terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani






BAR DO VICTOR REALIZA 10ª EDIÇÃO DO ESPETINHO SOLIDÁRIO

Na próxima quarta-feira, dia 06 de novembro, o empresário Francisco Urban, do Pier do Victor, comanda a 10ª edição do Espetinho Solidário do Bar do Victor. Além da venda dos Espetinhos de Camarão (R$ 13) ser totalmente
revertida para a Associação Alírio Pfiffer, que apóia o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas de Curitiba, o evento ganha reforço com o 4° Leilão de Vinhos, conduzido com maestria pelo leiloeiro oficial, o empresário Pedro Corrêa de Oliveira. Este ano, o evento terá um motivo a mais para ser prestigiado, os 25 anos de fundação do Instituto TMO.


Serviço:
Bar do Victor
Endereço: Rua Lívio Moreira, 284 – São Lourenço
Telefone: 3353-1920

Para mais informações sobre os restaurantes, acesse: www.pierdovictor.com.br

Para mais informações à imprensa:
Thabata Martin: 41. 8417.7003 | Juliana Fernandes: 41. 9956.9922







Café-da-Manhã: a refeição mais importante do dia


A primeira refeição do dia é indispensável, já que o organismo está há cerca de oito horas sem se alimentar. Pela manhã é necessário repor a energia gasta durante o sono com as funções vitais, fazendo com que o organismo possa desenvolver as atividades do dia, aumentando o desenvolvimento intelectual e a atenção; repondo carboidratos, vitaminas e minerais.
O Empório Mercatore oferece diversas opções para compor a mesa do café-da-manhã. Na loja gourmet é possível encontrar biscoitos doces e salgados, sucos, chás, cafés, geleias, compotas, sucose até a tipicamente americana manteiga de amendoim. O Empório Mercatore está localizado na Rua Buenos Aires, 80, no Batel. Vale fazer uma visita à loja para deixar a primeira refeição do dia ainda mais saborosa.



SERVIÇO
Empório Mercatore
Rua Buenos Aires, 80 – Batel
(41) 3076.5973





CHEF RAFAEL BARROS MINISTRA MÓDULO PARA ALUNOS DE GASTRONOMIA DO CENTRO EUROPEU
Turmas do curso de Pâtisserie e Boulangerie aprenderam a produzir macarrons e conhecer as técnicas de um dos melhores chefs confeiteiros do Brasil.



Paixão, vontade de aprender e coragem para mudar. São estes os três ingredientes que, segundo o chef Rafael Barros, são fundamentais para um grande chef. Em sua trajetória profissional, Barros buscou unir esses três aspectos e a receita deu certo: a paixão pelos doces o levou a uma caminhada de muito estudo e aprendizado e, principalmente, de novas descobertas, que o tornou muito conhecido por suas receitas originais e famosas pelo sabor inigualável. Foi justamente para compartilhar esta experiência que o chef ministrou, no final de outubro, um curso de produção de macarrons para os alunos do curso de Pâtisserie e Boulangerie do Centro Europeu.
Barros tem uma longa história de amor pelos doces e um dos seus doces mais conhecidos é macarron. A tradicional receita francesa ganhou novos ares nas mãos do chef, que já chegou a trocar a farinha de amêndoa por farinha de caju na receita do tradicional doce. “Brasilidade”, brinca ele. O chef é, aliás, apaixonado por conhecer novos ingredientes brasileiros e acredita que este é um dos maiores desafios de quem trabalha na área. “Temos ingredientes fantásticos para o preparo da confeitaria, mas que ainda não damos muita bola. Os brasileiros precisam despertar para os ingredientes nacionais”, acredita. Ele aposta nas frutas, especialmente as do serrado, como grandes destaques da culinária nacional.

Barros é conhecido por sua criatividade na hora de criar novos pratos, mas criatividade não é só talento, ressalta o chef: o estudo é peça fundamental na vida de um chef. “Toda a informação que um profissional recebe, desde o primeiro dia de estudo até cinco minutos atrás, é fundamental para o seu crescimento”, afirma. “É preciso estudar, ler, pesquisar, degustar - tudo isso é importante. Criar coisas novas é fruto de estudo, de aprendizado, de ser humilde e aprender com quem sabe mais do que você”, diz.
A troca de experiências entre professores e alunos, diz Barros, é extremamente positiva, e é por isso que ele considera primordial que aconteçam iniciativas que busquem promover esta troca. Ele conta que vir a Curitiba foi enriquecedor tanto na parte cultural, quanto na parte educacional. “Foi uma experiência fantástica!”, afirma, contando que se surpreendeu com a qualidade dos equipamentos oferecidos aos estudantes de gastronomia da cidade. “O único equipamento que eu trouxe de São Paulo foi uma espátula, com a qual eu sempre viajo porque, às vezes, os que existem por aí não são tão bons. Quando eu cheguei aqui na escola tinha um monte igual à minha. Como é bom ver uma escola que realmente se preocupa com a qualidade de equipamento para os alunos”, relata.
Barros, também, gostou da experiência de dar aula em um curso especificamente voltado para a confeitaria e disse ter se surpreendido com o interesse despertado por esta profissão na região. “É tão difícil chegar num curso específico da área e ver que todos estão motivados, animados, produzem bem e estão prestando atenção no que você fala. É muito positivo e gratificante fazer parte do grupo de chefs desse curso. Voltarei mais vezes”, ressalta.

Um pouco sobre Rafael Barros
Rafael Barros formou-se Chef Pâtissier no The Art Institute of Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e aperfeiçoou sua técnica no Delano, em Miami Beach, e no Hotel Ritz, em Lisboa. Barros é a essência criativa da Ópera Ganache, rede de lojas de alta confeitaria em São Paulo, onde gosta de criar e explorar diferentes sabores. É também Diretor Executivo de Confeitaria na ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e integra o grupo do quadro de chefes do Centro Europeu. Possui uma trajetória repleta de prêmios e participações em competições internacionais, entre elas Copa Maya de Confeitaria no México e Coupe du Monde de La Pâtisserie em Glion- França.

Um pouco sobre o Centro Europeu
            O Centro Europeu foi fundado em 1991 e desde então revolucionou o ensino, oferecendo cursos que atendem à real necessidade de mercado nas áreas mais valorizadas. São cursos de Profissões, Especializações, Idiomas, Música Eletrônica e o novo Academia de Direito (que entre outros, oferece o preparatório para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB). Pioneiro no Brasil em oferecer cursos completos, sofisticados e do mais alto nível em períodos de até um ano, é uma das principais instituições de ensino da América Latina e tem entre os diferenciais a exclusiva parceria com o Swiss Education Group (SEG), maior e mais conceituado grupo europeu de ensino das áreas de Gastronomia, Hotelaria e Negócios.



Nenhum comentário: