segunda-feira, 11 de novembro de 2013

News da hora/ Acontece


homenagem o compositor Waltel Branco na Virada Cultural -A Confraria da Costa produz um som que mistura jazz e outros ritmos eruditos. no SESC Centro-Dois grandes nomes da música nacional, Natiruts e Maskavo, desembarcam em Curitiba no dia 13 de dezembro- O espetáculo que os alunos do projeto Nosso Canto nesta terça feira dia 12 / 11 / 2013- 
  
 

 ____________________________________________

CULTURA
Show no Teatro Londrina mostra talentos do projeto Nosso Canto

Um repertório erudito, com pitadas de música popular, integra o espetáculo que os alunos do projeto Nosso Canto, dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba do Boa Vista e do Portão, apresentam nesta terça-feira (12), às 20h, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba. Sobem ao palco mais de 60 cantores que, sob a orientação do músico Alexandre Mousquer, mostram o aprendizado obtido em sala de aula. A entrada é franca.
No programa estão obras de Vivaldi, Monteverdi, César Frank, Schumann, Liszt, Mozart, Bizet, Verdi, Puccini, Waldemar Henrique e Villa-Lobos. Serão interpretadas peças sacras, árias antigas, Lied (canção com arranjo musical para piano e cantor solo), canções brasileiras e árias de ópera. Participam como convidados os cantores solistas Ana Vargas, Danielle Oliveira, Jean Carlos Gorges, Marcelo Dias, Michele Coelho e Neto Martins, além do pianista Breno Lima. Também atuam como solistas alguns dos integrantes do coro de alunos.
Um dos destaques da apresentação fica por conta da aluna Luiza Oliveira, de 12 anos de idade, que fará o solo de Panis Angelicus, de César Frank, acompanhada pelo coral formado por cantores de diferentes faixas etárias. Adolescentes e adultos que frequentam as aulas demonstram a dedicação ao canto, aprimorando técnicas e, muitas vezes, desenvolvendo carreiras artísticas. “Os participantes empenham-se na arte do canto, mesmo depois de um dia de trabalho em outras áreas”, destaca o tenor Mousquer, que empresta seu conhecimento ministrando aulas na Regional Boa Vista, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30, e às quartas e quintas-feiras, na Regional Portão, também das 19h às 21h30.
Nascido em Florianópolis (SC), Alexandre Mousquer estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).  Integrante do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, atuou como solista em diversas obras apresentadas no Brasil e exterior, frente a importantes orquestras, além de participar de várias óperas. Como professor de técnica vocal, preparou com sucesso muitos cantores para o vestibular da Embap. Também desenvolve trabalho de regente, respondendo por espetáculos como Sinos de Natal, apresentado no Teatro Positivo.

O projeto – O projeto Nosso Canto, nascido na Rua da Cidadania do Boqueirão, em 1998, é mais uma das iniciativas da Fundação Cultural de Curitiba que mereceram a aprovação das comunidades. O sucesso obtido ao longo dos anos levou à proposta de introduzir o canto coral em todas as Regionais de Curitiba, com a formação de diversos grupos dedicados à arte do canto.
O objetivo de oferecer a oportunidade de conhecimentos básicos sobre técnica vocal, fisiologia da voz, impostação vocal e dicção, além de visar à descoberta de novos talentos, tem sido amplamente alcançado, com o número de participantes extrapolando as expectativas. As apresentações dos grupos comprovam o preparo obtido pelos cantores e estimulam a criação de novos grupos, alimentando o desenvolvimento cultural nas várias regiões da cidade.
Atualmente, o projeto conta com 583 alunos em todas as Regionais curitibanas. A meta é dobrar o número de atendimentos, oferecendo mais um dia de aula por semana e uma agenda antecipada de exibições. Os integrantes dos corais são selecionados durante oficina de Técnica Vocal, cujas inscrições abrem no mês de fevereiro de cada ano, em todas as Regionais. Na seleção são considerados elementos como timbre, musicalidade, afinação, memória melódica e rítmica.
O Nosso Canto tem dado bons frutos, entre eles o grupo Madrigal em Cena, especializado em concertos de música erudita e folclórica de forma cênica, revelando novos talentos, como Paulo Cezar Camargo, já graduado em flauta transversal; Anderson Zabrocki, acadêmico no curso de Música da Universidade Federal do Paraná – UFPR e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap; e Jonatas Luiz Monteiro, que desde 2012 estuda na Bélgica.

Serviço:
Espetáculo do projeto Nosso Canto, com alunos dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba do Boa Vista e Portão, sob a orientação do músico Alexandre Mousquer.
Data e horário: dia 12 de novembro de 2013 (terça-feira), às 20h.
Local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico).
Entrada franca. 


_________________________________________
 
 CONVITE

Sesc Centro convida...show musical com a Confraria da Costa, dia 29 de novembro.

A Confraria da Costa produz um som que mistura jazz e outros ritmos eruditos. A banda explora as rotas do rock acrescentando elementos de estilos e ritmos folclóricos, com uma poética permeada de citações sobre a vida nos mares.
Venha participar conosco! Dia 29 de novembro, às 19h30, no Salão de Eventos do Sesc Centro.  Entrada franca.
 










___________________________________________________________________

Geral

CULTURA
Centenas de músicos participam da homenagem a Waltel Branco

A festa que marcou a abertura dos dois últimos dias de programação da Corrente Cultural 2013 mesclou emoção, alegria e talento, reunindo centenas de músicos para homenagear o compositor Waltel Branco, que empresta seu nome à edição deste ano da Corrente Cultural. Na ensolarada manhã de sábado (9), as escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, serviram de palco para a execução da canção Estrela, uma das obras de Waltel.
“É uma honra para Curitiba homenagear Waltel Branco”, destacou o prefeito Gustavo Fruet. “Curitiba reencontra seus artistas. Você, Waltel, é a alma da cidade”, enfatizou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli. Também prestigiaram o evento a vice-prefeita Mirian Gonçalves; a secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet; o secretário municipal da Comunicação Social, jornalista Gladimir do Nascimento; o vereador Jonny Stica e o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, que manifestou a satisfação em compartilhar com a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba essa iniciativa. “Vida longa à Corrente Cultural, que a cada ano melhora”, desejou Paulino.
O encontro musical foi uma iniciativa da organização da Corrente Cultural 2013, que convocou a população para participar do flash mob (aglomeração instantânea de pessoas em lugar previamente determinado para realizar uma ação inusitada) em tributo a um dos nomes mais significativos da música paranaense. A partitura da canção Estrela foi colocada no link http://goo.gl/SDZWUe para que todos pudessem praticar. E o resultado ultrapassou as expectativas, reunindo artistas consagrados e músicos iniciantes.  
Dividiram o mesmo espaço o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, comandado pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez; o violonista João Egashira, diretor artístico da Orquestra À Base de Corda; a cantora Rogéria, considerada um dos expoentes do cenário musical no Paraná; Saul Trumpet, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira; o Coral Brasileirinho, dirigido por Milton Karam, mais alunos das várias faculdades e instituições de música da cidade, além de anônimos cidadãos que chegavam para reverenciar Waltel Branco.
“O mundo conhece Waltel, mas ele é desconhecido em sua própria cidade”, desabafou Saul Trumpet. “A Fundação Cultural de Curitiba está no caminho certo para resgatar e divulgar os valores da nossa terra”, finalizou. A cantora Rogéria, que gravou a música Estrela, lembrou que sua carreira está muito ligada a Waltel e que a homenagem ao artista é um dos momentos mais importantes dessa trajetória. O superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Igor Cordeiro, disse que “Waltel poderia ter o nome de Música e Música poderia ser chamada de Waltel”, marcando a importância da homenagem.
Sentado frente aos músicos, Waltel Branco demonstrava grande alegria e se declarava muito feliz. “Meu coração está forte e aguenta tanta emoção”, fez questão de frisar.  

Juventude descobre Waltel – A pequena Manuela Zanardini, que neste sábado completa nove anos de idade, recebeu como presente de aniversário a participação no evento. Integrante do Coral Brasileirinho, Manuela se disse encantada com a vida musical de Waltel. Léia Viana, mãe da violonista Débora, de 11 anos, fez questão de trazer a filha para incentivar a vocação musical. “Ela participa das aulas de violão na Regional Pinheirinho e é muito importante conhecer a carreira de um músico tão significativo”, disse.
Aos 22 anos, Juliana da Silva Pedro é violonista e dona da Escola de Música Makestir, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, Ela estava muito feliz em ver de perto um dos artistas que mais admira: “Estou preparando-me para frequentar a Faculdade de Artes do Paraná e o Conservatório de MPB de Curitiba, pois pretendo ser produtora musical e tenho Waltel como exemplo”.
Estudando flauta e violão no Conservatório de MPB e fazendo parte do Coral Brasileirinho, o garoto Manishe Chmielewski, de nove anos de idade, mostrou muita animação em conhecer Waltel. Para Brenda Kauanne, de 12 anos, estudante de violão na Regional Boqueirão, foi emocionante ver tanta gente reunida em torno de Waltel.

A música – A música escolhida para ser executada na Praça Santos Andrade, Estrela, foi feita por Waltel Branco em homenagem a Estrela Leminski, filha de Paulo Leminski, escritor que foi um marco na poesia e na literatura paranaenses.
A canção, que revela a poesia de Waltel, diz em alguns de seus versos: “A rua toda em festa / o frevo a todo vapor / E o tamborim mais brilhante / Dança dentro do meu peito / Como a pequena Estrela que nasceu / Estrela feita de luzes / Rubis e maracujás / Se espraia feito esponja e corais / Rosário feito de nuvens / Rota de novos cristais / Se encanta em todos os seres / E assim percorre os ares / Pajé de todas as musas musicais”.

