da marca foi apontado como um dos cinco melhores no mercado brasileiro

Curitiba, 03/12/2013 – A importadora La Violetera traz ao país, aproximadamente, 900 mil litros ao ano de azeite de oliva extravirgem de extrema qualidade, provenientes da Espanha e Itália, respectivamente, das marcas La Violetera e Mastroiani.

Na última pesquisa realizada pela revista ProTeste, o extravirgem da marca ficou entre os 5 melhores do país. Em outra pesquisa, também realizada recentemente pela revista Supermercado Moderno, a marca foi destaque, com um crescimento no mercado superior a 159%.

Segundo o gerente comercial da La Violetera, Felix Boeing Jr., as pesquisas comprovam o investimento da importadora para garantir a qualidade, visível nos mais de 400 itens que oferece. “Temos um rigoroso sistema de seleção para garantir a qualidade do que vendemos”, afirma.

Extravirgem

O azeite extravirgem é classificado pela legislação brasileira de acordo com sua acidez, que não pode ser superior a 0,8%. No azeite comercializado pela La Violetera a acidez é inferior ou igual a 0,5% e no caso dos monovarietais é inferior ou igual a 0,3%.

O azeite extravirgem é muito utilizado por conta de suas reconhecidas propriedades terapêuticas, que auxiliam na redução do colesterol, na prevenção de doenças cardiorrespiratórias, na proteção contra diversos tipos de câncer e muitos outros benefícios.

Premium

Os azeites monovarietais são os mais nobres, considerados tipo Premium, obtidos a partir de uma única variedade de azeitona. A La Violetera comercializa os seguintes monovarietais:

Hojiblanca – azeite de aroma frutado e que possui toque picante e sabor amendoado ao final;

Manzanilla – azeite bastante frutado, que lembra o sabor das maças;

Arbequina – azeite bastante suave, fresco e com características frutadas.



Sobre a La Violetera
A La Violetera está desde 1928 no mercado de importação e comercialização de frutas secas, azeites, azeitonas, conservas e outros itens de origens variadas para todo o país.
Com sede na Cidade Industrial de Curitiba, a La Violetera também oferece linhas de alimentos por meio das marcas Mastroiani – voltada à culinária Mediterrânea, com oferta de acetos, molhos e massas – e La Preferida, com excelente relação custo x benefício.
A empresa atende todo o mercado nacional com produtos para o consumidor final e com a linha Food Service, destinada a restaurantes, bares e panificadoras.


Cerveja na panela

Uma cerveja saison leve, aromática e cheia de personalidade, com toques de coentro e laranja. Essa é a Eat Me, primeiro fruto da parceria entre a cervejaria paranaense Way Beer e a chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da nova geração da gastronomiabrasileira. Com o lançamento previsto para o final deste mês, a Eat Me conta com o selo de qualidade de duas referências no Estado do Paraná. Fundada há três anos, a Way Beer se transformou rapidamente em uma das principais cervejarias do Sul do Brasil, lançando sete rótulos de destaque nesse período. Já a jovem chef Manu Buffara, proprietária do Restaurante Manu, em Curitiba, revolucionou a gastronomia paranaense mesclando conceitos modernos da culinária mundial com sabores regionais. A partir do mês de janeiro de 2014, a Eat Me estará disponível nos principais mercados e casas de cervejas do Brasil. Além disso, ela será a cerveja oficial do novo empreendimento gastronômico da chef Manu Buffara na cidade de Curitiba: o SIM Brasserie. 





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