O homenageado – Waltel Branco nasceu em Paranaguá, em 22 de novembro de 1929, no Dia do Músico. Espalhou sua musicalidade pelo mundo, tocando com os melhores e se destacando pela originalidade de misturar sons. É um músico completo, assumindo as posições de maestro, compositor, arranjador, violonista, guitarrista, produtor e professor, sendo especialista em trilhas para novelas e cinema.
 Atualmente vive em Curitiba e exibe no currículo, entre outras preciosidades musicais, a responsabilidade pelo ensaio da orquestra nos concertos de Igor Stravinski no Brasil, um dos compositores mais importantes e influentes do século XX. Andrés Segovia, Nat King Cole, Dizzy Gillespie, Bento Mossurunga, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia, Baden Powell, Quincy Jones e Henry Mancini estão na lista de músicos que trabalharam, ensinaram ou aprenderam com ele. Da parceria com Mancini nasceu seu trabalho mais conhecido no mundo, há exatos 50 anos: os arranjos do tema de A Pantera Cor-de-Rosa. Trabalhou, ainda, no álbum Chega de Saudade, de João Gilberto, colocando sua assinatura no nascimento da bossa nova.

Atrações – A Corrente Cultural oferece dezenas de shows, durante o sábado e o domingo (9 e 10), distribuídos nos palcos instalados na Boca Maldita, Riachuelo, Ruínas de São Francisco, Praça Carlos Gomes, Praça da Espanha, Monsenhor Celso, TUC – Teatro Universitário de Curitiba, MON – Museu Oscar Niemeyer e Memorial de Curitiba. O público conta, ainda, com a Corrente Cultural Gastronômica, reunindo o Bar Fest, o Seto Matsuri e o Empório Soho, além do Bazar da Aldeia, no Centro de Criatividade de Curitiba. Confira a programação completa no site  www.correntecultural.com.br.

A Corrente Cultural 2013 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Sesi-PR, Fecomércio-PR/Sesc-PR e demais parceiros. Mais informações em www.correntecultural.com.br.

_______________________________________________________
 Natiruts e Maskavo trazem o melhor do reggae a Curitiba

O show será realizado no dia 13 de dezembro, no Curitiba Master Hall. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

Dois grandes nomes da música nacional, Natiruts e Maskavo, desembarcam em Curitiba no dia 13 de dezembro, no Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143 - Novo Mundo) para brindar o público com o que há de melhor no reggae brasileiro. As bandas que são referências no cenário, terão um set list voltado para os grandes sucessos da carreira e novas músicas de trabalho. Com realização da Multi Eventos Promoções, a abertura da casa será às 21 horas e contará ainda com a participação das bandas Namastê e Mato Seco.

A Natiruts está em turnê do último trabalho, o CD e DVD “Acústico Natiruts”, que conta com 21 faixas, sendo três canções inéditas. O álbum que tem um clima de lual, vem mostrando ao público o amadurecimento da banda que tem 16 anos de carreira. No repertório não poderão faltar as novas músicas, com destaque para "Supernova”, "Dentro da Música II” e "Já Chorei Demais”, além dos grandes hits que os consagraram como "Quero Ser Feliz Também”, "Me Namora” e "Liberdade pra Dentro da Cabeça”, "Natiruts Reggae Power/Esperar o Sol” e "Sorri, Sou Rei”, entre outras.

Já a Maskavo apresenta a turnê baseada no novo álbum “Maskavo Lovers Rock”, que conta com 12 faixas inéditas, e tem como principais músicas “As horas não voltam” e “Queremos Mais”. Com influências “regueiras e roqueiras”, em ritmos bem trabalhados, linhas de baixo poderosas, riffs de guitarras marcantes e teclado bem equilibrado e timbrado, a banda promete animar os fãs da capital paranaense. Também não ficarão de fora canções que marcaram a trajetória dos músicos como: Um Anjo do Céu , Asas , Mais linda, Folhas Secas , Quando o Sol Nascer, Quero Ver, Velhos Sinais, entre outros.

SERVIÇO:
Natiruts e Maskavo em Curitiba
Data: 13/12/2013 – Sexta-feira
Local: Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143 - Novo Mundo).
Telefone para Informações: (41) 3315-0808
Horário: ABERTURA DA CASA: 21h
Classificação: 16 Anos
Realização: Multi Eventos Promoções

Ingressos: Pista meia-entrada 2º Lote (R$40,00+Tx.Adm.R$6,00)  - R$ 46,00 / Pista inteira 2º Lote (R$80,00+Tx.Adm.R$6,00)  - R$ 86,00

A meia-entrada é para estudantes, professores, maiores de 60 anos, para doadores de sangue e para deficientes físicos e portadores de necessidades especiais (PNE). Desconto de 50% no valor do ingresso de inteira para clientes do Cartão Fidelidade Disk Ingressos e Bônus Flyer.

* Ingressos sujeitos a alteração de preço sem aviso prévio.
**Já está incluso R$6,00 de acréscimo por bilhete referente à taxa de administração Disk Ingressos. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.
***É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário.

Pontos de venda: Disk Ingressos (Loja Palladium – de segunda a sexta, das 11h às 23h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h), quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação (de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h), call-center Disk Ingressos (41) 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h; e aos domingos, das 9h às 18h), pelo portal www.diskingressos.com.br, e na bilheteria do teatro (De terça-feira a sábado: das 12h00 às 21h00.).


 


Nenhum comentário: